empreendedor realizando a expansão de negócios

Expansão de negócios? Um e-commerce pode ser a solução

Quer descobrir como o e-commerce pode ser vantajoso para o seu negócio? Continue lendo e confira!

Talvez você possua uma loja física e esteja procurando maneiras de levar o seu negócio a outro patamar. A solução encontrada por muitos, nesse caso, é abrir filiais na região. Porém, você já considerou montar um e-commerce? Ele pode ser uma excelente opção para a expansão de negócios.

Com tantas ferramentas digitais que surgiram nesses últimos anos, abrir uma loja virtual não é mais aquele bicho de sete cabeças. É claro que será necessário se dedicar ao novo empreendimento, entretanto, essa alternativa é totalmente viável.

Se você tem um comércio, seja qual for o segmento, possui produtos e fornecedores, então não há motivos para não investir no e-commerce. Dessa forma, você consegue fazer a expansão do seu negócio e atingir um público diferenciado, coisa que não seria possível apenas com o estabelecimento local.

Quer descobrir como o e-commerce pode ser vantajoso para o seu negócio? Continue lendo e confira!

A virtualização do mercado

Precisamos aceitar que o hábito dos consumidores mudou. Quem começa a sua jornada de compras no comércio eletrônico, dificilmente para por aí. Uma das principais razões é a comodidade.

Aquela velha desconfiança que as pessoas tinham em fazer compras online está cada vez mais rara. Com todos os métodos de pagamento seguros disponíveis, que reembolsam o consumidor caso dê algum problema, os usuários puderam se sentir mais protegidos.

Conseguimos perceber essa tendência em diversos segmentos. No comércio da música, por exemplo, poucos ainda se aventuram em comprar mídias físicas. O Spotify está aí para suprir essa necessidade. Ao pagar uma mensalidade, o usuário tem em mãos inúmeras opções de bandas e faixas.

O Netflix é outro exemplo que deu certo. Antigamente, tínhamos que nos deslocar até a videolocadora para ter acesso a filmes e séries. Hoje, com apenas alguns cliques conseguimos ter acesso a um grande acervo deles.

Quem tem ganhado com essa nova prática é o mercado de nicho. Há alguns anos, era impensável criar uma loja na cidade para vender produtos destinados a um segmento relativamente pequeno. No entanto, atualmente, temos as lojas virtuais. Com um investimento menor, é possível oferecer produtos de nicho e lucrar com eles.

Facilidades das lojas virtuais

Agora, os mais beneficiados pela digitalização, sem dúvidas, fomos todos nós. Além de surgirem novos empreendedores, as transações online facilitaram as nossas vidas em diversos aspectos. Confira abaixo algumas dessas facilidades.

Deslocamento

Esse é um dos primeiros pontos levados em consideração por quem decide fazer uma compra online.

Nem sempre é fácil pegar um ônibus, ou tirar o carro da garagem, e se deslocar até o centro da cidade para procurar produtos. Sem contar a pesquisa de preços. Às vezes temos que andar de loja em loja em busca dos menores preços e melhores condições. Portanto, as lojas virtuais vieram para solucionar esse problema.

Conveniência

Especialmente após o surgimento dos smartphones, fazer compras nunca foi tão fácil.

Imagine que você está conversando com um amigo no bar e, no meio da conversa, ele fala que surgiu uma promoção de um produto que você tanto queria, por tempo limitado, na loja X. O que você faz? Saca o aparelho do bolso e garante o seu item antes que ele acabe.

Ausência de vendedores

Talvez você não concorde com esse item, mas o fato é que muitos se incomodam com vendedores insistentes. Claro que nem todos os vendedores são assim, mas é comum vermos alguns deles tentando nos empurrar serviços e produtos dos quais nem precisamos.

Quando você está atrás de um aparelho fazendo as suas compras, não há ninguém para interromper esse momento.

Comentários e avaliações

Você é daqueles que pergunta ao vendedor se o produto é bom mesmo? Bem, no fundo sabemos ele é suspeito para falar, afinal de contas, ele precisa vender. Porém, dificilmente compramos às cegas, sem o parecer de alguém.

No ambiente digital, podemos ver as opiniões e avaliações de diversos clientes. Dessa forma, é possível analisar a compra com mais clareza. Se você fizer um excelente trabalho, os usuários farão questão de promover a sua marca, tornando-se promotores de negócios.

E-commerce como ferramenta de expansão de negócios

Existem aqueles que nasceram no e-commerce e hoje possuem um nome forte no mercado. Outros viram o ambiente digital como uma oportunidade para expandir o seu negócio. Em alguns casos, essa estratégia deu tão certo que não é possível dizer qual o canal de vendas principal da empresa.

