Imagem em preto e branco de moedas para ilustrar um post sobre investimentos online.

Como escolher os melhores investimentos online para empreendedores?

Investimentos online são uma forma fácil de fazer com que seu dinheiro trabalhe para você. Mas você sabe qual é o melhor para o seu perfil de empreendedor?

Quem é empreendedor está sempre de olho nas finanças empresariais. Mas você já reparou que o sucesso nos negócios também depende da harmonia na vida particular? Ao administrar seu dinheiro pessoal com eficiência, você ganha equilíbrio para trabalhar focado e cuidar da empresa.

O grande desafio é que, como líder de uma organização, é normal que você tenha uma agenda apertada. Então, aqui vai uma boa notícia: existem cada vez mais opções de investimentos online. Eles podem resolver seus problemas com aplicações financeiras de maneira simples e automatizada, direto pelo tablet, celular ou computador.

É sobre isso que vamos falar neste post. Aqui, você vai aprender desde dicas para equilibrar finanças pessoais e empresariais até o que é necessário para escolher e fazer investimentos online. Boa leitura!

O investimento descomplicado

Investir pode até ser complexo para quem está começando e opta por fazer tudo da forma tradicional. Por outro lado, hoje existem investimentos online que tornam tudo mais simples.

Para quem quer dar apenas um pequeno passo em direção ao digital, há corretoras online que já tornam seus investimentos mais práticos. E, para quem não quer ter nenhum trabalho, existe o robô advisor ou robô de investimentos (veja mais a seguir). O importante é que ter bons investimentos – sem depender do seu gerente do banco – é mais simples e fácil do que parece.

Finanças pessoais × finanças da empresa

Muitos empreendedores ficam tão preocupados com o sucesso do seu negócio que descuidam das finanças pessoais. Outros misturam as finanças da empresa com o orçamento familiar, gerando desequilíbrios nos dois lados.

É preciso compreender que, ao investir seu dinheiro próprio de forma eficiente, você ganha tranquilidade e segurança para trabalhar.

Afinal, todos sabemos que a fase inicial de um negócio pode ser incerta, e não é raro que empreendedores usem seus investimentos pessoais para tirar projetos do papel.

Aqui estão algumas dicas para manter o equilíbrio nas finanças pessoais:

  • separe o dinheiro pessoal do empresarial;
  • saiba exatamente quanto você gasta por mês;
  • corte gastos desnecessários;
  • poupe parte da sua renda todos os meses;
  • invista corretamente o valor poupado;
  • tenha uma reserva financeira pessoal capaz de sustentá-lo por um período, como 3 ou 6 meses, até um ano, dependendo do seu perfil.

Fatores fundamentais para investir dinheiro

Muitas pessoas buscam o melhor investimento do mercado. Porém, a verdade é que não existe uma aplicação que seja ideal para todos. A escolha depende, principalmente, de dois fatores:

Perfil do investidor

Conhecer o seu perfil de investir é importante para definir quais aplicações são mais recomendadas para você. Assim você evita sustos por eventuais perdas. Os perfis de investidor variam entre conservador, moderado e arrojado. Você sabe qual é o seu?

  • um investidor conservador é aquele que busca segurança. Ele prefere correr menos riscos, mesmo que isso signifique ter uma rentabilidade menor;
  • o investidor arrojado é aquele que busca rentabilidade em 1º lugar, mesmo que isso represente mais riscos;
  • e o investidor moderado é o meio termo, buscando equilibrar os riscos com os rendimentos obtidos.

Em geral, ao começar a investir, a maior parte das pessoas tem um perfil conservador. Isso porque é necessário, primeiramente, construir uma reserva financeira que sirva como base, justamente para que no futuro seja possível arriscar um pouco mais. Mas isso não é regra! Cada pessoa deve avaliar seus objetivos. Se ter ganhos altos é mais importante — mesmo que isso apresente chances de perdas maiores —, cabe a você avaliar.

eBook sobre educação financeira.

Objetivos

A escolha do investimento também varia de acordo com o objetivo de quem investe. Por exemplo: alguém que aplica dinheiro para montar um fundo de emergência precisa de segurança e liquidez, pois pode ser que necessite sacá-lo rapidamente. Nesse caso, o Tesouro Selic é um título do Tesouro Direto que pode ser uma boa opção.

Por outro lado, quem poupa para a aposentadoria não vai se importar se o dinheiro tiver que ficar investido por um longo período, já que o mais importante é ter seu poder de compra assegurado. Esse investidor pode optar, por exemplo, por CDBs de maior prazo, fundos de renda fixa ou Tesouro IPCA+, ou mesmo pelo mercado de ações.

