estratégias de mídias sociais

7 estratégias de mídias sociais para comerciantes brilhantes!

Quer ter sucesso nas suas estratégias de mídias sociais? Não deixe de continuar a leitura.

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Gestão financeira, gerenciamento de equipe e desenvolvimento da empresa. São muitos os desafios de um empreendedor. Por isso, muitas vezes não é tão simples investir tempo e dinheiro em determinadas estratégias.

Quando falamos sobre mídias sociais muitas dúvidas podem pairar na sua cabeça. Afinal, apesar de terem tomado conta do mercado, muitas empresas não sabem como investir nelas de maneira efetiva.

É aí que está sua oportunidade! Com tantas empresas utilizando desses canais sem aproveitar seu imenso potencial, você pode fazer diferente!

Quer garantir resultados incríveis com as redes sociais? Confira essas estratégias de mídias sociais para comerciantes brilhantes:

Seja humano

Ainda que estejamos na era da transformação digital, em cada ponta da maioria de nossas relações está um ser humano. É fundamental lembrar-se disso a todo momento, seja ao responder um comentário ou ao atender alguma mensagem na caixa de mensagem.

Essa dica é extremamente valiosa também ao planejar sua estratégia nas redes sociais. Todo conteúdo postado deve compreender que atrás de qualquer tecnologia existe uma pessoa, que não quer se sentir pressionada a comprar a todo momento.

Invista em publicações que vão de forma objetiva ajudar sua persona. Conteúdos que vão suprir suas dúvidas e criar vínculos com sua marca. Além disso, nunca se esqueça de uma das principais regras do Marketing de Conteúdo: 80% das vezes você soluciona uma dor de seu consumidor, e apenas 20% delas você cita sua marca e/ou seu produto.

Invista de verdade

Nenhum resultado vai aparecer sem muito esforço.

Ao embarcar em uma estratégia de redes sociais você tem que entender que seus resultados são equivalentes a sua dedicação. Investimentos são extremamente necessários!

Não estamos falando de investir milhares de reais nas suas redes sociais. O maior investimento que você pode fazer é o seu tempo, cada etapa de sua estratégia requer cuidados especiais. O planejamento deve ser feito com muito cautela, enquanto a análise de resultados deve ser meticulosa e assim por diante.

Se dedique a fazer tudo da forma mais efetiva possível e sempre pensando em seu público. Se isso acontecer, é impossível que seus investimentos não gerem resultados.

Construa uma Brand Persona

Você provavelmente conhece seus consumidores. Mas você entende seus hábitos de consumo e como sua personalidade pode afetar sua marca?

É essencial entender profundamente quem acompanha sua marca, especialmente quando falamos de redes sociais. Afinal, você produzirá conteúdo para eles, e quer que eles engajem com sua empresa.

Um passo importante a ser dado é a construção de buyer personas, que são representações fictícias do seu público-alvo. No entanto, esse tipo de persona não é a única que você pode criar. As brand personas são tão importantes quanto, mas nem todo mundo as conhece.

Uma brand persona é a personificação de sua marca. Representa o que é sua empresa, sua missão na sociedade e seus valores. Ela vai guiar o tom em que você vai conversar com seus seguidores e como sua empresa será vista.

Imagine sua marca como uma pessoa, como ela seria? Comece criando sua persona por aí, e lembre-se sempre da essência de seu empreendimento.

Dinamize seu conteúdo

Uma das melhores maneiras de se conquistar mais seguidores e conseguir engajá-los é produzindo conteúdos dinâmicos.

Gifs, vídeos e infográficos são extremamente poderosos e devem ser seus aliados. Não só são formatos de publicações que chamam a atenção de seu leitor, mas também são valorizados pelo algoritmo do Facebook. Este que determina quem e quantas pessoas suas postagens irão alcançar.

Além disso, o próprio Facebook oferece para você diversas maneiras de fazer um post. Uma das maneiras mais conhecidas são as postagens em formato carrosel:

estratégia de mídias digitais: facebook carrossel

Que como você pode ver são maneiras dinâmicas de expor seus produtos e estimular a conversão de seus usuários.

Apostar em formatos diferenciados de engajar seu público irá refletir no crescimento da visibilidade da sua marca, então nunca pare de testar!

Teste sempre que puder

Muitas vezes por nossos perfis nas redes sociais estarem expostos a um grande número de pessoas, temos medo de errar. No entanto, qualquer bom empreendedor sabe que errar te faz crescer, e no mundo do marketing digital isso não é diferente.

Por isso é importante testar sempre, afinal você não sabe o que vai agradar o seu público a não ser que você teste aquilo. Quanto mais você aplicar testes em sua estratégia, mais conseguirá aperfeiçoar suas publicações e engajar seus leitores.

Faça testes de legendas, de imagens, dinamize seu conteúdo e não se esqueça de sempre analisar seus resultados. Assim você poderá entender o que está performando melhor e continuar investindo em seus pontos fortes.

É importante ressaltar que os erros cometidos são de adequamento ao seu público. Desleixos como erros gramaticais ou de posicionamento de sua marca podem prejudicar muito a imagem de sua marca. Por isso, esteja sempre atento!

Não perca oportunidades

Assim como no mundo dos negócios, nas redes sociais timing é tudo! Qualquer chance perdida de engajar com seu público pode te custar várias oportunidades.

Qualquer bom empresário está sempre atento às notícias e isso vai vir muito a calhar em sua estratégia. Isso porque qualquer novidade relevante ao seu público pode se tornar uma publicação em suas redes sociais.

Imagine seu perfil sendo o primeiro a notificar seus seguidores de que o Nubank abrirá contas bancárias, ou que o WhatsApp Business vai finalmente acontecer? Incrível não é mesmo?

Estando atento a tudo que acontece, especialmente em assuntos relevantes para sua persona, pode te trazer resultados incríveis. Então, assine muitas newsletters, acompanhe canais de notícias e esteja pronto para fazer a postagem perfeita.

Monitore sua imagem

As coisas no ambiente digital podem rapidamente sair do controle, e você com certeza não quer ver sua marca envolvida em nenhum conflito.

Apesar de parecer inevitável que todas empresas um dia estarão envolvidas em alguma polêmica, existem muitas coisas que podem ser feitas para evitar isso. Sendo uma das principais o monitoramento de sua imagem.

Reserve um tempo em sua rotina para checar suas notificações, as menções de sua marca e os comentários em suas publicações. Tudo isso te dá uma ótima percepção sobre como sua empresa está sendo vista pelo público.

Além disso, te dá a oportunidade de transformar qualquer situação desfavorável em uma vitória para sua empresa. E sabemos que não há nada melhor do que ser amado nas redes sociais.

Agora que você já conhece todas essas estratégias sabe como as redes sociais são importantes para sua empresa estar um passo mais próximo de conseguir seu sucesso.

Não só seus resultados irão crescer exponencialmente, mas o fortalecimento de sua marca será visível assim que sua estratégia começar a rodar. E se você quiser entender ainda mais a fundo como gerenciar sua imagem e como sua marca é vista, confira nosso ebook completo sobre branding.

  • Dora Mart

    A principal estratégia é a disponibilidade de qualidade de um logotipo e a capacidade de sua constituição,como é feito aqui é esses caras: https://www.logaster.com.br/gallery/