franquiasApesar da crise que se instalou no Brasil nos últimos tempos, o mercado de franquias tem se mostrado inovador a ponto de não sentir queda das vendas, falta de dinheiro para o marketing, alta concorrência, entre outros desafios que vêm sendo enfrentados pelos empreendimentos.

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Saiba como inovar no mercado de franquias

Franquias podem adotar características diferenciadas para atrair mais clientes. Que tal conferirmos algumas dicas de como colocar isso em prática?

Apesar da crise que se instalou no Brasil nos últimos tempos, o mercado de franquias tem se mostrado inovador a ponto de não sentir queda das vendas, falta de dinheiro para o marketing, alta concorrência, entre outros desafios que vêm sendo enfrentados pelos empreendimentos.

Para quem está disposto a investir, o modelo franchising ainda é a melhor oportunidade no momento. Afinal, existem algumas estratégias eficientes para não deixar faltar inovação e para manter a rede de franquias a todo vapor, como veremos mais adiante.

Mas você deve estar se perguntando: como é possível buscar inovação no mercado de franquias, sendo que o modelo de negócio em questão já vem praticamente pronto para ser reaplicado e colocado em funcionamento?

A resposta é que o franqueado pode, sim, adotar características ousadas e diferenciadas para atrair e fidelizar mais clientes. Que tal conferirmos juntos algumas dicas de como colocar isso em prática?

Saia da sua zona de conforto e encare o mercado de franquias

O primeiro passo para buscar inovações em um mercado de franquias é reconhecer que você precisa colocar a mão na massa. Aliás, isso vale como filosofia para todas as áreas da sua vida. O mundo dos negócios, principalmente, precisa de pessoas que queiram empreender, mesmo quando se trata de um modelo que já vem “pronto” como é o caso do franchising.

Por mais que você ache que já sabe de tudo sobre o assunto e sobre o ramo em que está empreendendo, a verdade é que conhecimento nunca é demais. Então, não tenha preguiça de pesquisar, de estudar, de identificar nichos e desenvolver novas habilidades — como a de um líder de verdade, por exemplo.

Outra dica importante é buscar outros profissionais igualmente motivados — e criativos — que possam te ajudar na construção e no crescimento dos negócios que você escolher para investir.

Afinal, todos nós sabemos que é impossível ter um empreendimento de sucesso sozinho. Tenha ao seu lado bons colaboradores, que sejam capazes de identificar novas ideias e que estejam preparados para alcançar os objetivos do seu negócio junto com você.

Tenha foco em nichos de mercado

Muito se falou de colocar a mão na massa até agora, mas, sem foco, nenhum esforço traz resultados satisfatórios. Por isso, na hora de buscar uma franquia para investir, é bom que você faça uma pesquisa prévia sobre quais nichos de mercado estão mais em alta, para que não seja necessário se desdobrar demais para fazer dar certo.

O que se pode notar é que os setores de alimentação e saúde sempre têm seu público garantido, por exemplo, uma vez que são serviços essenciais para a garantia do bem-estar das pessoas. Se você focar em algum desses tipos de inovações que as pessoas tanto procuram para facilitar e melhorar suas vidas, talvez haja mais chances de obter o sucesso desejado.

Ainda, se você preferir, pode delimitar mais o direcionamento dos seus negócios, fazendo pesquisas de campo para descobrir em quais regiões o seu empreendimento tem mais chances de crescer satisfatoriamente.

Muitas franquias têm apostado, por exemplo, na interiorização de marcas e serviços. Existem muitas cidades menores carentes dessa oferta e talvez seja uma boa ideia desbravar esses locais.

Saiba antecipar algumas tendências

Além de escolher um foco certeiro para poder investir, também é interessante conhecer e seguir algumas tendências de mercado. Geralmente elas estão ligadas a novos comportamentos e estilos de vida dos consumidores, que procuram por mais inovação, tecnologia, responsabilidade socioambiental, entre outras características hoje fundamentais para o sucesso das marcas.

Portanto, estude quais são as últimas novidades que se relacionam à sua área de atuação. Talvez existam novas práticas e até mesmo facilitadores tecnológicos que podem revolucionar o mercado no seu setor. Atente-se a isso e inclua na sua franquia o que há de mais inovador para satisfazer ao máximo seu público-alvo.

Aprenda a pesquisar sobre as necessidades dos clientes

Por falar em público-alvo, é extremamente importante ter em mente que todas as inovações pensadas precisam estar de acordo com a necessidade e o desejo do cliente. Por isso, o contato com cada um deles é fundamental e deve ser feito de maneira personalizada e mais próxima possível.

Uma maneira simples de fazer isso é captando o contato do seu público, por meio de formulários, por exemplo. Neles, peça informações como o email e o WhatsApp principalmente, uma vez que essas são, hoje, os canais mais fáceis para entrar em contato, enviar promoções, informar sobre novos produtos ou qualquer outra coisa que possa interessar.

