grupo de pessoas discutindo sobre marketing multinível

O que é e quais são as principais vantagens do Marketing multinível

Marketing Multinível é uma estratégia consiste no contato direto entre vendedor e cliente para gerar lucro. Ficou curioso? Continue a leitura!

De vez em quando os telejornais noticiam escândalos envolvendo pirâmides financeiras. Neste ano, o programa Fantástico, da Rede Globo, mostrou um esquema que lesou centenas de pessoas ao prometer ganhos fáceis, por meio de um aplicativo de celular que comercializava informações sobre futebol. Mas, você deve estar se perguntando: “O que isso tem a ver com Marketing Multinível?”

Ninguém cairia em um golpe desse tipo se soubesse do que se trata, não é mesmo? Justamente por essa razão, os golpistas disfarçam o esquema fraudulento, dando a ele a aparência de legalidade. Em muitos casos, mentem que se trata de Marketing Multinível.

O problema é que muitos empreendedores não sabem diferenciar quando estão diante de uma boa oportunidade de negócio, baseada em marketing multinível, ou quando estão frente a frente a uma cilada.

Para acabar de uma vez por todas com essa dúvida, este artigo esclarecerá o que é Marketing Multinível. Vamos lá?

Afinal, o que é Marketing Multinível?

O Marketing Multinível (MMN) ou Vendas Diretas surgiu nos Estados Unidos, na década de 1940. Essa estratégia consiste no contato direto entre vendedor e cliente para gerar lucro. Não existe geração de lead, contatos anteriores, campanhas estratégicas, nada disso. Apenas o vendedor atuando diretamente com o público-alvo e potencial cliente. É desse modo que essa estratégia gera lucro.

No entanto, o vendedor também pode treinar outras pessoas para venderem. Nesse caso, ele ganha uma porcentagem das vendas daqueles que foram por ele convidados. Essa é a segunda forma com que se pode lucrar usando MMN.

É justamente essa possibilidade de captação de novos vendedores que faz com que a prática seja confundida com uma pirâmide financeira.

Qual a diferença entre MMN é uma pirâmide?

Simples. Em uma pirâmide financeira a única forma de se obter retorno do valor investido é captando novos membros. Os produtos oferecidos pela marca não possuem valor de mercado ou qualidade.

Na maioria dos casos, é fácil perceber que a empresa não possui uma estratégia de marketing ou publicidade, como se não estivesse interessada em vender – e na verdade ela não está.

Não é interessante para uma empresa que opera dessa forma fraudulenta atrair clientes, pois isso a tornará conhecida, o que pode atrair a atenção das autoridades por meio de denúncias a órgãos de proteção ao consumidor, por exemplo.

Por essa razão que, normalmente, os produtos oferecidos pelas pirâmides possuem preços elevados, ainda que sua qualidade não justifique o valor.

Um exemplo recente é a TelexFREE. Acusada de ter operado um dos maiores esquemas de pirâmide financeira no Brasil. A empresa comercializava pacotes de telefonia digital por IP, os chamados VoIP.

No entanto, em um mundo cada vez mais digital, com empresas dedicadas apenas à videochamadas, como o Skype, por exemplo, os preços da TelexFREE não eram competitivos.

Além disso, a empresa não contava com um sistema de suporte técnico capaz de garantir a satisfação de seus clientes. Vale lembrar que gigantes da telecomunicação, como OI, Vivo e GVT também ofereciam esse tipo de serviço.

Como a empresa não gerou lucro com a comercialização desses pacotes de telefonia, sua única renda era obtida pelos novos membros que, com o tempo, começaram a desconfiar do esquema, diminuindo o investimento e fazendo com que a base da pirâmide ficasse insustentável.

Existe uma associação no Brasil dedicada a esclarecer se uma empresa prática marketing multinível. A Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) oferece dicas e informações valiosas sobre o setor.

Quais as vantagens do Marketing Multinível?

Liberdade

A principal vantagem do Marketing Multinível é a liberdade que o vendedor possui para atuar. Ao contrário de outros investimentos, como uma franquia, por exemplo, em que é necessário obedecer aos pontos estabelecidos em contrato e alcançar metas preestabelecidas, o MMN dá ao empreendedor liberdade total na forma com que lidará com seu cliente.

Existem pessoas que têm facilidade para vender. Por esse motivo, elas decidem empreender. Algumas, no entanto, se frustram ao terem que seguir uma cartilha da empresa ou dos sócios. Esse problema não é encontrado com as Vendas Diretas.

Flexibilidade

Outra vantagem está no fato do empreendedor poder fazer seu horário de trabalho. É natural que algumas pessoas se sintam receosas em deixar a estabilidade de um emprego fixo para se arriscarem no mundo dos negócios.