É preciso saber, no entanto, que a loja online funciona de maneira diferente da física. Enquanto a primeira precisa das ferramentas de marketing digital para atrair os clientes, o estabelecimento físico necessita de outros cuidados, como escolher o ponto ideal. Contudo, elas devem estar integradas.

omnichannel é um conceito que propõe a integração do online com o offline, ou seja, sua loja virtual deve conversar com a não virtual. É importante que o usuário não veja a diferença entre esses canais. Com isso, você oferecerá uma experiência única para os clientes.

Seu site de e-commerce, por exemplo, deve ter um layout que combine o visual da loja. Todos os elementos devem ser estar em consonância, pois, assim como nós temos uma personalidade própria, não pode ser diferente com a sua marca.

Além da identidade visual, todas as demais ações precisam estar integradas, como o seu atendimento, por exemplo. Ao contar com uma equipe treinada e ferramentas para a gestão de clientes, os resultados serão positivos. Um painel administrativo para gerenciar seus canais é a solução recomendada para melhorar o desempenho das equipes.

O omnichannel deve ser utilizado por todos que possuem mais de um canal de vendas; no entanto, em alguns segmentos, ele se mostra ainda mais vantajoso.

Vamos supor que você tenha uma loja de roupas e expanda o seu negócio abrindo um e-commerce. O cliente pede uma peça pela internet e, quando a encomenda chega, ela não serve ou ele não gosta por qualquer motivo. Nesse caso, ele pode ir até o estabelecimento mais próximo, provar outras peças e fazer a troca.

Benefícios e vantagens

Já falamos anteriormente sobre as facilidades que a loja virtual proporciona aos consumidores, mas os empresários também desfrutam de vários benefícios. Se você está considerando o e-commerce para expandir o seu negócio, confira algumas razões que separamos.

A marca já é conhecida pelo público

A maior dificuldade de quem começa um e-commerce é se tornar conhecido. Para conseguir essa visibilidade em pouco tempo, o empreendedor precisa investir uma boa quantia em publicidade.

Quem já está no mercado antes de entrar no digital, tem a vantagem de ser conhecido pelo público. Mesmo que esse reconhecimento se limite a sua região, você sairá na frente de muitos.

A comunicação é mais eficiente

Além da sua plataforma de vendas, para o e-commerce funcionar, você deverá estar inserido em outros canais digitais, como as redes sociais.

A pessoa que fará a compra em seu e-commerce, obviamente, estará presente no ambiente online. Se você utiliza o e-mail, as redes sociais e chats, consegue se comunicar melhor com os clientes. Como sabemos, não é cômodo ir até a loja ou fazer ligações frequentes para falar com o responsável. As mídias online cumprem bem essa função.

Há diversas ferramentas digitais

Uma das grandes vantagens das lojas virtuais é contar com ferramentas para diversas finalidades, como ter acesso às informações dos clientes. O Google Analytics permite que você conheça o público de maneira precisa. Dessa forma, a sua estratégia de marketing será mais eficaz, pois atingirá as pessoas certas.

Vale a pena também investir em ferramentas de teste A/B. O intuito é comparar duas versões de uma página de vendas, ou qualquer outro elemento do e-commerce, para saber qual apresenta a melhor performance. Para isso, o tráfego será dividido para cada versão e, após um determinado período, você fará a comparação dos resultados.

O alcance é maior

Se você quer expandir seu negócio, significa que precisa atingir mais pessoas. Para esse objetivo, não há opção melhor que a internet.

Por meio de anúncios patrocinados, como os do Google AdWords ou Facebook Ads, você fica visível para quem você quiser por um valor significativamente menor que aqueles praticados nas mídias tradicionais. Basta segmentar seus anúncios de acordo com o perfil do público e escolher a região onde será exibida.

A loja funciona 24 horas

Além de romper as barreiras geográficas, o tempo deixou de ser um empecilho com a chegada da internet. Você é daqueles que não pode fazer compras no horário comercial? Não tem problema, o e-commerce funciona o dia inteiro, e você nem precisa pagar hora extra para os funcionários.

É possível ter um estoque funcional

É fundamental ter produtos disponíveis quando se tem uma loja física. Se o potencial cliente olhar a amostra do produto e, ao solicitá-la, ser informado pelo vendedor de que não há mais disponível, acaba gerando um desconforto para ambos.

Nas lojas virtuais, os usuários estão cientes que leva um tempo para receber a encomenda. Até mesmo porque, quando você precisa de algo imediato, procura os estabelecimentos físicos.

Claro que é importante ter um estoque para o seu e-commerce, mas ele pode ser funcional. Nesse caso, você terá de firmar parcerias com os fabricantes e reduzir o volume de itens em seu estoque. Assim, ele será abastecido de acordo com a demanda.

Como você pode perceber, o e-commerce dá outras possibilidades que seriam impossíveis em um estabelecimento físico. Portanto, antes de pensar em abrir novas filiais para a expansão de negócios, considere o ambiente virtual. Com um pouco de planejamento, você pode obter as vantagens do offline e do online.

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Conteúdo produzido pela equipe da VTEX!