reunião para implementar estratégia para gerar leadsreuniões corporativas são muito importantes para alinhamentos de estratégias dos líderes com a sua equipe e o melhor acompanhamento dos processos. Através dessa prática, é possível perceber o que está sendo feito errado e o que não está certo nas decisões. Porém, é muito comum esse ser um momento jogado fora por falta de saber como conduzir de maneira eficaz.

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Como gerar leads para sua startup

Gerar leads tem como principal objetivo fazer com que as pessoas tenham interesse no produto que você vende. Mas como gerar leads para sua startup?

Ao gerar leads, você precisa atrair o interesse das pessoas para o seu produto, certo? Porém, é preciso que você ofereça uma boa experiência e entregue a seus possíveis clientes, o que realmente buscam. Essa é uma forma de despertar o interesse deles e isso é possível através de geração de leads. Mas como gerar leads para sua startup?

Geração de leads para sua startup

A maior dúvida ao gerar leads é quanto e como gerar leads. A quantidade é fácil, pois quanto mais leads você gerar, melhor será. Mas, lembre-se de que os leads precisam ser trabalhados rapidamente. Se tiver uma grande quantidade, bem provavelmente terá que ter uma equipe compatível para lidar com todos eles.

Porém, para responder “como”, é preciso analisar os seus clientes. Para isso, você precisará usar uma boa estratégia para alcançar resultados significativos. Pode ser trabalhada mais de uma ao mesmo tempo, desde que esteja alinhada com o seu público.

Portanto, comece pelo básico e aproveite as muitas tecnologias que te ajudam na geração de leads, como as técnicas de SEO que qualificam os leads antes de se transformarem em vendas, por exemplo. Mas, cuidado para não cair em estratégias sem eficiência e de se esquecer de focar em entregar ao seu potencial lead o que ele busca.

Que tal usar as informações que você já possui sobre os clientes, as dúvidas que eles têm e até o que eles buscam ao entrar em contato com sua startup? Com base nessas informações, você conseguirá definir suas estratégias.

Estratégias de geração de leads

Em troca do preenchimento do formulário, você pode entregar algo de valor para o seu potencial cliente? Vale um ebook, amostra grátis, kits e outros. O importante é agradar o seu lead com as iscas corretas.

Outras coisas que pode fazer é um blog que tenha conteúdos relevantes e até oferecer consultoria grátis. Tudo é válido, desde que façam sentido ao seu nicho de negócio.

Mas, atenção, o formulário precisa ser simples, já que o excesso de informação a ser preenchida cansa e pode espantar o seu cliente. E, se você já tem uma base de contatos, aproveite para segmentá-la, pois pode enviar conteúdos de acordo com o interesse de determinados clientes.

Lembre-se de que um e-mail criativo faz muita diferença, então ofereça conteúdos interessantes e soluções atrativas.

Desenvolva um vídeo

É preciso envolver o seu cliente e o vídeo é um recurso que consegue fazer isso. As pessoas buscam entretenimento e esse momento pode ser aproveitado para divulgar o seu negócio. Faça um vídeo que de alguma forma fale da sua empresa, mas que proporcione informações relevantes para quem está assistindo.

Pode ser um vídeo engraçado ou sério, mas ele deve causar impacto. Além disso, as pessoas precisam compartilhar, então pense em algo viral.

Realize um webinar

O webinar se popularizou, pois as pessoas conseguem obter informações com profissionais da área de forma simples. Em menos de uma hora é possível fazer do seu negócio ao vivo e esclarecer algumas dúvidas.

Ao final, sinta-se à vontade para pedir que as pessoas se inscrevam no canal ou baixem algum material. Isso ajudará a continuar gerando leads.

Seja referência

Se a sua empresa for indicada por alguém conhecido ou renomado é muito mais fácil de trair as pessoas. Trabalhe com as indicações e isso pode ser feito no site ou nas redes sociais.

Deixe um espaço para que as pessoas possam falar bem do seu negócio e convidem outros para conhecer. Os visitantes e potenciais clientes se sentirão mais seguros em fornecer informações se tiverem uma referência positiva.

Torne-se autoridade

Quer gerar leads, então seja procurado. Faça com que sua empresa apareça e forneça informações que as pessoas buscam. Escreva artigos de qualidade, faça vídeos, escreva livros e ebooks e esteja sempre presente em eventos e fórum de discussões.

Quanto mais a empresa aparecer, mais ela será procurada. Por isso não espere que os clientes cheguem até você se não o conhecem.

Participe de feiras e exposições

Um grande erro é se manter restrito a divulgação online, pois os clientes são reais e os produtos e serviços também. É preciso deixar que as pessoas conheçam de perto o que a sua empresa tem a oferecer.

Participar de feiras e exposições é uma ótima maneira de fazer um network e gerar leads realmente interessados. As pessoas já vão para esses lugares esperando encontrar algo e se você tiver o produto certo, com certeza terá uma base sólida de leads.

Faça parcerias com empresas especializadas

Algumas empresas são especializadas na geração de leads, então enquanto elas se preocupam com a prospecção e enviam leads qualificados, você terá apenas que pensar em como conquistar esse lead e finalizar a venda.

Em muitos casos é uma ótima opção. Por exemplo, se você tem uma pequena corretora de seguro de carro e um pessoal reduzido para prospectar clientes, fazer uma parceria com uma empresa especializada na cotação de seguro auto é uma opção interessante para focar somente no relacionamento com o cliente.

Qual a melhor forma de gerar lead?

Criar uma ferramenta para oferecer aos seus potenciais clientes é uma das melhores maneiras de geração de leads. Embora seja trabalhoso, você estará oferecendo algo prático e que vai ajudá-lo imediatamente. Para isso, você só precisa focar em um problema que a maior parte dos seus leads enfrenta e criar a ferramenta certa para ajudá-los.

Essa é uma estratégia para gerar leads para sua startup que, embora seja mais demorada, atrai muitos leads qualificados. Sem contar que eles terão uma melhor visão de sua startup.

Mas não se apegue apenas a uma única estratégia. Quanto mais diversificar, maior será a possibilidade de chegar aos potenciais clientes.

O próximo passo

Assim que você tiver uma base de leads aumentada, você tem que manter um bom relacionamento com seus clientes, já que não basta apenas gerar leads, certo?

Para isso você precisa garantir que, quando forem realizar compras, lembrem-se de sua startup. Que tal conversar com seus leads? O diálogo entre vocês poderá fazer muita diferença na sua base de potenciais leads.

Você pode usar a tecnologia a seu favor, utilizando uma ferramenta de automatização para aumentar o número de clientes e estar sempre melhorando a sua relação com cada um. Com isso o seu faturamento será ampliado e o sucesso virá.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o conteúdo sobre como implementar na sua empresa a metodologia 5S!

Por: Andréia Silveira, colaboradora do site Vemm.