Exemplo de crowdsourcing: Mega LipDub no Enej Sigma

No último fim de semana participei como palestrante no ENEJ Sigma (Encontro Nacional de Empresas Juniores), que aconteceu em Foz do Iguaçú.

No último fim de semana participei como palestrante no ENEJ Sigma (Encontro Nacional de Empresas Juniores), que aconteceu em Foz do Iguaçú.

O evento foi muito, muito bom por diversos motivos. Mas teve um que me chamou muito a atenção: o LipDub.

O quê?

Pois é, foi o que perguntei e me explicaram: “LipDub é um tipo de vídeo que combina sincronização labial e dublagem de áudio para produzir um videoclipe musical” (obrigado, wikipedia!). No caso do ENEJ, eles fizeram a gravação de uma vez só – muy tenso!

Basicamente eles juntaram alguns ‘clássicos’ da música brasileira e mobilizaram algumas centenas de pessoas para a produção do vídeo. Além do resultado ter ficado show de bola, achei muito bacana como eles conseguiram juntar essas centenas de pessoas para um resultado único – o que torna isso um exemplo bem prático de uma multidão trabalhando para algo comum.

Confira aqui o vídeo:

Tenho certeza que nosso amigo Rafael Zatti, o Mago do crowdsourcing no Brasil, vai ficar muito feliz ao ver esse vídeo.

E, claro, fica aqui um parabéns pro pessoal da organização do ENEJ Sigma e da Brasil Júnior pelo LipDub e pelo evento. Mandaram benzásso!

Grande abraço,
Luiz Piovesana (“Power Rangers têm a força!!! Juntos eles formam o poderoso MegaZord“)

p.S.: aqui uma homenagem à comissão do evento, que se inspirou nos ‘poderosos power rangers’: