Marketing: como fazer sem gastar muito?

Marketing: como fazer sem gastar muito?

Dicas sobre como angariar clientes com baixo custo e alta eficiência.

A dica de hoje foi enviada pela Luciana Ogusco, diretora de marketing da Mededelin.

O investimento em marketing é um item indispensável a todo e qualquer empreendedor. E quando falamos em marketing incluímos principalmente: direto, digital e de relacionamento.

Vamos falar então sobre algumas ações que vale investir e que não gastam muito.

1. Eventos, e-mail e diferenciação

Participe de eventos, converse, fale sobre a sua empresa, troque cartões e mantenha o relacionamento. Ligue ou mande um e-mail dizendo onde se conheceram e se for um possível cliente, tente agendar uma reunião para apresentar seus produtos/serviços. Caso tenha uma verba destinada a ações de marketing pense em algo diferente.

2. Mídias Sociais.

Esteja presente! Mesmo que não vá utilizar no momento, a regra é: crie um perfil com o nome da sua empresa em cada mídia existente! Pense sempre em CONTEÚDO, é isso que atrai os seguidores.

3. Relacione-se.

O relacionamento B2B também existe! Lembre-se: quem disse ‘NÃO’, pode mudar de ideia e dizer um SIM desta vez.

O importante é planejar, entender o que e para quem comunicar. Faça pesquisas, questione com amigos, teste para saber se vai dar certo e depois compartilhe suas experiências com outros empreendedores.

Veja outros artigos sobre Marketing no Saia do Lugar em nossa seção específica.

Para mais dicas diárias sobre marketing, assine nosso RSS ou curta nossa página no Facebook.

  • Carlos

    Uma tendência (muito boa) é o do patrocínio, quando empresas fornecem produtos gratuitos sob forma de patrocínio para promoções/giveaways e ações do gênero. Custa muito pouco (o preço de um produto) e tem “algo potencial de viralização”. Veja um exemplo aqui, onde empresas estão ganhando marketing viral de graça em troca de produtos para sorteios: http://bit.ly/tecnofagia2012

  • Leandro Cosas

    Olá Luiz, parabéns pelo artigo. 
    Acho que o crescimento da Internet e em consequência o marketing digital, tem ajudado muito as empresas. Já que diminuem os investimentos em marketing (por meio do marketing digital) para as micros e pequenas empresas. Complementando o seu item sobre Mídias Sociais, tenho uma listagem das Principais redes sociais para divulgar um negócio  no meu blog, inclusive o Empreendemia está lá. Caso queria conferir, fique a vontade inclusive para comentar.Grande abraço.