Entrevista sobre ISO 9001

Entrevista: ISO 9001 para micro e pequenas empresas

Igor Furniel é especialista em sistemas de gestão da qualidade, empresário e diretor da Templum, empresa desenvolvedora e mantenedora da plataforma que permite a implementação da ISO 9001 e de outros normas via internet.

Igor Furniel é especialista em sistemas de gestão da qualidade, empresário e diretor da Templum, empresa desenvolvedora e mantenedora da plataforma que permite a implementação da ISO 9001 e de outros normas via internet.

Entrevista sobre ISO 9001

ISO 9001 também se aplica a pequenas empresas

O que é a ISO 9001?
ISO 9001 é uma norma que possibilita às empresas mensurar, monitorar e verificar a consistência de seus processos. Por meio desse procedimento, é possível aumentar a competitividade da empresa, o que contribui para a satisfação dos clientes. A obtenção da ISO 9001 também indica que a empresa está capacitada para atender à demanda por bens ou serviços, de forma consistente e repetitiva.

Qual o principal benefício em conquistar a certificação ISO 9001?
O principal benefício em obter a certificação ISO 9001 é se capacitar para produzir bens e serviços de alta qualidade e aumentar a satisfação do cliente. A certificação permite que a empresa mantenha ou amplie as vantagens competitivas em relação às concorrentes, reduza falhas e perdas no processo produtivo e otimize a utilização dos recursos existentes. Os custos da operação se tornam menores e a empresa é vista como confiável pelo mercado.

Veja algumas ferramentas do Sistema de Gestão da Qualidade que serão aplicadas em sua empresa: mapeamento e interação de processos; controle de documentos, provisão de recursos, gestão de pessoas, compras, identificação e rastreabilidade, infraestrutura, satisfação do cliente, gestão das não-conformidades, comercial, entre outras…

Uma das principais vantagens da Templum é o fato da consultoria ser realizada a distância. Mas como garantir que a empresa está pronta para a certificação sem o contato direto com um consultor?
No caso da Templum, os consultores estão a todo o momento à disposição do cliente – seja por meio de telefone, chat ou chamados. Não há, portanto, motivo para preocupações. A Templum domina com excelência o know-how necessário para as tarefas. Com mais de 15 anos de experiência, a empresa é amplamente reconhecida pelo mercado brasileiro e já implementou a norma em inúmeras empresas e órgãos públicos.
Nós dividimos a implementação em 10 passos:
  1. Contratação
  2. Diagnóstico da empresa
  3. Curso rápido sobre ISO 9001
  4. Divulgação aos colaboradores
  5. Mapeamento dos processos
  6. Interação dos processos
  7. Desenvolvimento de procedimentos e outros documentos
  8. Treinamento dos colaboradores
  9. Utilização dos documentos criados
  10. Auditoria interna
Em média, quais são os custos da implementação da ISO 9001?
O valor da implementação com a Templum é de R$ 8.990 (informação atualizada em outubro/2013). A empresa tem o prazo de um ano para realizar todo o processo de implementação. O valor pode ser menor caso se decida por pagamento à vista. É importante diferenciar a implementação da certificação. Para a certificação, seria necessário, em média, mais cerca de R$ 3.500. Esse último valor depende do tamanho da empresa e do escopo da certificação, é claro.
Já teve alguma empresa que tirou a certificação a partir da Templum?
Mais de 250 empresas foram certificadas com a Templum. São empresas dos mais variados ramos de atividades.
Qual a principal dica para o empreendedor que queira analisar o impacto que ISO 9001 teria na sua empresa?
Imobiliárias, empresas de comunicação, metalúrgicas e empresas de odontologia e oftalmologia estão entre os clientes da Templum. Essa diversidade de ramos atendidos se deve a um fator que é comum a qualquer empresa que implemente a ISO 9001: a satisfação do cliente. O melhor atendimento de produção de bens e entrega de serviços é uma consequência natural da aplicação da norma de qualidade. Os ganhos para a empresa são, portanto, de amplo alcance. E, reforça, valem para qualquer tipo de empresa, de qualquer tamanho.

Para se aprofundar no tema ISO 9001, confira a entrevista que fizemos com o especialista Ronaldo Costa: As aplicações da ISO 9001 para pequenas empresas.

Veja também dicas de especialistas em outras áreas na nossa sessão entrevistas.