Finep

O que é e como conseguir o financiamento da Finep para o seu negócio

A Finep é uma das instituições que estão mobilizadas com a promoção de recursos financeiros, àqueles que precisam alavancar o seu negócio.

O processo de inovação é de extrema importância para o desenvolvimento de valores e soluções à nossa sociedade. Entretanto, às vezes ótimas ideias acabam esbarrando na dificuldade da falta de recursos. Neste sentido, a Finep é uma das instituições que estão mobilizadas com a promoção de recursos financeiros, àqueles que precisam alavancar o seu negócio.

Ficou interessado? Então descubra no post de hoje como e possível obter esse capital. Acompanhe!

Afinal, o que é Finep?

Fundada no ano de 1967 e sediada na cidade do Rio de Janeiro, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), é uma empresa de caráter público, com a finalidade de fomento ao conhecimento, ela financia o desenvolvimento de inovações nas áreas da ciência e tecnologia, realizadas por:

  • universidades;
  • institutos de tecnologia;
  • empresas;
  • instituições públicas e privadas.

A organização atua sob a visão de que, o encorajamento a novas ideias é a forma mais eficiente de alcançar a prosperidade econômica e social no país.

Por esse motivo, o seu principal objetivo consiste em capacitar o mercado brasileiro para enfrentar não somente a forte concorrência nacional, como também em nível global.

Além disso, a partir de 2012 a Finep também passou a oferecer apoio a fusões, incorporações, joint ventures e também para a implementação de uma primeira unidade industrial.

Como a empresa funciona?

Na execução dos seus programas, a Finep oferece apoio financeiro de caráter reembolsável, não reembolsável (quando o crédito não precisa ser devolvido) e de investimento.

Para conseguir o incentivo, os interessados devem apresentar suas propostas dentro de padrões previamente estabelecidos. Via de regra, eles utilizam as seguintes formas:

Fluxo Contínuo

Por esse mecanismo, as empresas visam financiamentos reembolsáveis para projetos na área de inovação, com a finalidade de atender suas demandas induzidas ou espontâneas.

Chamadas Públicas

As chamadas públicas são ações estruturadas, cuja seleção se dá por meio de competição pública. É um procedimento muito utilizado em programas de apoio com recursos não reembolsáveis e também nos programas de subvenção econômica.

Qual a diferença entre financiamento reembolsável e não reembolsável?

Os financiamentos reembolsáveis são aqueles realizados com recursos da própria Finep ou provenientes de repasses de outras fontes. E quem precisar desse tipo de crédito basta apresentar seus Planos Estratégicos de Inovação a qualquer tempo.

Enquanto os financiamentos não reembolsáveis provém de recursos do FNDCT – Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. As propostas deste modelo devem ser apresentadas em resposta a chamadas públicas ou encomendas especiais. E o capital deve ser destinado à instituições sem fins lucrativos.

Como conseguir o financiamento?

Primeiramente, a empresa ou entidade interessada deve entrar no site da Finep e selecionar alguns itens que caracterizam o seu perfil, a fim de conhecer qual o tipo de financiamento lhe cabe.

É importante destacar que a Finep não conta com intermediários para conceder financiamentos ou acelerar seus procedimentos internos; ela tem os seus próprios agentes credenciados. Além disso, não há cobrança de nenhum valor para enviar qualquer solicitação.

Apresentação da solicitação de financiamento

São diversas linhas de crédito oferecidas e para cada uma delas existem requisitos diferentes à concessão do financiamento.

Aos micro e pequenos empreendedores, por exemplo, há uma linha Inovacred Expresso, em que a instituição deve encaminhar seu pedido de acordo com formulário próprio desta modalidade, acompanhado de documento comprobatório de que a empresa se enquadra na modalidade escolhida.

Podem solicitar este financiamento – micro, pequenas, e empresas de pequeno porte; sendo elas de nacionalidade brasileira e com renda bruta anual de até 16 milhões de reais. Acima desse valor estarão habilitadas apenas aquelas cuja variação ocorra por motivos sazonais.

O que pode ser financiado

As financiadas não detém liberdade para usar o capital da forma que lhe for conveniente, mas apenas para compra itens considerados necessários às atividades de inovação, sendo eles:

  • softwares vinculados ao desenvolvimento do produto ou serviço;
  • serviços de consultoria tecnológica;
  • pateamento e licenciamento;
  • compra de tecnologia;
  • equipamentos nacionais ou importados;
  • serviços de marketing e comercialização

Qual apoio fornecido às startups?

Existe um programa específico para financiar os planos de crescimento das empresas de alto dinamismo tecnológico – o Finep Startup. Seu foco é cobrir o gap de apoio e financiamento desses negócios.

Contudo, não é qualquer uma delas que tem acesso a esse tipo de incentivo, mas apenas as atendam às seguintes condições:

  • enquadramento a área temática do edital;
  • empresa que preferencialmente já tenha concretizado suas primeiras vendas, ou esteja no mínimo na fase de protótipo ou testes dos seus produtos, processos ou serviços, tratando-se sempre de propostas inovadoras;
  • receita bruta de até R$ 3,6 milhões no ano corrente do edital;
  • realização do registro na Junta Comercial com, pelo menos, seis meses de antecedência da publicação do edital.

Ajuda financeira

As startups vencedoras do processo seletivo contarão com duas possibilidades de auferir recursos: a disponibilização de capital no limite de até 1 milhão de reais, conforme as necessidades da empresa, ou pela subscrição de participação no capital social, a famosa venda de ações.

Procedimento de seleção

A escolha dos beneficiários do programa Finep Startup realiza-se por meio de edital de seleção pública e percorre três etapas – análise de proposta, banca de seleção presencial e visita técnica.

Publicado o edital, as empresas que desejam concorrer ao financiamento devem submeter sua proposta eletronicamente, para que ela seja analisada por três especialistas, sendo 2 deles analistas da Finep e 1 externo.

A fase de apresentação para a banca de seleção presencial é executada em rodadas, com a participação de 75 empresas em cada uma. Neste momento 25 startups são eleitas ao recebimento do apoio.

Por fim, somente estarão aptas a ganhar o aporte oferecido pela Finep, aquelas que comprovarem na visita técnica a veracidade das informações fornecidas nas etapas anteriores.

Independente do tamanho do empreendimento, a missão da Finep é tornar realizável projetos que não dispõe do aporte financeiro suficiente para progredir, e com tal responsabilidade, ela não está beneficiando apenas o setor empresarial, mas sim toda a sociedade.

Gostou deste post? Já conhecia essa alternativa de financiamento e as formas de conseguir o referido subsídio? Aproveite para ler também o nosso artigo O que é necessário para conseguir um financiamento da Finep.