Feira do Empreendedor

Saiba como funciona a Feira do Empreendedor do Sebrae

A Feira do Empreendedor é uma criação do Sebrae para fomentar o empreendedorismo no Brasil há mais de 20 anos. O evento conta com cursos, palestras, consultoria e expositores para tirar sua ideia do papel. Saiba tudo sobre ela a seguir!
Cursos de Marketing Digital para empresasPowered by Rock Convert

Todos os anos, o Sebrae realiza a Feira do Empreendedor em vários estados brasileiros, sempre com contexto voltado para a economia local.

Para quem já empreende ou quer empreender, é um dos principais eventos do ano, se não o principal, pela quantidade de conteúdo e oportunidades de negócios que surgem na Feira.

Se você não conhece o evento e nunca participou dele, não sabe a quantidade de ganhos que está deixando de coletar. Saiba mais sobre a Feira a seguir e descubra porque você deve participar dela anualmente!

O que é a Feira do Empreendedor?

A Feira do Empreendedor é um evento realizado pelo Sebrae há mais de 20 anos com o objetivo de incentivar o empreendedorismo no Brasil.

Como as oportunidades econômicas não são as mesmas em todos os lugares do país, o Sebrae realiza o evento diferentes estados brasileiros, sempre adaptando o conteúdo a realidade local.

A Feira do Empreendedor serve, portanto, como um espaço para fomentar o empreendedorismo nacional e gerar negócios.

Nela, são firmadas parcerias, compras de máquinas e palestras para ajudar empreendedores a expandir seus negócios, além de auxiliar quem quer empreender a dar o primeiro passo.

Como cada edição da Feira é realizado em um lugar diferente, é importante acompanhar o site oficial do evento para saber quando e onde ele terá lugar a seguir. 

Por que participar da Feira do Empreendedor?

Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo no Brasil, a Feira do Empreendedor oferece uma série de razões para quem quer sair do lugar e abrir seu próprio negócio, expandir sua empresa ou aumentar o faturamento.

Confira a seguir algumas das razões para garantir seu lugar no evento!

Oportunidades de negócios

Para quem já tem uma empresa, a Feira do Empreendedor oferece uma série incrível de oportunidades de negócios.

Para os visitantes, é a chance de conhecer novas tecnologias, serviços ou recursos para aumentar suas vendas e faturamento.

Na Feira, é possível conhecer centenas de expositores diferentes, dos mais diversos tipos de produtos ou serviços, e fechar negócios com eles para beneficiar a sua própria marca.

Já para os expositores, é uma chance única de apresentar suas máquinas, serviços ou produtos para dezenas de milhares de empreendedores e potenciais clientes.

Quem trabalha com Marketing, por exemplo, tem uma chance de ouro de apresentar seus trabalhos na Feira do Empreendedor e conquistar uma carteira de clientes inteiramente nova.

Formalização da empresa

Uma das áreas mais visitadas em todas as Feiras do Empreendedor é o setor de formalização de empresas.

Nela, centenas de consultores do Sebrae oferecem ajuda e tiram dúvidas sobre como formalizar empresas que se encontram informais no mercado atualmente.

Criar a primeira empresa

Para quem quer empreender, mas está sem ideias ou com medo de sobra, a Feira do Empreendedor é o recurso perfeito para sair da procrastinação e dar o primeiro passo rumo a independência financeira.

Lá, os consultores do Sebrae estão prontos para ajudar os interessados a seguir todos os passos necessários para abrir uma empresa e finalmente começar a empreender.

Além de ajudar com a documentação necessária em cada caso, os consultores estão prontos inclusive para ajudar com a elaboração de planos de negócios e gestão financeira da empresa recém-criada.

Networking

A Feira do Empreendedor oferece uma oportunidade única para qualquer pessoa que empreende: a de criar contatos e conexões com algumas das melhores cabeças da região.

Powered by Rock Convert

Um dos principais ganhos para os visitantes e expositores da Feira é a troca de informações e contatos com outros empreendedores no local. 

O Networking realizado no evento é da melhor qualidade e é essencial para quem quer crescer.

Quais as principais atrações da Feira?

Como qualquer outro evento de grande porte, a Feira do Empreendedor conta com uma série de atrações de alto nível para seus visitantes.

Como cada evento é diferente e adaptado para a região onde é realizado, não há um calendário de atrações fixo, mas elas se dividem em três grandes tipos. Veja quais a seguir!

Palestras e capacitação

Para ajudar no fomento do empreendedorismo, a Feira do Empreendedor reúne dezenas de opções de palestras e cursos para capacitar quem quer começar uma empresa ou quem já tem uma.

Os conteúdos são diversos e muito abrangentes. Sempre há material disponível para iniciantes, elucidando dúvidas básicas ou ensinando o bê-a-bá da gestão de negócios, plano de crescimento e organização financeira.

Ao mesmo tempo, a oferta de conteúdo especializado para quem já empreende também é bem grande, ajudando a resolver dores específicas e apresentando novas tecnologias ou recursos para aumentar o faturamento dos empreendedores.

Expositores

As empresas expositoras estão entre os grandes atrativos de cada edição da Feira do Empreendedor.

São centenas de empresas (na edição de São Paulo em 2019 serão mais de 500) oferecendo seus conhecimentos, máquinas, serviços e recursos para ajudar outras companhias a crescer.

Os expositores variam de edição a edição, claro, mas sempre há um produto ou serviço para solucionar uma dor específica, otimizar uma linha de produção ou diminuir os custos de operação de uma empresa.

Encontro com investidores

O Sebrae costuma realizar diversos encontros com investidores na sua Feira do Empreendedor. 

Essas reuniões são excelentes oportunidades para startups e ou quem quer ser empreendedor de apresentar suas ideias para uma banca de investidores e levantar capital para tirar o conceito do papel.

Como participar da Feira do Empreendedor?

Com tantas atrações e conteúdos importantes para o empreendedor, o ingresso para a Feira deve custar uma fortuna, não é mesmo? Na verdade, não. Pelo contrário: é completamente gratuito.

Para participar da feira como visitante, você não paga nada. Basta se inscrever no site oficial para obter um crachá para usar nos dias do evento.

Já para quem quer ser expositor e aproveitar as oportunidades de negócio do evento, é preciso enviar uma proposta de compra de um estande na Feira.

O valor do estande depende do local onde o evento será realizado e da estimativa de público que o Sebrae espera receber. 

Para ser aprovada como expositora, a empresa precisa precisa cumprir uma série de requisitos determinados pelo Sebrae, como oferecer serviços ou produtos para mais de um setor econômico, ter mais de 1 ano e outros.

Por fim, quem quiser participar do encontro com investidores também teve preencher um cadastro que será avaliado pela organização. 

Além disso, os interessados receberão algumas tarefas para cumprir, também avaliadas pela organização.

Os 40 projetos melhor avaliados (20 na categoria de Impacto Social e 20 na categoria de Inovação) serão convidados para se apresentar no encontro com investidores.

Viu como a Feira do Empreendedor é um evento incrível e uma oportunidade sem igual para você sair do lugar e alçar voos maiores? Então não tem mais desculpa para não participar da próxima edição dela.

Se você busca se capacitar mais para empreender ou oferecer seus serviços, a Feira do Empreendedor é só o primeiro passo. O próximo é se matricular no Pacote de Cursos de Marketing Digital da Universidade Rock Content para aprender como se posicionar adequadamente no mercado!