Entrevista: As aplicações da ISO 9001 para pequenas empresas

Entrevista: As aplicações da ISO 9001 para pequenas empresas

Ronaldo Costa trabalha com qualidade desde 1999 e é autor do Qualiblog, o blog sobre Gestão da Qualidade e ISO 9001 mais lido do Brasil.

Ronaldo Costa trabalha com qualidade desde 1999 e é autor do Qualiblog, o blog sobre Gestão da Qualidade e ISO 9001 mais lido do Brasil.

Abaixo ele desmistifica alguns conceitos que imagino que boa parte dos empreendedores iniciantes tem sobre sistemas de qualidade.

1. Existe uma ideia de que ter um sistema de qualidade é algo que só é aplicável para grandes corporações. Essa ideia está correta?

Esse é um dos grandes mitos da ISO 9001. Até mesmo organizações com número bem pequeno de funcionários, como empresas familiares por exemplo, podem ter ISO 9001. A própria norma deixa isso claro em seu item 1.2: “Todos os requisitos desta Norma são genéricos e se pretende que sejam aplicáveis a todas as organizações, independente do seu tipo, do seu porte e do produto fornecem.”

Em muitos casos é até mais fácil implementar a ISO em uma pequena empresa do que em uma grande corporação, cujos processos são sempre mais complexos e possuem uma dinâmica muito mais elaborada.

2. Sistemas de qualidade são totalmente aplicáveis a empresas que tem sistemas de produção. Para empresas prestadoras de serviço também faz sentido implementar programas de qualidade?

O capítulo 3 da ISO 9001 esclarece que “Ao longo do texto desta Norma, onde aparecer o termo produto, este também pode significar serviço.” – Serviço e Produto são para a norma a mesma coisa, ou seja, o resultado de um processo.

Conceituando dessa forma, apesar das diferenças entre os dois fica mais fácil assimilar a adoção da ISO 9001 para empresas de serviços. Temos vários exemplos, como hotéis, clínicas, clubes de futebol… É perfeitamente possível implementar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) sobre serviços também.

3. Quais os principais benefícios que uma pequena empresa pode ter ao implantar a ISO 9001?

O principal é a melhora na organização interna das atividades, ganhos em agilidade pela padronização, economia pela redução de erros e desperdício, pois ela passa a ter mais controle sobre seus processos. Isso sem falar no ganho para a imagem da empresa, que se torna mais confiável e isso possibilita a conquista de novos clientes.

4. Em média, quanto custa e quanto tempo leva para uma pequena empresa conseguir a certificação?

O custo total da certificação pode variar bastante conforme a região e porte da empresa. É preciso considerar que há duas fases importantes nesse processo. A primeira é a implementação e só depois vem a certificação propriamente dita. Então devemos prever o custo como um todo.

A implementação em uma pequena empresa custa em média algo entre R$ 5.000,00 e R$ 10.000,00 e a certificação por volta de R$ 3.500,00 no mínimo. Do início da implementação até obter o certificado a empresa irá demorar entre seis meses a um ano. Portanto, irá investir no processo tempo e entre R$ 8.500,00 e 13.500,00.

Cabe aqui um alerta aos pequenos empresários. É comum que se deixem seduzir por consultores independentes que cobram bem pouco mas que nem sempre farão um bom trabalho de implementação, o que vai comprometer a certificação. Antes de fechar um contrato assim, procurem se informar bem sobre o profissional.

Os valores que citei foram levando em consideração profissionais e consultorias confiáveis. O mesmo vale para as certificadoras. Há certificadoras menores que chegam a cobrar apenas R$ 1.000,00, mas nem sempre oferecem a credibilidade necessária.

5. Qual sua principal dica para o empreendedor que quer organizar a gestão da sua empresa e já pode ser aplicada rapidamente?

Procure conhecer os requisitos da ISO 9001 e entender quais se aplicariam em seu negócio, desenvolva uma visão da empresa através de processos e não setores e aprenda a usar gráficos indicadores para gerenciar esses processos. Isso vai facilitar muito para quando decidir implementar um SGQ, será meio caminho andado.

Para saber mais sobre ferramentas de gestão de qualidade, conheça os produtos do Qualiblog no E-bookstore.

Se quiser entrar em contato com Ronaldo, confira sua página no Empreendemia: