Entrevista: Simon Olson sobre capital de risco (venture capital)

Simon Olson é um dos gestores da FIR Capital. Formado com grau de Júris Doctor pela Northwestern University School of Law e, antes de assumir sua posição na FIR Capital Partners, atuou como Diretor Geral da Galt Capital. Simon também trabalhou como associado no grupo de start-ups da Fenwick & West, uma das consultorias jurídicas especializadas em Alta Tecnologia mais conceituadas de Palo Alto, Califórnia.

Na FIR Capital, Simon teve atuação essencial na venda da empresa de portfólio Akwan para o Google, Inc, e liderou os esforços da empresa em sua associação com a Draper Fisher Jurvetson.

1. Quais são as características que investidores procuram em startups?

  1. Uma boa equipe
  2. Uma boa equipe
  3. Uma boa equipe
  4. Uma boa equipe
  5. O tamanho do mercado
  6. Características de crescimento da empresa (exponencial Vs. aritmética)
  7. Vantagens competitivas (defensibilidade)
  8. Potencial de saída
  9. Estar no lugar certo, na hora certa
  10. Uma boa ideia

É importante entender que, tirando os 4 primeiros pontos, a lista é horizontal ao invés de vertical, ou seja, não existe uma ordem – todas as características são de igual importância.

2. Ir atrás de investimento é algo necessário para qualquer startup?

Não. Por dois motivos.

Primeiro, vamos distinguir os motivos pelos quais empresas procuram capital de risco: algumas empresas o buscam para ajudar no recrutamento, conseguir novos clientes-chave, pra ajudar a alcançar uma saída etc. Procurar capital pra crescer é só uma de uma dúzia de razões pelas quais uma empresa procura financiamento por capital de risco.

Segundo, é preciso diferenciar os tipos de empresas que são apropriadas para esse tipo de financiamento, já que existem muitas que ou não precisam disso, ou não são apropriadas. Por exemplo, se você tem um blog popular e está satisfeito ganhando dinheiro com anúncios, então por que você iria atrás de capital de risco? Não faria sentido. Por outro lado, talvez você tenha uma empresa grande, lucrativa, mas precisa de expertise para levar a empresa para um patamar acima – nesse caso, apesar de você não precisar do dinheiro, você pode querer o capital de risco para ganhar acesso ao expertise que investidores têm.

3. Uma empresa deve aceitar investimento do primeiro investidor que aparecer? O perfil do investidor faz muita diferença?

Não! Se você está contratando uma pessoa para sua empresa, você contrata a primeira que aparece ou entrevista vários candidatos? A parceria entre empreendedor e investidor é como casamento – na alegria e na tristeza, até que a morte os separe. Por isso, você deve conhecer vários diferentes investidores antes de escolher um. Existem muitos tipos diferentes de empreendedores e investidores, então você precisa achar aquele que combina. Por quê? Porque vão existir, invariavelmente, momentos difíceis e, quando eles virem, é essencial que você tenha alguém que você confia ao seu lado.

4. Com o aporte de capital feito, o Fundo passa a ter controle total sobre a gestão da empresa? Como isso funciona?

Não. De novo, algumas distinções devem ser mostradas.

Primeiro, investidores não querem ter nada a ver com o dia-a-dia da empresa. A situação ideal, pelo ponto de vista do investidor, é que a equipe faça um trabalho tão bom, que ele nunca terá que fazer nada. Se você pensar sobre isso, faz muito sentido: o trabalho de um investidor é selecionar as melhores empresas e investir. Eles não querem gerir a sua empresa e isso é um engano comum entre empreendedores de primeira viagem. Investidores não são chefes, são parceiros. Em termos do poder acionário, eles adquirem entre 20 e 45% da empresa. Junto com isso, eles normalmente ganham um lugar no conselho da empresa, e a empresa e o fundo fazem um acordo acionário que garante proteções para os dois lados.

5. Quais as dicas para as empresas que querem atrair capital empreendedor?

  1. Faça um protótipo ou uma prova do seu conceito;
  2. Construa uma boa equipe;
  3. Faça a empresa crescer até a lucratividade ou o break-even;
  4. Tente pegar algumas empresas famosas como clientes;
  5. Tenha certeza de que você está fazendo algo pela qual é apaixonado, senão não vai valer a pena =).

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