Marketing digital para clínicas

Como usar o marketing digital para atrair pacientes para sua clínica

Quer atrair mais pacientes? Entenda como o marketing digital para clínicas pode te ajudar atrair mais pacientes. Acompanhe!

Desde que o marketing digital ganhou destaque no mercado, muitas empresas em diversas atuações perceberam a oportunidade de usar as técnicas compartilhadas pelos profissionais que são referências no assunto, em seus próprios negócios.

Com o sucesso sendo percebido pelas demais empresas, houve um grande interesse por clínicas que antes não se preocupavam com o marketing por 2 motivos:

  • Alto investimento;
  • Retorno não mensurável.

Entretanto, hoje você pode começar sua estratégia de marketing digital com baixo orçamento ou até mesmo sem investir dinheiro de imediato (a não ser dedicação e tempo).

Então, vou apresentar os principais pontos importantes do marketing que você precisará entender antes de começar a elaborar uma estratégia para sua clínica.

Princípios do marketing digital para sua clínica

A evolução digital trouxe uma mudança no hábito dos consumidores com todas as informações que chegaram com a internet. Foi preciso então mudar a forma que as empresas abordam seus potenciais clientes.

Com isso, surgiu o marketing digital. Que é composto por várias ações que têm como objetivo, atrair novos clientes.

Sem falar na oportunidade de criar um relacionamento próximo e fidelizá-los. Além de transformá-los em promotores de sua marca.

A chave para o marketing de sucesso: Posicionamento, Foco e Diferenciação. — Philip Kotler

Para que isso ocorra de forma satisfatória. Precisamos ter em mente que uma estratégia precisa ser simples, objetiva, clara, mensurável e que crie um relacionamento com seu paciente. Esses são os princípios para utilizar em sua clínica.

Vale lembrar que uma estratégia não necessita ser complexa para trazer resultado, do contrário, ela precisa ser o mais simples possível. Quanto mais complexa mais difícil será para entender os dados obtidos no primeiro momento.

A ideia é que a estratégia que vai ser usada deve ser objetiva, é preciso saber onde se quer chegar e, porque quer atingir aquele resultado.

Sabe aquele ditado que diz que quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve? Não queremos isso, não é mesmo?!

1#Clareza,

Tanto para gestor, como para o potencial paciente que você quer alcançar. Ter um início, meio e fim é primordial para não perder tempo nem dinheiro na estratégia.

2#Ser sempre mensurável,

Nas mídias tradicionais como outdoor e propaganda em jornais do bairro eram estratégias onde não se conseguia estimar (de forma satisfatória) o número exato de pessoas que se tornaram clientes por causa do anúncio. Sem mencionar que o custo é alto para as mídias tradicionais.

Com o marketing digital você consegue medir de maneira exata o resultado alcançado e por onde veio. Ferramentas como google analytics consegue criar relatórios mostrando quais os canais trazem mais acessos.

Isso possibilita que você crie e desenvolva estratégias de acordo com os melhores canais de conversão. Sabendo se os maiores acessos ao seu site vem de uma determinada região, você pode investir seu marketing naquele local.

Dessa forma você pode gerar mais conversão e consegue ter mais pacientes em sua clínica. Lembrando que essa ferramenta é gratuita e o próprio google disponibiliza vídeo aulas de como usá-la.

Outra coisa importante para obter sucesso é documentar e posteriormente analisar os dados. Com uma estratégia trimestral, a cada ciclo, você pode ver o que deu certo e o que deu errado, para desta forma, aperfeiçoar cada vez mais.

Por último mas não menos importante é fundamental criar e manter um relacionamento com seu paciente mesmo depois dele ter terminado a consulta.

O relacionamento com o paciente cria uma relação próxima e que gera confiança. Além de torná-lo um promotor da sua clínica, indicando para outras pessoas.

Tendo esses princípios em mente fica mais fácil partimos para desenvolver uma estratégia de marketing digital para sua clínica.

Presença Online

Para definir uma linha estratégica de atuação, precisamos antes ter uma presença online da clínica. São elementos básicos, como:

  • Ter um bom site otimizado e responsivo;
  • Criar contas nas principais redes sociais (Facebook, Twitter e Linkedin);
  • Definir uma Identidade visual bem como uma linguagem para a comunicação.

Isso faz toda a diferença antes da estratégia. Ter um site otimizado e responsivo faz com que a navegação seja agradável.

O carregamento do site se torna rápido, e o paciente pode usar tanto o computador, celular ou tablet que a navegação não ficará prejudicado. Pois, um site responsivo se adapta ao tamanho da tela.

Criar contas nas redes sociais torna sua instituição visível. Por exemplo, o facebook é hoje uma fonte de pesquisa, quando precisamos de alguma informação sobre uma local, além do google, procuramos também a página no facebook.

Então, tenha uma página com todos os dados atualizados, principalmente telefone, site e endereço da empresa.

É preciso também, entender qual o seu público e em quais outras redes sociais eles estão presentes.

A identidade visual tem um papel de deixar sua marca registrada, então, ter uma logo de fácil aplicação e cores de fácil reconhecimento vão permitir que a sua marca fique na memória deles.

A fanpage é a coisa mais tranquila para você criar, mas um bom site e identidade visual requer o trabalho de pessoas especializadas.

Procure uma agência ou freelancer para auxiliar você nessa parte da criação. Existe um mercado grande e você vai, com certeza, encontrar algo que caiba no seu orçamento.

Quais estratégias usar?

Depois de entender os pontos básicos e ter uma presença online de qualidade. Vamos para a próxima etapa, que é desenvolver uma estratégia eficiente para sua clínica atrair novos pacientes.

Existem três técnicas essenciais:

  • SEO;
  • Redes sociais;
  • Marketing de Conteúdo.

Cada uma dessas ferramentas desempenha um papel importante, mas elas não caminham sozinhas. Tudo isso faz parte de algo maior, uma está ligada na outra e quando se trabalha com as 3 estratégias em conjunto, elas trazem bons resultados. Vou explicar cada uma a seguir.

Marketing de conteúdo para clínicas

Marketing de conteúdo é uma forma de atrair possíveis novos pacientes. Solucionando suas dúvidas, criando materiais relevantes para seu público, gerando uma experiência positiva e com isso aumentando a chances de melhorar o faturamento.

Como isso é feito?

Podemos começar com um blog corporativo, mas não pense que é apenas isso. Antes mesmo dele entrar no ar, é preciso ter um planejamento de como tudo isso irá funcionar. Aqui entra um dos princípios que eu apresente no início.

Qual é o objetivo desses conteúdos? Onde eu quero chegar com eles? Qual o resultado que espero? É preciso ter clareza em relação às respostas dessas perguntas. São elas que no final das contas, vão mostrar se a estratégia deu certo ou não.

Definida essa parte, está na hora de colocar a mão na massa e escrever, caso não tenha uma agência que possa fazer isso para vocês.

Escreva com frequência para conseguir atingir os objetivos. Pode começar com um artigo por semana até ir pegando o ritmo. Não fique limitado apenas a isso, aumente a periodicidade para ganhar público.

Outra dica importante é, não escrever apenas por escrever. Exemplo, em clínicas de radiologias, busque escrever assuntos para as pessoas tenham dúvida ao fazer um exame de raio-x.

Em clínicas pediátricas, pode escrever sobre informações relevantes para pais sobre a saúde de seus filhos, como prevenir determinadas doenças.

Para clínicas de odontologia é possível abordar o dia-a-dia de alguém que usa aparelhos e como deve ser a limpeza e manutenção em casa, assim por diante.

São ideias que podem trabalhar para desenvolver conteúdos que vão ajudar ao usuário e engaja-lo com seu blog. Procure saber quais são dúvidas seus pacientes têm e escreva sobre isso.

SEO para clínicas

Aos que já estão familiarizados com o termo, SEO (Search Engine Optimization) significa Otimização para mecanismos de busca. É composto por várias técnicas de otimização para seu site e blog.

Essa otimização tem como objetivo melhorar seu ranking orgânico no google. Sem mencionar que essas técnicas ajudam a melhorar autoridade do seu site.