Com o MMN isso não ocorre, pois é possível conciliar as atividades. Por essa razão, atuar com empresas que oferecem Vendas Diretas pode ser uma oportunidade de testar sua veia empreendedora.

Além do mais, para aqueles que já atuaram como líderes ou vendedores, essa bagagem profissional pode ser reaproveitada na hora de treinar novos membros, afinal, caso eles tenham sucesso em suas vendas você terá um aumento em seus ganhos.

Ademais, existe o suporte de grandes marcas. Como o vendedor será o principal porta-voz da empresa junto ao cliente, essas companhias têm interesse na forma com que sua atuação agregará valor à imagem do produto. Por isso, elas investem em treinamentos e no suporte aos vendedores. Uma companhia do tamanho da Herbalife, por exemplo, não quer que um freguês tenha uma experiência negativa porque um vendedor não estava devidamente instruído.

Suporte

Questões delicadas, como a o atendimento pós-venda, também são delegadas aos colaboradores da própria empresa. Apenas a título de comparação: no seu negócio você é o responsável por esse tipo de necessidade do freguês, precisando orientá-lo caso ele reclame de algo. Se um cliente da Jequiti Cosméticos precisar se queixar de algo ele entrará em contato com o SAC da empresa.

Quais as desvantagens do MMN?

Valor do investimento inicial

O valor do investimento inicial, necessário para a compra dos produtos que serão comercializados, pode ser elevado. Isso depende, claro, do segmento da empresa.

O empreendedor deve calcular os riscos desse tipo de investimento para evitar decepções. Uma dica é conversar com pessoas que já atuam no setor, além de verificar informações da companhia, como expectativa de crescimento, por exemplo.

Outra dica é estar atento ao segmento econômico da empresa, para entender se ela possui capacidade de trazer retorno do investimento. Vamos a um exemplo simples: você atuará como vendedor de produtos de beleza em sua cidade. Porém, seu município é pequeno e, devido à crise, lojas de produtos de beleza e salões estão fechando as portas.

Nesse caso, o cenário oferece um alerta sobre o segmento de produtos de beleza. Os consumidores estão gastando menos. Isso significa que, nesse exemplo, o tempo para obter retorno sobre o investimento pode ser maior do que o previsto.

Por outro lado, se a linha de produtos for de qualidade e a preços populares, com uma condição de pagamento convidativa, essa pode ser uma boa chance, afinal, as pessoas ainda querem cuidar da aparência, só não podem gastar muito.

Para resolver essa equação a regra é simples: verifique se a empresa tem estudos detalhados sobre o perfil do público-alvo. Esse tipo de informação é fundamental.

Criar uma rede de vendedores

Como vimos até agora, uma das formas mais interessantes de se obter ganhos com o MMN é por meio da criação de uma rede de vendedores. O problema é que nem todos estão aptos para captar novos vendedores e treiná-los.

Essa estratégia só terá êxito se esses profissionais conseguirem realizar vendas. Não basta sair por aí convidando qualquer pessoa, isso é o que fazem as pirâmides financeiras.

É necessária certa experiência de mercado, além de capacidade de liderança para motivar os novos membros. Se formos analisar empresas como a Mary Key, veremos que as investidoras possuem essa capacidade de liderança – além do próprio programa de recompensas da empresa que oferece carros àquelas que se destacam.

É verdade que essas desvantagens estão presente em praticamente qualquer atividade empreendedora, mas isso não significa que você deva ignorá-las na hora de investir em uma empresa de marketing multinível.

O objetivo deste artigo foi desmistificar os dúvidas que existem sobre uma prática econômica que existe há décadas. Não há nada de errado com o Marketing Multinível. Empresas de diversos setores cresceram e geraram riqueza para seus investidores e vendedores graças a ele.

O problema consiste no velho hábito de algumas pessoas em acreditar no mito do dinheiro fácil. Ele não existe. É com base nesse pensamento que criminosos disfarçam as pirâmides financeiras.

O fascínio dos investidores em ver tantas pessoas obtendo grande retorno financeiro faz com que eles ignorem informações óbvias. Em muitos casos essas pessoas nem questionam a baixa qualidade daquilo que a empresa comercializa.

Hoje, milhares de pessoas que investiram na TelexFREE aguardam a morosidade da justiça para recuperarem seu dinheiro. Em muitos casos, um patrimônio acumulado em uma vida toda de trabalho.

Agora que você já entendeu as diferenças entre Marketing Multinível e pirâmides financeiras, entendendo as principais características desse estilo de vendas, que tal se inspirar com a história de algumas das empresas mais lucrativas da atualidade?

Já reparou que você possui em seu smartphone o logo dessas empresas? Pois é, Netflix, Spotify, Uber e Airbnb com certeza estão na sua tela. Mas, como será que elas chegaram a esse patamar? Descubra neste artigo.

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