marketing online nas redes sociais

5 dicas chave para otimizar seu trabalho de marketing online nas redes sociais

Para obter resultados positivos com suas campanhas de Marketing Online nas Redes Sociais, preparamos algumas dicas para uma estratégia bem elaborada!

Para obter resultados positivos com suas campanhas de Marketing Online nas Redes Sociais, é preciso ordenar sua atividade a partir de uma estratégia. Somente dessa forma é possível aumentar a produtividade e eficiência! Por isso, hoje eu vou compartilhar com você 5 conselhos essenciais para maximizar a eficiência das suas ações de Marketing Online nas redes sociais

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1- Organize sua estratégia de publicação

Existem dois elementos fundamentais que devem estar presentes no seu trabalho de Marketing Online ou Marketing de Conteúdos nas redes sociais para que você consiga ter um sucesso sustentável no tempo. O primeiro deles é ter um objetivo claro, uma vez que sem uma meta, sem saber onde você quer chegar, é muito difícil orientar seus esforços de forma eficiente.

Em segundo lugar, é preciso ordenar suas atividades no sentido de administrar seus recursos da melhor forma para conseguir atingir seus objetivos. Sendo assim, a melhor forma de gerenciar suas tarefas de social media é definir e documentar sua estratégia de marketing nas redes sociais para atingir metas concretas.

Isso é o que as estatísticas dizem, já que 36% dos negócios que trabalham com uma estratégia documentada consideram-se bastante eficientes, três vezes mais do que os que não contam com estratégias documentadas. Por outro lado, nesta instância, você precisa saber quais são as redes sociais nas quais vai trabalhar, tudo para encontrar seu público-alvo.

Aconselho que você inclua o Facebook entre suas redes, já que, pelo seu tamanho, é bastante factível que seu público se encontre nesta plataforma. Além disso, oferece várias vantagens publicitárias que permitem maximizar a eficiência dos seus investimentos. Por outro lado, se seu público é majoritariamente feminino, aconselho que você publique no Pinterest, plataforma com 85% do público composto por mulheres.

2- Use as ferramentas adequadas com sua equipe de trabalho

Outro ponto fundamental na hora de maximizar a eficiência dos seus trabalhos de Marketing Online ou de Marketing de Conteúdo é usar as ferramentas adequadas. Tudo para simplificar a execução de suas tarefas e aproveitar melhor o tempo. Assim, na hora de criar conteúdos para o seu blog ou perfis nas Redes Sociais, aconselho que você use:

ArtStudio: Um completo editor de imagens online que oferece vários recursos para criar um design atrativo sem que seja necessário ter muitos conhecimentos específicos. Além disso, permite que você compartilhe cópias editáveis das imagens com os outros membros da equipe que podem usá-las novamente ou traduzir os conteúdos com mais facilidade.

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Google Docs: Excelente alternativa para revisar documentos de forma colaborativa. Essa ferramenta permite que você crie e edite documentos e textos online, inserir comentários, salvar cópias na nuvem ou baixar para o computador. Além disso, é ideal para trabalhar em equipe, já que manda notificações quando alguém interage com o documento.

BuzzSumo: trata-se de um buscador online que lhe permite decidir que tipos de conteúdos vai publicar no seu blog. Com BuzzSumo, você pode analisar quais são os conteúdos mais compartilhados pelos seus concorrentes ou pelos melhores blogs nas redes sociais e usá-los como referência na hora de criar seus próprios artigos.

3- Defina um método prático para manter suas contas sempre atualizadas

Como você já sabe, suas contas sociais não existem somente para difundir artigos do seu blog. Muito menos para compartilhar somente as ofertas do seu negócio. Muito pelo contrário, suas contas são um espaço de permanente encontro com o seu público e você precisa mantê-las ativas e publicar conteúdos interessantes várias vezes por dia.

É importante destacar que conteúdo interessante faz referência às publicações capazes de informar, educar, comover ou entreter o público. Ou seja, capazes de oferecer valor agregado. Dessa forma, uma vez que você tenha encontrado as melhores fontes externas de conteúdos, é hora de atualizar suas contas permanentemente.

Aconselho que você defina os melhores horários para publicar em cada Rede Social com a ajuda de programas de analíticas como o Facebook Insigths ou Twitter Analytics. Com estas ferramentas, você pode anotar quais foram as horas em que seu público se mostrou mais ativo em relação às interações com suas postagens. Também sugiro que você crie um calendário de postagens.