A maioria das pessoas quando faz uma busca no google, ficam apenas na primeira página. Elas geralmente nem chegam à segunda página. Então nosso objetivo aqui é manter o site da clínica na primeira página sem ter custos com as famosas campanhas pagas.

No caso do blog você deve definir a palavra para cada texto. Pense no seguinte, quando alguém faz uma busca no google e digita “clínica de oftalmologia” esse termo buscado por meio de um “mecanismo” que chamamos de “palavra-chave”.

É através dela que os mecanismos de busca vão procurar em todos os sites qual site tem essa palavra-chave definida, e ranqueará os melhores resultados.

Então quando você for definir uma palavra-chave, deve considerar o que seu paciente pode buscar, e também o volume de busca desta palavra-chave.

Neste caso, você precisará de algumas ferramentas como o SEM Rush que vai te ajudar compreender a relevância que a palavra-chave tem.

Claro que aqui estou abordando de forma simples, pois, o estudo de SEO é um que você deve fazer. Existem muitos cursos gratuitos que te ajudarão a entender quais são as melhores formas de usar o SEO para obter resultados maiores.

No entanto, neste texto vamos nos reter a entender o papel de cada uma dessas etapas e ver o valor que cada uma delas tem na estratégia.

Redes sociais

No início do texto falei sobre a importância da presença online e trouxe um pouco das redes sociais, principalmente sobre o facebook. Separei essa parte aqui ja que atualmente existe um valor muito grande nas redes, em geral.

Claro que vai depender do campo de atuação da sua clínica, mas é possível você usar todas elas em seu benefício. No entanto, cada rede social tem suas particularidades que precisam ser respeitadas.

Facebook, como eu disse, é um lugar onde as pessoas consomem tanto entretenimento quanto informações importantes. Então é possível usar esta ferramenta para educar e entreter seus pacientes mostrando a importância de exames regulares e de sempre manter a saúde em dia. Na rede social, também é possível usar memes, gifs e vídeos para brincar com os pacientes..

Agora, em contra-partida, o Linkedin tem um formato diferente. Nele os usuários são focados na vida profissional e, conteúdo que vão agregar valor e conhecimento.

Então neste contexto, é possível abordar assuntos mais específicos sobre sua área de atuação como dicas sobre a segmentação da clínica.

No caso das clínicas laboratoriais, é interessante escrever sobre quais equipamentos o paciente poderia usar para determinado tipo de coleta de material ou coisas do tipo. Escreva assuntos que possam despertar interesse em profissionais.

Essa é uma estratégia cujo objetivo é transformar a clínica em uma referência importante no mercado. Gerando conteúdos desta forma, você terá será uma clínica modelo para os outros profissionais.

Existe também a possibilidade de se tornar um especialista no assunto. Escrevendo conteúdos para estudantes você aumenta sua autoridade na rede e melhora seu número de visitas no blog.

Conclusão

O marketing digital proporciona um crescimento real. Porém, exige dedicação e estudo caso você decida não contratar um profissional e fazer tudo sozinho. Além disso, tudo o que apresentamos foi apenas uma parte de um grande oceano que precisa desbravar.

Abordamos alguns princípios, pontos e estratégias básicas para começar a usar o marketing digital a seu favor hoje mesmo.

No entanto existem ferramentas gratuitas que podem auxiliar você a obter resultados mais rápidos. Blogs como marketing de conteúdo e até mesmo o Saia do lugar podem ajudar você a estudar e não perder tempo.

Então, mão na massa e em caso de dúvida, deixe um comentário.
Este post foi escrito por Guilherme Nery, analista de marketing da CM Tecnologia, a maior empresa especializada na jornada do paciente e soluções na área da saúde.

  • Juliana Fialho Machado

    Muito bom o artigo. Trabalho em um clínica veterinária e hoje um dos nossos maiores desafios é trazer as pessoas para dentro da clínica. A maioria não conhece os procedimentos e, por isso, acaba não fazendo. Acredito que um investimento de tempo para conteúdos da página do Facebook e artigos para o blog aumentariam bastante a procura pelos serviços.