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Como manter a inteligência emocional no trabalho?

Por Letícia Abrantes,
Analista de Marketing na Rock Content.
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Para você o que é ser um profissional de excelência? Ter um currículo repleto de experiências e uma formação tradicional? Ser inteligente e ter uma mente inovadora? Agir de forma racional e aplicar o seu conhecimento técnico com o intuito de gerar lucros?

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Para você o que é ser um profissional de excelência? Ter um currículo repleto de experiências e uma formação tradicional? Ser inteligente e ter uma mente inovadora? Agir de forma racional e aplicar o seu conhecimento técnico com o intuito de gerar lucros?

É inegável que todos esses elementos são essenciais para construir uma carreira de sucesso, mas é preciso também ter uma característica que ainda é negligenciada por muitas pessoas na construção da sua imagem profissional: inteligência emocional.

Quando o assunto é liderança, essa habilidade envolve saber gerenciar as próprias emoções e utilizá-las na hora certa, com as pessoas certas.

Perceber o que te motiva a crescer, o que destrói a sua motivação e aprender a lidar com os desafios que o dia a dia profissional traz é uma forma de melhorar o próprio desempenho e gerir o comportamento da sua equipe.

Por isso a inteligência emocional deve ser uma das suas respostas para a pergunta que fizemos no início desse post.

Encontrar o equilíbrio entre a sua racionalidade e as suas emoções é a melhor maneira de evitar agir por impulso e o melhor caminho para tomar decisões que tragam benefícios para todos.

Nesse post, você aprenderá um pouco mais sobre o conceito de inteligência emocional no trabalho e como é importante desenvolvê-las para se tornar um profissional, e um líder, de excelência. Ah, e se interessar pelo assunto, confira aqui um resumo do livro Inteligência Emocional.

O que é ter inteligência emocional?

O ano de 1995 foi marcado por um novo conceito de inteligência, criado pelo psicólogo Daniel Goleman: o de inteligência emocional. Para o autor, o famoso Quociente de Inteligência, ou QI, determina apenas 20% do sucesso que uma pessoa alcança em qualquer área da vida.

Utilizando estudos de anatomia e exemplos reais, os estudos sobre a inteligência emocional mostraram que ela possui forte influência em todas as decisões que tomamos e na nossa forma de lidar com o mundo.

Isso explica porque mesmo pessoas com baixa escolaridade alcançam altos cargos e servem como inspiração para as futuras gerações.

Pessoas que não se relacionam bem em equipe, que trazem os problemas de casa para o trabalho e que possuem uma variação de humor constante têm sido um problema para as empresas.

O nível de inteligência emocional já tem sido visto como uma competência profissional pelo seu forte impacto sobre a produtividade e os resultados nas organizações.

Para os profissionais que assumem cargos de liderança, essas características se tornam ainda mais importantes.

Gestores que compreendem seu estado emocional, conseguem canalizar situações negativas e que são empáticos aos problemas dos seus colaboradores conseguem enfrentar os desafios mais facilmente e tomar decisões com mais eficácia.

Ter inteligência emocional é reconhecer, e saber lidar, com as próprias emoções nos relacionamentos, na convivência social e no ambiente de trabalho e principalmente em situações de adversidade. E isso envolve cinco caminhos básicos: autocontrole, autopercepção, automotivação, empatia e aptidão social.

Como identificar se eu tenho inteligência emocional no meu ambiente de trabalho:

O mercado de trabalho não é mais o mesmo. E acredite em nós, essa frase não é só mais um clichê dos blogs e sites sobre carreira.

Se há alguns anos, o colaborador racional, lógico, repleto de conhecimento técnico era o candidato dos sonhos das empresas, hoje é necessário ter um perfil um pouco diferente para se destacar nos processos seletivos.

Mas como descobrir se você possui inteligência emocional? Faremos a seguir uma série de perguntas para te ajudar a reconhecer um pouco mais da sua personalidade e a forma de lidar com as emoções.

Você costuma reconhecer as suas fraquezas?

O mercado está repleto de líderes egocêntricos e vaidosos. Muitos se colocam em uma posição de chefia e esquecem de avaliar a influência das suas atitudes diante da equipe.

Compreender os seus sentimentos, o que te deixa nervoso, irritado ou mau humorado é uma forma de controlá-los melhor.

Reconhecer os seus pontos fracos é uma oportunidade de aprender com as pessoas que te cercam e impedir que eles atrapalhem o seu desenvolvimento.

Você enxerga o outro?

Não estamos falando apenas de cumprimentar os profissionais que te cercam ou manter uma conversa amigável.

Enxergar o outro é saber avaliar as suas diferenças, perceber as intenções e necessidades alheias e o momento que essas pessoas estão passando.

Profissionais com pouca inteligência emocional têm dificuldade de lidar com pessoas, são insensíveis e perdem a oportunidade de criar uma rede de contatos que impulsione a sua carreira.