Ao captar os contatos dos clientes, você tem em suas mãos a ferramenta certa para descobrir do que eles mais gostam e o que querem. De quebra, ainda é possível criar programas de fidelidade ou de relacionamento, que tragam benefícios não só para eles como também para o seu banco de dados e informações.

Pense em modelos de negócios que atendam e conquistem o seu público

Lembra que falamos sobre centralizar esforços em um nicho específico de mercado? Pois é melhor que você pense nisso levando em consideração o público que quer atingir. A ideia principal é investir em algo em que as pessoas já confiam, por exemplo.

Quando você sentir essa firmeza com relação ao que oferece para o seu público, aí sim é hora de elaborar estratégias inteligentes que façam com que mais pessoas sejam conquistadas.

Uma boa dica para se conseguir isso é, por exemplo, sendo um integrante ativo da comunidade ao seu redor, para não só oferecer seus serviços como também para contribuir e acrescentar cada vez mais na vida dos seus clientes.

Adote um atendimento individualizado

Uma maneira bem simples de inovar no mercado de franquias é adotando uma maneira diferenciada de atender os consumidores. A cada dia que passa esse setor está se tornando mais personalizado e individualizado, à medida que os negócios entendem precisamente o que cada pessoa realmente deseja, quais são seus problemas e como é possível ajudá-las com os seus serviços.

O segredo é, então, investir pesado em uma boa comunicação externa, utilizando ao máximo as redes sociais, por exemplo, e qualificando seus colaboradores para que eles estejam, de fato, preparados para conversar e compreender seus clientes da melhor maneira possível. Com uma comunicação eficiente e bem preparada, é muito mais fácil atingir em cheio o seu público-alvo. Tenha certeza disso!

Invista em treinamento e capacitação de colaboradores

Já que tocamos no assunto de qualificação, é interessante aprofundar um pouco mais e dizer que treinamentos e capacitações são fundamentais para que a franquia esteja sempre funcionando a todo vapor.

Além disso, ter colaboradores preparados e um atendimento mais humanizado é uma das formas mais simples e fáceis de inovar. Portanto, nunca ache que é perda de tempo ou de dinheiro investir e incentivar a qualificação da sua equipe. Promova cursos, palestras, programas de capacitação, entre outras práticas para garantir a eficiência da sua equipe!

Organize eventos diferenciados da área para atrair seu público

Outra maneira de oferecer inovações para o seu negócio é trazendo a comunidade e o público-alvo para mais perto da franquia. Como? Organizando eventos interessantes sobre a área de atuação, de forma que eles possam participar, agregar conhecimento e, de quebra, conhecer mais a sua empresa e se fidelizar.

Palestras com grandes nomes em determinado assunto, workshops interessantes, oficinas e até mesmo eventos beneficentes são ótimas ações para aproximar o público da sua franquia. É importante apenas se atentar para o fato de que os eventos em questão devem ter um efeito de associação à marca ou franquia, para que as pessoas saibam exatamente onde procurar por produtos ou serviços relacionados quando estiverem precisando.

Tenha um propósito maior que o de ganhar dinheiro

É claro que os seus investimentos visam ao lucro para uma vida mais tranquila e confortável, mas esse não deve ser o seu maior propósito. Um empreendedor de verdade deve pensar além e querer algo que faça sentido para a sua vida, pelo menos.

Ganhar dinheiro é necessário, mas é interessante alinhar as propostas dos seus negócios no mercado de franquias com outros aspectos, como é o caso de uma causa interessante ligada à sustentabilidade, dando força para uma economia colaborativa. Pense no que te dá prazer e una isso ao seu trabalho.

Continue inovando sempre

Se o seu negócio começar em um ambiente de inovação, a ideia é tentar manter a cultura empresarial neste ritmo, sempre. O mindset da equipe — sua forma de agir e de pensar — deve sempre pensar em novas estratégias e ações para que o empreendimento nunca pare de seguir em frente e atender às novas demandas do seu público-alvo.

Para que a inovação se torne um hábito para a sua franquia, elabore um método de trabalho que valorize sempre a participação dos colaboradores, por exemplo. Assim, a empresa incentiva a busca e a sugestão de novas ideias para atingir metas e lançar novos desafios para o negócio.

É totalmente possível inovar no mercado de franquias, como pudemos notar. Com as estratégias corretas, alinhadas a um pensamento focado e uma mente aberta para novas ideias e possibilidades, não existe negócio que não deslanche e garanta sucesso.

E o segredo está em se renovar sempre, principalmente ao buscar por mais informações e aprendizados. Para te ajudar nisso, que tal assinar nossa newsletter e receber conteúdo relevante e novidades direto no seu e-mail?

Conteúdo produzido pela equipe Tribo Fitness