exercícios de empreendedorismo

5 exercícios de empreendedorismo para exercitar a mente

Listamos 5 tipos de exercícios de empreendedorismo para que você possa executar suas ideias com mais facilidade e se tornar um empreendedor de sucesso.

Muita gente acha que ser empreendedor depende apenas do talento nato. É claro que um pouco de talento não faz mal a ninguém e ajuda muito nessa jornada, mas empreender está muito mais ligado a colocar a mão na massa do que à questão de nascer predestinado a isso.

A inovação e a gestão, que são habilidades necessárias nessa carreira, dependem muito mais de dedicação do que simplesmente de um talento ou uma vocação.

Por isso, listamos neste post 5 tipos de exercícios de empreendedorismo para que você possa executar suas ideias com mais facilidade e entrar no caminho de se tornar um empreendedor de sucesso. Confira!

1. Jogos que incentivam a liderança

Bons exercícios de empreendedorismo para treinar a mente são aqueles que incentivam e fortalecem a liderança. As dinâmicas de grupo que incentivam esse desenvolvimento são bons exemplos desse tipo de atividade.

Também é interessante chamar os amigos para resolver um problema empresarial que seja real. Nesse tipo de jogo é possível encontrar uma solução para a questão por meio da proposição de ideias e da condução do grupo de colaboradores.

2. Jogos que envolvem o raciocínio lógico

Outra maneira de exercitar o empreendedorismo é por meio do desenvolvimento do raciocínio lógico, outro atributo essencial para qualquer empreendedor.

Nesse sentido, é possível também buscar por jogos que sejam mais simples, como o jogo da memória ou os aplicativos de celular que possuem esse objetivo. Basta encontrar qual tem mais a ver com o seu perfil.

3. Exercícios que fortalecem a inovação

Buscar exercícios que fortalecem a inovação é algo que pode ajudar o empreendedor a desenvolver esse lado, que também é considerado essencial para a sua carreira — principalmente no que diz respeito a colocar em prática as suas ideias.

Sendo assim, há várias maneiras de fazer isso. Algumas sugestões são:

  • separar um período do dia somente para pensar em ideias inovadoras;
  • fazer seções de brainstormings constantemente;
  • criar pastas e repositórios de artigos que você ache interessante para consultar quando for pertinente;
  • ler livros, revistas e jornais;
  • registrar sempre qualquer ideia que tiver, mesmo que ela seja inusitada e pareça impossível de ser colocada em prática.

4. Exercícios para a criatividade

Na mesma linha dos exercícios de fortalecimento da inovação existem muitos outros que são focados na criatividade.

Um desses exercícios é pensar em usos alternativos para qualquer objeto. Se o lápis é o objeto escolhido, por exemplo, é possível pensar que ele pode ser utilizado para escrever, amarrar o cabelo, equilibrar um prato, servir como baqueta, entre outras funções.

Há muitos outros exercícios que podem ser pertinentes para essa finalidade, desde a resolução de desafios até as famosas palavras cruzadas. Basta encontrar algum que seja divertido para você e começar a praticar!

5. Meditação

Por fim, saiba que meditar também pode ajudar bastante a desenvolver o espírito empreendedor, pois a rotina desse profissional é muito corrida e pode vir a ser estressante.

Portanto, é preciso esvaziar a mente para que ela não fique sobrecarregada. Saiba que essa prática pode ser feita por qualquer um e que não está ligada a nenhuma religião. Basta apenas parar por um tempo, respirar e relaxar!

Agora que você já conhece alguns exercícios de empreendedorismo, entenda um pouco mais sobre o mundo da publicidade!