habilidades de marketing

As habilidades de marketing em finanças que você precisa conhecer

Com as transformações do mercado, decorrentes da tecnologia e das demandas dos profissionais, está cada vez mais necessário desenvolver novas competências e habilidades de marketing para entregar performance e resultados nas mais diversas áreas de atuação.
Cursos de Marketing DigitalPowered by Rock Convert

Sem dúvidas, trabalhar com finanças exige que você desenvolva, também, algumas habilidades de marketing.

As duas áreas caminham juntas, e para que você consiga conquistar resultados incríveis, é preciso atualizar o currículo, aprender algumas novas análises e entender que, mesmo no mundo das finanças, habilidades de outras áreas se tornam fundamentais para a transformação de um bom profissional.

Quer descobrir quais habilidades de marketing um profissional ímpar do mundo de finanças precisa desenvolver? Continue a leitura!

Por que é importante desenvolver habilidades de marketing?

Independente da sua área de atuação, é importante desenvolver algumas habilidades de marketing.

Se você trabalha em uma floricultura, como vendedor, precisa aprender a vender seus produtos.

Se você é um profissional autônomo, precisa aprender a vender seus serviços.

Se você tem uma empresa, precisa aprender aanalisar as métricas e descobrir como estão seus resultados.

Nesse momento, as habilidades de marketing entram: elas irão te ajudar a vender seus produtos e serviços, além de mensurar os resultados que você está conquistando com cada nova estratégia.

Quais habilidades de marketing você precisa desenvolver?

Agora que você entende a importância de desenvolver novas habilidades, é hora de descobrir quais são elas.

No mundo das finanças, é preciso saber avaliar o mercado, identificar oportunidades e necessidades dos consumidores, além de criar estratégias de venda e análise de resultados.

Por isso, papel e caneta na mão: anote tudo o que precisa ser estudado e aprendido para se destacar no mercado!

Aprender a analisar o mercado

A primeira habilidade de marketing a ser desenvolvida é a necessidade de aprender a analisar o mercado.

Nesse momento, você irá estudar o mercado financeiro, o comportamento do seu público e descobrir como a concorrência está agindo.

Dessa forma, você conseguirá estar em dia com todas as novas inovações de vendas, aprendendo a reforçar sua marca e colocar o seu diferencial competitivo em evidência, para atrair cada vez mais consumidores.

O marketing irá te ajudar a mudar a sua forma de enxergar a empresa e o seu mercado: nesse contexto, você irá aprender a olhar para fora do seu negócio e identificar as maiores tendências, garantindo uma mudança na sua mentalidade e na forma de ver as estratégias e ações executadas pela sua equipe, até então.

Analisando o mercado você também poderá reavaliar seus processos internos, identificando os pontos de maior acerto e erro, se comparado à concorrência, permitindo que você adeque sua rotina e se torne muito mais produtivo e eficaz.

Medir e analisar os números

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a área de marketing é cheia de números: orçamentos, planejamentos, previsões e, claro, as métricas.

Powered by Rock Convert

Para fazer uma boa junção das duas áreas, é preciso analisar quais são as estratégias que estão sendo realizadas e como elas estão trazendo os número esperados.

Com o olhar para fora, para o todo, como citado no tópico anterior, é possível ter novos insights de estratégias efetivas para o seu mercado de atuação.

Nesse momento, o financeiro entra: acriação de um planejamento pragmático, a definição das métricas mais importantes e os prazos para que tudo seja alcançado. Se combinado com a ousadia e a criatividade do setor de marketing, é comum encontrarmos resultados incríveis ao fim do processo.

Para criar novas ações, definir objetivos e escolher as métricas com as quais irá trabalhar, é preciso conhecer o seu público. Lembre-se sempre de fazer um bomestudo das personas da sua empresa e identificar quais são as estratégias mais assertivas para essas pessoas, considerando:

  • linguagem;
  • plataforma de comunicação;
  • argumento de venda;
  • objetivos dessas pessoas; 
  • como a sua empresa pode ajudar cada uma delas.

Além disso, é interessante analisar o histórico da sua empresa: veja como foram as ações e os resultados encontrados ao longo dos anos, para descobrir se existem sazonalidades.

Com essas informações em mãos, é possível identificar quais são as melhores estratégias, ter uma certa previsibilidade dos resultados e definir as métricas corretamente.

Saber fazer análises de forma imparcial

Fazer análises imparciais é um dos maiores desafios dos empresários. Afinal, o que mais queremos é ver o negócio progredir.

Por isso, é preciso desenvolver as habilidades necessárias para fazer boas análises, permitindo que você consiga identificar o comportamento do mercado de forma diferenciada e construtiva.

Nessas análises, é comum que questões como aestratégia de vendas, os produtos e serviços, a divulgação e as promoções realizadas sejam questionadas e reavaliadas, para que seja alcançado o equilíbrio necessário.

O profissional de finanças também possui o hábito e as habilidades para analisar o mercado. No entanto, seu trabalho é mais específico, focando principalmente nas previsões.

Se combinarmos essas duas habilidades, e trabalharmos a previsibilidade e tendências financeiras com tendências comportamentais, é possível conquistar uma capacidade analítica muito mais elaborada, completa e diferenciada, que irá unir questões mais lúdicas e precisas em um único profissional.

Aprender a avaliar os indicadores

Além disso, é preciso aprender a avaliar os indicadores. 

Existem váriasmétricas disponíveis para análise. Cada uma delas trabalha um detalhe da empresa. Por isso, é preciso saber escolher as métricas a serem trabalhadas durante o processo de planejamento.

Algumas empresas infelizmente se apegam ao que chamamos de métricas de vaidade, que podem trazer números interessantes, mas que não implicam diretamente nos resultados do negócio.

A perda de energia e esforço nasmétricas de vaidade dificulta o progresso da empresa em pontos que realmente interessam.

Por isso entra o setor de marketing e as habilidades desses profissionais: você irá desenhar quais são as métricas envolvidas nas suas ações de comunicação, quais delas realmente impactam nos resultados reais da sua empresa e, a partir daí, aprender a mensurá-las de forma correta, permitindo que você otimize o seu trabalho mês a mês para conquistar resultados cada vez melhores.

O profissional de finanças que desenvolve habilidades de marketing é capaz de ter uma visão muito mais completa e diversificada do mercado. Seus diferenciais podem ajudar a transformar os resultados da empresa, melhorando o entendimento de mercado, a relação com o consumidor e, principalmente, a sua forma de fazer negócio.

Se você quer melhorar suas habilidades de marketing e se tornar um profissional reconhecido, confira o artigoSaiba como se tornar o profissional de marketing digital mais desejado do mercado. Nele, falamos sobre habilidades e treinamentos desse profissional, para que você possa incorporar todo esse conhecimento na sua rotina.