Você leva tudo para o lado pessoal?

Em seu livro “Os Quatro Compromissos”, autor mexicano Don Miguel Ruiz baseou as suas lições na filosofia da civilização tolteca para inspirar os leitores sobre como conduzir a sua vida e fortalecer o próprio “eu interior”.

A obra já inspirou profissionais extremamente bem-sucedidos como Gisele Bündchen.

Um desses quatro compromissos é não levar nada para o lado pessoal.

Ter autoconfiança e se dar importância é o melhor caminho para não acreditar que tudo está relacionado a você, principalmente no ambiente profissional, um espaço em que fofocas e críticas podem acabar com o desempenho e autoestima.

Você é constante em suas emoções?

Um dia você é um líder alegre que impulsiona a sua equipe a atingirem metas, no outro está distribuindo mau humor e culpando seus colaboradores por todos os problemas da empresa.

Esse comportamento é uma das maiores amostrar de descontrole emocional em um profissional.

Pessoas que inspiram confiança e influenciam positivamente o ambiente em que trabalham são as mais admiradas e motivadoras para quem as rodeia.

Você se automotiva?

A automotivação é um dos elementos essenciais da inteligência emocional, segundo Goleman.

Se você é um profissional que além de reconhecer o trabalho e competências da sua equipe tem a capacidade de admirar e motivar a si mesmo, com certeza, será capaz de superar qualquer desafio que apareça em seu caminho e chegar exatamente onde deseja.

Dicas para ter inteligência emocional no trabalho

Se a sua resposta foi “não” para a maioria das perguntas do tópico anterior, precisa começar a trabalhar melhor a sua inteligência emocional.

Sabemos que essa não é uma tarefa fácil, mas ninguém nasce com um equilíbrio inerente e total controle sobre o seu comportamento.

O mundo e, principalmente, o mercado de trabalho são marcados pela incerteza. É quase impossível prever o que vai dar errado e que situações estressantes o futuro te reserva. O segredo é se preparar para essas surpresas.

Reconhecer as suas fraquezas e buscar melhorias são os primeiros passos para a mudança que a sua jornada profissional necessita.

Confira algumas dicas para desenvolver a sua inteligência emocional no trabalho:

Conheça as suas emoções

Preste mais atenção no que se passa no seu dia a dia e como esses acontecimentos afetam as suas emoções.

Ter consciência sobre o que te causa estresse e muda o seu humor é uma forma de lidar com o que virá e se comportar melhor diante disso.

Seja empático

Uma forma de desenvolver a sua própria inteligência emocional é observar com empatia as pessoas que o cercam.

Conhecer a suas personalidades, o que motiva as suas emoções e as suas necessidades, te ajudará a ser mais controlado, e menos controlador, mais paciente, e menos reativo.

Se colocar no lugar do outro é uma forma de lidar melhor com as suas próprias emoções e estabelecer um nível de comunicação produtivo para a gestão e trabalho em equipe.

Descubra técnicas que equilibram as suas emoções

Nem todas as pessoas funcionam e controlam suas emoções da mesma forma.

Isso envolve estímulos sensoriais e técnicas que vão de ouvir uma música, fazer exercícios, escutar o som do mar ou ter uma boa noite de sono.

O segredo está em descobrir o que equilibra as suas emoções e se adaptar a essas circunstâncias.

Comece a controlar as suas emoções

Tudo o que acontece no mundo atinge o nosso cérebro através dos nossos sentidos e percepção.

Quando essa informação vem associada ao estresse ou a uma carga emocional forte é comum reagir com o instinto e perder a capacidade de tomar boas decisões.

Reconheça os gatilhos que impulsionam as suas ações e se esforce para controlá-los. Antes de “explodir” conte até dez e reduza o tempo de espera das suas reações emocionais.

Essa estratégia envolve repetição e acima de tudo, paciência. Mas com o tempo você será capaz de aumentar a sua autoconfiança e a motivação da sua equipe, principalmente em situações de crise.

E o que podemos aprender com isso?

Desenvolver a sua inteligência emocional é uma maneira de impactar não apenas a sua vida como a vida das pessoas com as quais você se relaciona.

No âmbito profissional, isso envolve aumento da autoconfiança para resolver conflitos, liderar pessoas e mantê-las motivadas em busca de um objetivo comum.

Um profissional inteligente emocionalmente consegue ainda avaliar situações, gerenciar imprevistos e tomar decisões de uma maneira mais assertiva. E a união de todos esses elementos resulta em uma carreira produtiva, bem-sucedida e em uma vida equilibrada.

E então, conseguiu compreender melhor o conceito de inteligência emocional e a sua importância para se tornar um bom profissional?

Não deixe de conferir também 22 dicas para melhorar as habilidades de comunicação de um empreendedor!

Escrito por Letícia Abrantes em Empreendedorismo on set 19, 2016
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