30 livros de negócios que todo empreendedor deve conhecer!

O hábito de leitura é disparadamente o mais citado entre os grandes empreendedores e pessoas de sucesso. Por isto separamos alguns títulos de livros de negócios para te inspirar.

A maioria dos livros é de não ficção (pois são voltados a negócio), mas sugerimos que intercalem alguns de ficção para se divertir e aguçar a criatividade lendo.

Dividimos as sugestões em sete categorias:

  • Startup

  • Empreendedorismo

  • Tecnologia nos negócios

  • Marketing e Vendas

  • Produtividade e Hábito

  • Estratégia e Mentalidade

  • Liderança e Relações Interpessoais

Startup

De zero a um – Peter Thiel

Como ser inovador em um mundo tão competitivo? Como ser o Novo Bill Gates ou Steve Jobs do seu setor? Criando coisas novas.

Thiel incentiva a olhar para o futuro dos negócios e da inovação.

A startup enxuta – Eric Reis

Ser um empreendedor de sucesso sem o desperdício de tempo e recursos.

Esta é a proposta de Eric Reis neste livro, onde ensina princípios que podem ser utilizados em qualquer projeto.

Trabalhe 4 horas por semana – Timothy Ferriss

O livro chama a atenção de qualquer um. A ideia de se trabalhar apenas 4 horas por semana é algo tentador.

Nos leva a pensar em desfrutar da vida hoje, equilibrando o empreendedorismo produtivo e focado, sem procrastinação com uma vida pessoal e familiar de qualidade.

Para saber mais sobre o mundo das startups, leia esse artigo.

Empreendedorismo

A arte da estratégia – Carlos Alberto Julio

10 capítulos simples e didáticos ensinando passo-a-passo como criar a estratégia da sua empresa.

O que mais surpreende nesse livro é a capacidade do autor de passar conceitos de forma aplicável, com direito até a “lições de casa” em cada capítulo.

A arte do começoGuy Kawasaki

Se existe um livro obrigatório para qualquer empreendedor é esse.

Além de abordar todos os temas relevantes para a abertura de uma empresa (principalmente uma empresa inovadora), Guy Kawasaki tem um estilo único de escrita tornando tudo muito claro e didático.

A estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim, Renee Mauborgne

Best-seller em todo o mundo, esse livro mostra como criar novos mercados e tornar a competição irrelevante.

Muito interessante pra quem quer fugir da mesmice e se destacar no seu mercado através da inovação no modelo de negócios.

Fora de série (Outliers)Malcolm Gladwell

Esse livro analisa através de diversos estudos de caso o que faz algumas pessoas terem sucesso e outras não.

Desde a época de nascimento até o contexto e sem dúvidas a prática, Malcolm analisa os principais fatores que formam pessoas fora de série.

Satisfação Garantida (Delivering Happiness)Tony Hsieh (CEO Zappos)

O atual CEO da Zappos, Tony Hsieh, fala sobre sua trajetória de vida, desde aventuras empreendedoras ainda com 12 anos de idade, até o final de 2009, quando a Zappos foi vendida pra Amazon por 1,2 bilhão de dólares.

O grande “tchan” do livro não é simplesmente ver como a vida dele aconteceu, mas sim como a construção de uma empresa centrada no atendimento ao cliente e com valores fortes e bem definidos fez TODA a diferença no desenvolvimento da Zappos.

Leia sobre as 5 verdades que ninguém te contou sobre o empreendedorismo, aqui.

Tecnologia nos negócios

Startup – Jessica Livingston

Nesse livro você verá entrevistas com diversos empreendedores da área de tecnologia contando como foi no começo.

Muitas histórias legais pra você poder ver que os caras que criaram Apple, Blogger, Blackberry, PayPal, etc. são pessoas como nós. O que importa é sonhar grande e trabalhar muito!

A Cabeça de Steve Jobs – Leander Kahney

As lições de como Steve Jobs é um mestre da inovação e desenvolvimento de produtos que revolucionam o mundo.

O livro conta um pouco a filosofia de Steve Jobs de trabalhar e sem dúvidas é uma ótima fonte de inspiração.

Wikinomics – Dan Tapscott

Em um mundo cheio de blogs, wiki’s, Twitter e redes sociais de todos os tipos, esse livro serve para entender os principais conceitos por trás dessas tecnologias e como aplicá-los na sua empresa. Perfeito para quem triunfar na Web 2.0.

FreeChris Anderson

O conceito principal do livro é: se algo pode ser de graça, será.

Chris aborda de maneira genial os fenômenos econômicos por trás da revolução do “grátis” que a internet trouxe.

Lembre-se que nada é de graça, existem apenas modelos que redirecionam o fluxo de valor.

Marketing e Vendas

A vaca roxaSeth Godin

Se destacar em meio ao restante da manada. Esta é a ideia principal de Godin neste livro.

Já pensou passar por um grande rebanho de bois brancos e de repente se deparar com uma vaca roxa? Pois bem, transforme sua empresa nesta vaca roxa.