E finalmente, para não ficar louco ou passar noites em claro para conseguir manter todas as suas contas sociais em dia, recomendo que você use Postcron, a ferramenta que permite que você programe suas publicações no Facebook, Twitter, LinkedIn, Google e Pinterest para que as mesmas sejam compartilhadas automaticamente nos horários que você indique.

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4- Identifique seus melhores conteúdos e compartilhe-os novamente

Outra forma de aumentar a eficiência do seu Trabalho de Marketing Online nas Redes Sociais tem a ver com maximizar os benefícios obtidos pelas melhores publicações. Em outras palavras, aproveitando a constante renovação do público, a ideia é identificar os posts de maior sucesso em cada rede e voltar a publicar o mesmo conteúdo.

Assim, se você precisa aumentar a CTR ou Click Through Rate (ou seja, a quantidade de clicks que seus links recebem), a melhor coisa é selecionar as postagens de maior sucesso que tenham links a sua página ou blog. Isso também vai ajudar a aumentar o tráfego web.

Por outro lado, também é bastante aconselhável voltar a compartilhar as publicações bem recebidas pelo público e que falem sobre outras temáticas já que as mesmas são efetivas na hora de ganhar novos seguidores e gerar interesse em quem não tenha visto suas postagens anteriores.

Dessa forma, recomendo que você reutilize conteúdos em todos os seus perfis sociais após algumas semanas (mais ou menos duas) até voltar a compartilhar novamente seus melhores posts. Ainda assim, sugiro que você o faça sempre em horários diferentes para não entediar seu público e aumentar as possibilidades de atingir usuários com diferentes hábitos em relação aos horários.

5- Otimize suas Publicações RRSS

Finalmente, para aumentar a eficiência e produtividade do seu Trabalho de Marketing Online nas Redes Sociais, você pode colocar em práticas as seguintes recomendações específicas para cada plataforma:

No Twitter:

  • Se você precisa aumentar a CTR, tente não incluir hashtags ou menções nos seus tweets e sim somente o link que você quer promover, já que, de outra forma, as pessoas vão ter opções demais para clicar e as possibilidades de aumentar o tráfego diminuem.
  • Fixe um tweet na parte superior do seu perfil que contenha as informações ou links que você precisa promover.
  • Lembre-se de colocar links para sua página web na sua bio do Twitter.

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No Facebook:

  • Etiquetar usuários pode servir para maximizar a exposição, mas sempre que você o faça, crie tags na descrição da publicação, não nas fotos. Caso contrário, você pode parecer invasivo.
  • Lembre-se de usar imagens atraentes em todas as suas postagens para criar o famoso Stopping Power, ou seja, conseguir fazer que o usuário se detenha para ver a sua postagem em meio ao mar de publicações que aparecem no seu newsfeed.
  • Aproveite a função Destacar Vídeo no Facebook para apresentar seu negócio ou promover seus produtos e serviços usando conteúdos audiovisuais.

No LinkedIn:

  • Crie páginas do seu negócio e dos seus produtos ou serviços e complete os perfis com imagens, descrições e links para sua página. Isso vai melhorar a sua imagem de marca e, de quebra, ainda potencializa a exposição dos seus conteúdos.
  • Revise frequentemente as sugestões de contatos para seguir conectando-se com pessoas vinculadas a seu ramo de atuação e estejam potencialmente interessadas em seus produtos.
  • Aproveite os filtros do buscador do LinkedIn para encontrar potenciais clientes (especialmente se você faz marketing B2B).

No Pinterest:

  • Sempre use imagens em alta resolução. Tenha em conta que esta rede social funciona, em grande medida, como um catálogo online, portanto uma boa apresentação é fundamental.
  • Tire proveito dos boards na hora de apresentar suas coleções. Por exemplo, se você vende móveis, um painel poderia se chamar “Móveis de jardim”.
  • Lembre-se que cada nome no Pinterest funciona como uma tag nos resultados das buscas. Então, seja preciso e claro para que os usuários possam lhe encontrar com facilidade.

E isso é tudo por hoje! Coloque em prática estes 5 conselhos e você vai poder maximizar a eficiência do seu trabalho de Marketing Online em Social Media.

Gostou da postagem? Qual foi o conselho que você achou mais útil? Deixe seus comentários e, por gentileza, não se esqueça de conferir o post Como pessoas inteligentes lidam com pessoas difíceis!

Artigo produzido pela equipe do blog Postcron.

  • Cairo

    Boas dicas!!

    • Letícia Abrantes

      Obrigada pelo feedback, Cairo! 😀

  • Cada Vez Mais estamos enfrentando uma concorrência enorme também nas redes sociais, a criatividade é tudo para se sobrepor !