empreender e liderar são duas faces da mesma moeda

Empreender e liderar são duas faces da mesma moeda? Saiba a resposta!

No mundo atual, ser um empreendedor é uma opção cada vez mais popular. Já que mais e mais pessoas estão insatisfeitas com o mercado de trabalho, elas passam a criar as próprias oportunidades. Porém, é preciso entender se empreender e liderar são duas faces da mesma moeda, pois, mais do que recursos para investir ou conhecimento de negócio, é importante também desenvolver habilidades de liderança.
Cursos de Marketing DigitalPowered by Rock Convert

Não é incomum ver alguém usando “empreendedor” e “líder” nos mesmos contextos, com o mesmo sinônimo, o que não é tão correto. Estes são termos com significados diferentes, mas empreender e liderar são duas faces da mesma moeda. Você dificilmente terá sucesso em seu próprio negócio sem alguma capacidade de liderança.

Quer entender melhor essa diferença? Então acompanhe e veja mais sobre a relação entre liderança e empreendedorismo.

Por que empreender e liderar são duas faces da mesma moeda?

Antes de prosseguir, vamos esclarecer o que cada um significa.

Liderança é a capacidade de influenciar outras pessoas, motivá-las e direcioná-las. Um bom líder é aquele que conduz toda a equipe para alcançar resultados mais elevados e mantê-los engajados.

Empreendedorismo, por sua vez, tem a ver com iniciativa e proatividade. É o seu ímpeto para buscar novas oportunidades, solucionar problemas e descobrir caminhos para alcançar seus próprios objetivos.

Por definição, você poder ser um bom empreendedor e não ser um bom líder, ou vise-versa. Mas, pense bem: não é mais fácil alcançar metas quando você consegue mobilizar as pessoas ao seu redor? E quando você coordena uma equipe, não é mais fácil orientá-los quando você tem iniciativa e um direcionamento claro?

Empreender e liderar quase sempre andam juntos. Principalmente nos líderes e empreendedores de sucesso.

Qual é a semelhança entre empreender e liderar?

Existe bastante interseção entre as duas ideias, que é de onde vêm algumas confusões. Veja aqui o que esses dois termos têm em comum.

1.     Assumir responsabilidades

Tanto líderes quanto empreendedores precisam estar cientes de suas responsabilidades e não se desviar delas. Um hábito comum em vários negócios é que, ao invés de dar um passo à frente para solucionar problemas, muitos indivíduos preferem “empurrar” essas questões para outras pessoas, se isentando de qualquer culpa.

Da perspectiva do líder, é sua função estar à frente do grupo nesses momentos, transmitindo mais segurança e facilitando o cumprimento das tarefas. Já do ponto de vista do empreendedor, ele sempre é responsável por todo o investimento em seu próprio negócio. Dessa forma, é natural que ele se envolva em todos os seus aspectos.

2.     Conduzir e auxiliar a equipe

Mais uma vez, ambas as figuras precisam trabalhar ao lado de outros profissionais para alcançar uma determinada meta. E quanto maior for o time, mais importante é desenvolver estas habilidades.

Mesmo profissionais altamente qualificados precisam de orientação para atingir suas metas, especialmente em equipes multidisciplinares. Um bom líder, por definição, é capaz de oferecer apoio a estas pessoas no dia a dia de trabalho, facilitando suas rotinas, enquanto um bom empreendedor possui metas claras e um plano que envolve todas estas pessoas.

Powered by Rock Convert

E quais são as diferenças?

Como já mencionamos, empreender e liderar não são exatamente a mesma coisa, apesar de serem faces da mesma moeda. Existem algumas características que não são excludentes, mas que não são necessariamente compartilhadas. Veja aqui alguns exemplos.

1.     Direcionamento macro e micro

Os microprocessos de uma empresa são as ações do dia a dia, como o atendimento individual de cada cliente e organização do espaço. O macro, por sua vez, é o plano geral, que envolve cada parte da empresa e como elas afetam umas às outras.

Um líder está mais próximo do micro, pois está em contato direto com os colaboradores no dia a dia, enquanto o empreendedor pensa principalmente nas decisões macro do seu negócio. E, em alguns casos, estas duas perspectivas podem levar a conclusões e ações diferentes.

2.     Nível de autonomia

A menos que a figura de liderança também seja o dono da empresa, pode ser que a sua capacidade de mudança dentro do negócio seja um pouco limitada. Sempre que alguma alteração de processos for considerada, é necessário ter a permissão de algum superior, por exemplo. Esse é um privilégio reservado aos gestores do negócio.

Como ser um líder e empreendedor melhor?

Liderar e empreender são duas habilidades que podem ser cultivadas, não talentos natos. Se você tiver um bom direcionamento, pode cultivar essas competências e elevar a qualidade do seu negócio.

Veja aqui algumas dicas para empreender e liderar com mais sucesso.

1.     Desenvolva suas habilidades de comunicação

O ponto mais importante, tanto para o empreendedor quanto para o líder, é saber se comunicar. Isso envolve transmitir suas ideias com clareza, compreender o que os outros dizem e saber se expressar de forma clara, coerente e educada no dia a dia.

A aplicação dessa competência na liderança é bem clara: esse profissional precisa lidar diretamente com a equipe, evitando que tenham dúvidas e descobrindo o que eles precisam para fazer um bom trabalho. Sem habilidades de comunicação e interação social, um líder não tem muito o que contribuir com o grupo, mesmo que seja um profissional competente em outras áreas.

2.     Conheça bem seu negócio

Outra coisa que contribui com o empreendedorismo é entender bem como a empresa deve ou o setor de atuação deve funcionar. Em outras palavras, ser um profissional bem capacitado e preparado para conduzir um negócio em sua área de expertise.

Infelizmente, muitos começam a empreender sem ter uma noção clara dos diferentes aspectos do negócio. Isso quase sempre dificulta a coordenação da equipe, estabelecimento de metas realistas e a elaboração de um plano de ação.

Claro que isso não é o fim do mundo. Estudar o negócio e se capacitar é parte da rotina de todo bom empreendedor. Quanto antes você começar, mais cedo poderá reverter a situação.

Com essas informações, já fica bem claro, empreender e liderar são duas faces da mesma moeda, mesmo que possuam algumas diferenças chave. Para ser um melhor líder e empreendedor, você deve continuar se instruindo e inovando em sua área, especialmente no marketing digital. Veja aqui um artigo sobre os cursos da Rock University e veja como eles podem contribuir com sua empresa.