Made to Stick – Chip Heath & Dan Heath

O conceito do livro é simples: passar uma forma científica sobre como se comunicar de forma que as pessoas se lembrem da sua mensagem.

Mostrando diversos exemplos, esse livro é simplesmente obrigatório pra qualquer um que queira trabalhar com comunicação de massa.

O ponto de virada – Malcolm Gladwell

Também é possível achar esse livro com o nome “Ponto de desequilíbrio”.

Basicamente a ideia do livro é analisar como ideias/produtos/conceitos se espalham e os fatores necessários para isso. Obrigatório para quem quer trabalhar com Marketing Viral.

A magia dos grandes negociadores – Carlos Alberto Julio

De longe o melhor livro sobre negociação e técnicas de vendas que conhecemos.

Através da análise de perfis de negociação, Carlos ensina passo-a-passo a importância da preparação e a forma de pensar que te transformará em um vendedor destacado.

Para entender quais são os tipos de marketing e quais são suas características, leia esse post.

Produtividade e Hábito

A Tríade do TempoChristian Barbosa

Para ser uma pessoa realizada você precisa ter o sucesso além dos negócios. Aprenda organizar sua vida e se tornar mais produtivo.

A única coisa – O foco pode trazer resultados – Gary Keller e Jay Papasan

Em um mundo com tantos estímulos e ladrões da nossa atenção temos que ter cuidado para não nos sabotarmos.

O foco no que realmente interessa “A única coisa” se torna nossa solução para a vida.

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes – Stephen R. Covey

Vamos de best-seller. Este livro foi considerado um dos mais influentes do mundo no século XX. Abordando um assunto vital para todo empreendedor, o hábito.

Scrum – A arte de fazer o dobro – Jeff Sutherland

O método que ajudou pessoas a aumentarem sua produtividade em até 1200% pode ser útil para empreendedores que precisam potencializar seu uso do tempo.

VLEF – Vai lá e faz – Tiago Mattos

Este livro trata sobre fazer, sobre por em prática. Normalmente travamos em somente saber algo, na ideia e quando precisamos atravessar a ponte da realização nos sentimos incapazes.

Não sabe como aumentar a sua produtividade? Leia esse post e descubra! 

Estratégia e Mentalidade (Mindset)

A arte da guerra – Sun Tzu

Um dos melhores livros sobre estratégia. Através do aprendizado sobre reflexões de guerra, nos ajuda a resolver conflitos do dia-a-dia.

Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker

Nossa mudança de mentalidade precisa ser constante. Devemos quebrar paradigmas e reavaliar nossos valores enraizados, que nem sempre são construtivos.

Um verdadeiro guia para mudança de comportamento principalmente em relação a finanças.

Pai Rico, Pai PobreRobert Kiyosaki, Sharon L. Lechter

O pai é a principal referência de qualquer criança. Neste caso, Kiyosaki mostra o que aprendeu com o próprio pai (pai pobre) e o pai de um amigo (pai rico) a respeito de gerar renda, construir ativos e desenvolver uma mentalidade de prosperidade.

Pense e enriqueçaNapoleon Hill

Um dos pioneiros em investigar a vida das pessoas bem sucedidas. Hill nos apresenta os pontos em comum da mentalidade de várias pessoas de sua época.

Liderança e Relações Interpessoais

Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie

Apesar do nome meio autoajuda, esse livro está sempre na lista dos melhores livros de negócios de todos os tempos.

Isso não é a toa. Dale analisa coisas básicas sobre relacionamento humano que são esquecidas pela maioria das pessoas (incluindo você, com certeza).

O monge e o executivo – James C. Hunter

Sem dúvidas um dos melhores livros sobre liderança.

O exemplo dos grandes líderes inspiraram James C. Hunter a fazer um livro de ficção extremamente prático e aplicável.

Sonho grande – Cristiane Correa

A história de Jorge Paulo Lemann, um dos brasileiros mais ricos do mundo, nos ensina que quando encontramos as pessoas certas devemos investir nelas.

Assim ele fez de seus funcionários, seus sócios e partilham dos negócios mais crescentes no Brasil.

Steve Jobs – A biografia – Walter Isaacson

Não poderíamos deixar de mencionar a biografia de um dos homens mais inovadores do mundo.

Temos muito a aprender com Jobs e sua trajetória inusitada e totalmente fora do comum, de monge a ser demitido da própria empresa, simplesmente incrível.

Transformando suor em ouro – Bernardinho

Se alguém tem moral para falar sobre liderança esse cara é Bernardinho.

Nesse livro ele fala sobre como desenvolveu sua liderança, a importância de ter uma equipe de alta performance e fundamentos básicos que farão seu time ir mais longe.

Agora que viu nossa sugestão de livros, não pode perder a lista de vídeos motivacionais que separamos para você. Precisa de inspiração? Selecionamos 21 vídeos incríveis para te ajudar.

Gostou destes títulos? Vários deles estão sumarizados no 12Minutos, um serviço que separa as melhores ideias de livros de negócios em um formato fácil e rápido de se ler. Nós recomendamos!

comments powered by Disqus