Investimentos online: investindo com robôs

Mas você ainda não sabe qual o seu perfil de investidor nem tem um objetivo claro pelo qual deseja investir? E se pudesse contar com uma ferramenta que te ajudasse a avaliar estes dois fatores fundamentais e ainda recomendar os melhores investimentos para você? Saiba que isto já é possível, com uma tecnologia conhecida como robô advisor ou robô de investimentos.

Os robôs são uma das formas mais práticas de fazer investimentos online hoje em dia. Eles são algoritmos capazes de recomendar e fazer os seus investimentos por você, selecionando quais os melhores ativos para compor uma carteira de investimentos alinhada tanto ao seu perfil quanto o seu objetivo.

A consultoria programa uma estratégia de investimento, com uma determinada alocação de ativos, com base no seu perfil e objetivo. A partir daí, o robô é programado para rebalancear sua carteira sempre que houver novos aportes.

Em outras palavras, nos investimentos online, os robôs cuidam da parte chata. Você não precisa se tornar um especialista em escolher os melhores investimentos, porque toda a inteligência por trás do robô conta com profissionais altamente capacitados para fazer por você. O empreendedor fica apenas com o trabalho de manter a disciplina financeira, monitorar as aplicações e economizar dinheiro.

Vantagens dos investimentos online

Fazer investimentos online por meio de um robô advisor oferece várias vantagens. Entre elas:

Facilidade

Essa é uma das principais vantagens, já que algoritmo fará todo o seu trabalho. É só transferir dinheiro do seu banco para sua conta na corretora. A maioria dos robôs de investimento tem integração com corretoras para executar ordens de compras. Caso você não tenha uma conta, uma é aberta para você. A partir daí o robô faz as compras necessárias para que as proporções de alocações de ativos em sua carteira de investimentos sejam mantidas. As operações são feitas de forma a sempre aumentar a sua rentabilidade, mas também considerando o seu perfil e objetivo.

Diversificação

A diversificação de investimentos faz muita diferença nas aplicações a longo prazo para equilibrar riscos. Porém, diversificar pode tomar muito tempo, uma vez que é preciso estudar diferentes ativos e comprá-los na quantidade exata todos os meses.

Os robôs de investimento garantem que sua diversificação seja feita automaticamente, mantendo as proporções de ativos que escolheu para você.

Por exemplo: 60% em títulos públicos, 25% em títulos privados, 10% em ações e 5% em fundos cambiais.

Este conceito é importante, pois pode garantir que você tenha rentabilidade maior do que se investisse em apenas um tipo de ativo.

Ausência de conflitos de interesses

Ao investir em um banco, é do interesse do gerente que você aplique seu dinheiro nas opções que o próprio banco oferece. E claro: nas opções que são mais lucrativas para a instituição financeira. Já que geralmente os gerentes recebem comissão para indicar produtos, que não são necessariamente escolhidos para você.

Nos investimentos online recomendados pelo robô de investimentos isso não acontece. Os robôs simplesmente alocarão seu dinheiro em ativos escolhidos de forma personalizada para você. Os robôs em sua maioria não são vinculados a bancos e nem recebem comissões ou outras taxas para indicar produtos. Na Magnetis, é cobrada apenas uma taxa de consultoria, por exemplo.

Preço

Por serem automatizados, os investimentos online têm custos de operação extremamente baixos. O preço que você paga para investir com robôs dificilmente chega a 1% sobre os seus rendimentos. A taxa de consultoria da Magnetis por exemplo, é de apenas 0,4% ao ano. Para você ter uma ideia, fundos de investimento costumam cobrar entre 1,5 e 2% de taxa de administração. No longo prazo, essa é uma grande diferença no seu rendimento líquido.

Segurança

Ao investir online com robôs, os investimentos permanecem registrados sempre no seu nome. Com isso, a segurança é mantida, e seu dinheiro estará sempre na conta da corretora por meio da qual você investe.

Como escolher seu investimento online

Felizmente, os investimentos online chegaram ao Brasil. Hoje, temos disponíveis opções de robôs advisors para ativos nacionais. O segredo é se informar sobre robôs consultores, procurando consultorias de investimentos que usem um software próprio para análise de perfil e recomendação dos investimentos.

O papel do consultor financeiro torna-se importante para que você invista nas melhores aplicações financeiras do mercado de acordo com seu perfil e seus objetivos.

Se você gostou da ideia dos investimentos online, não deixe de simular o seu próprio plano de investimentos! É super simples, rápido e gratuito.

Texto produzido pela equipe Magnetis.