relógio para contar o tempo do expediente

O que fazer nos últimos 10 minutos de expediente?

Separamos, a seguir, alguns pontos que podem ser explorados em seus últimos 10 minutos de expediente. Confira!

Você sabia que grande parte da falta de produtividade de um empreendedor é não ter um planejamento organizado de tarefas e compromissos? Pois é, e uma das saídas mais práticas para conseguir otimizar melhor suas atividades é se habituar a dar uma atenção especial aos 10 minutos finais do seu expediente de trabalho.

Por que eles são tão importantes? Ora, é nesse momento que você deve parar e rever tudo o que foi realizado naquelas 8 horas e também preparar os principais afazeres para o dia seguinte.

Parece pouco, mas adquirir esse hábito pode fazer muita diferença na sua rotina. Empreender é um exercício diário, por isso, as tarefas e projetos devem ser tratadas com foco no presente.

Separamos, a seguir, alguns pontos que podem ser explorados em seus últimos 10 minutos de expediente. Confira!

Atualize sua lista de tarefas

Trabalhar com uma lista de tarefas, desde que ela seja simples e direta, ajuda muito na melhora da produtividade. Existem várias ferramentas, entre elas as chamadas “to do lists“, que podem lhe ajudar bastante na organização de sua rotina.

Coloque nessa lista todas as suas pendências e diariamente vá marcando as que foram cumpridas e as que deverão ser feitas no dia seguinte. Ter isso em mente, vai evitar que você perca muito tempo relembrando mentalmente tudo o que já foi desenvolvido e o que ainda não foi realizado.

Organize sua mesa

Organizar a mesa pode parecer uma ação banal, mas que ajuda muito a manter uma vida empreendedora mais ativa e dinâmica. É muito comum ver empreendedores, por serem em sua maioria criativos, com mesas desorganizadas.

Porém, depois de algum tempo, manter esse hábito vai fazer você cair em muito sua produtividade ao tentar achar uma informação importante. Além do mais, manter esse ambiente externo organizado possibilita uma melhor visualização do que é prioridade e clareia o pensamento.

Anote seus principais pensamentos

Manter a mente cheia em excesso é um grande risco para a saúde. É inevitável que uma pessoa de negócios tenha muitas coisas a se pensar, pois deve estar presente em todas as etapas do seu negócio, garantindo o bom funcionamento do todo.

Além disso, deve propor também saídas e inovações constantes, negociar com fornecedores, encontrar novos parceiros etc. Isso pode ser muito estressante e afetar o seu equilíbrio pessoal se não compartilhado.

Para evitar passar por desgastes, é aconselhável anotar, ao final do expediente, todos os principais pensamentos do momento — essa é uma ótima forma de diminuir a ansiedade e clarear as situações.

Dê um “até logo” amigável a seu time

Como líder, é imprescindível que o empreendedor mantenha seu time motivado e engajado nos objetivos e metas propostos em seu negócio. Fazer desse estímulo uma prática diária é um avanço e tanto no caminho para o sucesso. Por isso, aproveite esse tempo para se despedir de forma amigável de seu time!

Uma dica: se você possui grandes times e seus colaboradores estiverem todos muito concentrados, é preferível que você se despeça dos que estão apenas ao seu redor — isso evita que você atrapalhe o foco de todos.

Gostou de saber melhor como os últimos 10 minutos de seu expediente podem ser utilizados para otimizar sua produtividade? Tente aplicar essas dicas em seu dia-a-dia e colha os melhores frutos!

Se você gostou desse conteúdo, acredito que pode gostar também de ler “13 erros mais comuns de gerentes que afastam colaboradores brilhantes”!