Empreendedorismo e marketing para profissionais liberais

Empreendedorismo e marketing para profissionais liberais: saiba como funciona

Conhecer sobre empreendedorismo e marketing para profissionais liberais é essencial para se destacar no mercado, ganhar autoridade e gerar novas vendas. Mas como usar as ferramentas de comunicação para alcançar esses resultados? É o que veremos a seguir!
Cursos de Marketing Digital para empresasPowered by Rock Convert

Você sabe como funciona o empreendedorismo e marketing para profissionais liberais? Se não, é hora de aprender.

O número de profissionais liberais têm subido ano após ano no Brasil. Com o aumento de pessoas na área, cresceu também a necessidade de se destacar da concorrência para conquistar mais clientes. E é aí que o marketing entra em cena.

Se você quer saber como o marketing pode ser usado para impulsionar a carreira de profissionais liberais, siga a leitura do artigo até o fim!

O que é um profissional liberal? É a mesma coisa que autônomo?

Um profissional liberal é alguém que tem uma formação universitária ou técnica em determinada área e atua no mercado com liberdade, podendo ser empregado de alguma empresa ou trabalhar por conta própria.

Já um profissional autônomo, não. Ele obrigatoriamente trabalha por conta própria, mesmo que preste serviços para alguma empresa, e não precisa ter formação acadêmica.

Ou seja: um profissional liberal pode ser um autônomo, mas um autônomo não pode ser um profissional liberal. Entendidos?

Como o marketing ajuda profissionais liberais a empreender? 

É muito comum pensar que o marketing é algo que apenas grandes empresas podem fazer, mas a verdade não é bem assim.

O marketing, na sua essência, nada mais é do que o uso de técnicas para posicionar sua marca e produto no mercado. Ou, no caso dos profissionais liberais, seu serviço.

Por isso, o marketing não é só algo que profissionais liberais podem fazer. É algo que eles DEVEM fazer.

Quais as melhores dicas de empreendedorismo e marketing para profissionais liberais?

É verdade que um profissional liberal pode montar uma estratégia de marketing para ter sucesso na sua carreira ou para sua empresa, mas isso não significa que qualquer coisa serve como ação publicitária.

Assim como não devemos usar o martelo para parafusar uma estante, é necessário conhecer as diferentes ferramentas de marketing e como usá-las.

Se você busca por dicas de empreendedorismo e marketing para profissionais liberais, confira agora nossa seleção com as melhores a seguir!

Entenda o que pode ser feito

As profissões liberais são regulamentadas por lei e gerenciadas por diferentes instituições. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), por exemplo, dita as regras para os advogados. O CFM (Conselho Federal de Medicina) faz o mesmo para os médicos.

Cada regulamentação determina o que os profissionais liberais podem fazer de marketing no dia a dia.

O Código de Ética da OAB, por exemplo, permite que o advogado produza artigos de Marketing de Conteúdo para educar a sociedade sobre conceitos da lei. Entretanto, não é permitido veicular propagandas em rádio ou TV.

O primeiro passo para elaborar uma estratégia eficaz de marketing para profissionais liberais é entender quais os limites de cada profissão e como atuar dentro das regulamentações.

Planeje cada ação antes de fazê-la

Uma das principais diferenças entre uma estratégia de marketing que vende e uma que não tem sucesso é o planejamento das ações.

Cada movimento feito dentro da estratégia deve ter um propósito e conduzir o público para algum lugar.

Se o profissional faz um post na sua página no Facebook, por exemplo, aquele conteúdo deve ter algum propósito, seja informar o público, seja fortalecer a marca.

Produza conteúdo

Os profissionais liberais estão em uma posição privilegiada em relação ao uso do Marketing de Conteúdo, já que detêm informações técnicas sobre a área em que atuam.

Powered by Rock Convert

Por isso, a produção de conteúdo dentro de uma estratégia de marketing flui com facilidade e confere grande autoridade ao profissional.

Existem dezenas de tipos de conteúdo que um profissional liberal pode produzir para educar o seu mercado, construir autoridade e conquistar leads:

O formato do conteúdo dependerá da estratégia do profissional. Um professor de idiomas, por exemplo, fará melhor uso de webinars e cursos online do que um médico, já que seus públicos têm interesses diversos.

Esteja nas redes sociais

As redes sociais são ferramentas muito úteis para o profissional liberal, pois permitem que ele alcance seu público diretamente.

Por isso, ter presença nas redes é essencial para quem deseja usar o marketing para alavancar sua carreira. 

O grande segredo, entretanto, é entender qual rede priorizar e como usar a melhor linguagem para se comunicar em cada uma delas.

Por exemplo, o LinkedIn é uma rede social focada em textos para trabalhadores. Quem tem outros profissionais de público-alvo, como coaches, consultores e advogados, deve priorizar essa rede.

Já profissionais liberais que trabalham com consumidores, como arquitetos, psicólogos ou médicos, deverão privilegiar redes mais populares, como o Instagram, Facebook ou YouTube.

E por falar no público…

Segmente o seu público 

Uma das ferramentas mais poderosas (e pouco usadas) nas redes sociais é a segmentação de público para receber as mensagens e posts impulsionados.

A segmentação permite direcionar a mensagem exatamente para a persona que se deseja alcançar. Isso aumenta a eficácia do conteúdo, além de diminuir os seus custos.

Tenha um canal de vendas adequado

É comum ver profissionais liberais que não se preocupam muito em fechar vendas nas suas ações de marketing. Isso, claro, é um erro.

Afinal, o marketing é uma ferramenta que visa posicionar uma empresa (ou, no caso deste artigo, um profissional) no mercado. Não faz sentido utilizá-lo se não vai abrir um caminho para vender seus serviços.

É claro que é preciso entender as limitações do que pode ou não ser feito com base nas regulamentações de cada profissão. Entretanto, é preciso ter um canal aberto para que o consumidor interessado possa entrar em contato, pedir um orçamento ou contratar os serviços oferecidos.

Meça o desempenho e analise os resultados

A análise de dados e desempenho é essencial para o sucesso no empreendedorismo e marketing para profissionais liberais.

Sem acompanhar as métricas de desempenho e mapear a jornada do público-alvo por elas, não é possível dizer com certeza se a estratégia é bem-sucedida e como melhorá-la.

Um erro comum feito por profissionais liberais é focar nas métricas da vaidade, coisas como curtidas em posts, número de seguidores ou de visualizações em um vídeo. 

Apesar de interessantes, esses dados em si não significam grande coisa. É essencial acompanhar as métricas certas para o negócio, como o Retorno sobre Investimento, número de leads, taxa de conversões e número de vendas.

Ufa! Quanta coisa, não é mesmo? Olhando assim, o empreendedorismo e marketing para profissionais liberais parece ser muito trabalhoso. Mas, as coisas ficam mais fáceis à medida que estudamos e aprimoramos nosso conhecimento sobre o assunto.

Se você se interessou em montar uma estratégia de marketing para profissionais liberais, conheça o plano de estudos do Curso de Marketing Digital da Universidade Rock Content e aprenda como usar o marketing a seu favor!