Manual do Empreendedor

Um dos meus blogs brasileiros favoritos, a Tribo do Mouse, lançou um livro muito bacana, o Manual do Empreendedor (faça o download gratuito). Esse pequeno e-book foi escrito pelo João Reginatto (Reggie the Engineer) e aborda de forma extremamente objetiva o tema empreendedorismo.

Um dos meus blogs brasileiros favoritos, a Tribo do Mouse, lançou um livro muito bacana, o Manual do Empreendedor (faça o download gratuito). Esse pequeno e-book foi escrito pelo João Reginatto (Reggie the Engineer) e aborda de forma extremamente objetiva o tema empreendedorismo.

O que acho mais interessante é que Reggie aborda o empreendedor como um ser humano normal e não como um tipo de super-herói que de vez em quando aparece na cultura popular.

Manual do Empreendedor

A motivação para empreender
Além de diversos motivos para empreender, o principal que Reggie destaca é a possibilidade de fazer algo pelo qual você realmente tenha paixão. Achei fantástico seu parágrafo de encerramento do capítulo:

“Cada um é senhor da sua vida profissional e as motivações para empreender podem ser as mais variadas possíveis. Agora se você ainda não encontrou algo pelo qual trabalhou apaixonadamente, se ainda está em busca do seu lugar no mundo e quer fazer algo a respeito, se está disposto a correr os riscos e no final da história ainda ganhar um dinheirinho, de repente seja a hora de você considerar trilhar o caminho do empreendedorismo.”

A busca por ideias
Apesar de achar que as melhores ideias surgem espontaneamente, nada como um bom método para gerar boas ideias. No livro ele passa uma forma bem estrutura de como se pensar para aumentar as chances de ter uma boa ideia, muito interessante.

Além de tudo ainda são apontadas algumas tendências atuais em que existem diversas oportunidades para empreender.

Construindo um negócio
Criar um negócio é similar  a correr uma maratona. É extremamente desafiador, os resultados demoram a aparecer e planejamento e preparação fazem muita diferença, mas de nada adiantam se na hora H o empreendedor/maratonista não tiver disciplina.

“A maioria das pessoas passa uma vida inteira imaginando como deve ser correr uma maratona. Eu vou passar o resto da minha vida me lembrando como foi fantástico chegar ao fim de uma.” Corredor anônimo

Após essa analogia são passadas dicas mais técnicas de metodologia de desenvolvimento de produtos usando os conceitos de Lean Startups, popularizados no Brasil pelo ótimo blog Manual da Startup.

Em busca do sucesso
No capítulo final do livro são passadas diversas dicas sobre como criar um diferencial competitivo. O mais legal foi a citação ao estilo do “pessoal do Saia do Lugar” (Valeu Reggie!).

Sâo passadas também várias “dicas de sobrevivência” que normalmente não são encontradas nos livros. Concordo com 100% delas.

Ferramentas
Como anexo ele menciona diversas ferramentas gratuitas ou de baixo custo que podem facilitar e muito o início de uma empresa. Ótima seleção, só faltou falar do Empreendemia (por sinal, confira uma prévia do Empreendemia Premium).

Conclusão
Faça o download do livro, passe a acompanhar o Tribo do Mouse e torne-se um melhor empreendedor. Fica a dica.

Abraços,
Millor Machado (fã declarado da Tribo do Mouse)