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Empreenda Ecommerce usando técnicas de Marketing de Conteúdo

No post de hoje vamos mostrar porque o Marketing de Conteúdo é fundamental para que você empreenda ecommerce e daremos algumas dicas valiosas sobre o planejamento e aplicação. Acompanhe!
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O perfil do cliente mudou e, segundo uma pesquisa realizada pela PWC, empresa norte-americana, 40% dos usuários usam as fontes de informações presentes nas redes sociais para tomarem suas decisões de compra, desconsiderando a publicidade direta. Com base nesses dados, é importante que você empreenda ecommerce usando técnicas de Marketing de Conteúdo, como muitas empresas já vêm fazendo. Mas como desenvolvê-las com sucesso?

Por que investir no ecommerce é tão importante?

O ecommerce é uma prática que se torna cada vez mais popular entre as empresas, independentemente do tamanho, devido às vantagens que oferece. O ganho de uma identidade de marca exclusiva e a simplificação dos processos de marketing e venda representam algumas delas. Outras vantagens são:

  • permite trabalhar melhor a experiência de compra;
  • dispensa a necessidade de estoques físicos;
  • reduz os custos com infraestrutura física;
  • conquista a lealdade de maneira simples;
  • possibilita conhecer melhor os clientes;
  • exige baixo investimento inicial;
  • elimina barreiras geográficas;
  • nunca fecha.

Como o Marketing de Conteúdo ajuda os negócios online?

A estratégia de Marketing de Conteúdo tem relação direta com o sucesso de um ecommerce, pois é ela que permite melhorar o posicionamento da empresa nos sites de busca, aumentar as taxas de conversões, trabalhar a imagem da marca e reduzir os custos com publicidade. Consequentemente, deve gerar um maior retorno sobre o investimento (ROI — Return On Investment).

Com o auxílio de tecnologias, como o Big Data Analytics, o Marketing de Conteúdo pode ser melhor explorado, já que muitas informações relevantes sobre os usuários podem ser coletadas. Tais informações podem ser utilizadas para a criação de estratégias de interação e conversão mais alinhadas ao perfil do público, melhorando a aquisição de leads, por exemplo.

Como usar as estratégias de Marketing de Conteúdo em lojas virtuais?

Agora que você já sabe o que é Marketing de Conteúdo e como ele pode influenciar no sucesso de uma loja virtual, veja as dicas que separamos para o desenvolvimento e implementação de forma eficiente!

Crie um blog para postar os conteúdos

Muitas lojas virtuais ainda não têm um blog, mas é por meio dele que o trabalho de Marketing de Conteúdo ganha forma. Então, crie um modelo, de preferência com layout e cores iguais às do site para criar identidade de marca. Use imagens chamativas e ligue o site ao blog com links de referência.

Depois, dedique-se a postar conteúdos semanais que tenham ligações com o que faz. Para isso, identifique as dores do cliente e faça conteúdos de reconhecimento dos problemas, oferecendo sempre soluções em forma de dicas. Com informações úteis e gratuitas, logo o público se tornará seguidor. O blog também deve agregar controle à prospecção e permitir que você avalie melhor o desempenho das estratégias.

Planeje guias e tutoriais

Para ajudar o leitor a resolver problemas, crie conteúdos em forma de tutoriais. Divida as informações por tópicos, formando um passo a passo e, dependendo do estágio do funil de vendas que o leitor estiver, indique o seu produto ou serviço como uma solução mais eficiente. Para quem já comprou, você pode desenvolver guias para o usuário tirar o máximo proveito das soluções.

Faça conteúdos audiovisuais

Conteúdos em vídeo costumam prender mais a atenção e engajar quem não tem paciência ou não gosta de ler. Então, para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo ter mais sucesso, abra um canal no Youtube e crie vídeos instrutivos, apresentando o seu produto ou serviço, por exemplo. Seja profissional e sem rodeios. Vídeos curtos, com 3 ou 5 minutos dão mais resultados.

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Depois, pegue o link dos vídeos postados e adicione no seu blog, criando uma página exclusiva para eles. Uma descrição simples, porém detalhada, deve ser desenvolvida para que o lead tenha ciência do que vai assistir.

Desenvolva Landing Pages

As Landing Pages (páginas de captura) são páginas que aparecem na sua tela como um pop-up. A diferença é que elas costumam oferecer uma coisa de valor em troca de outra. No Marketing de Conteúdo, essa estratégia é adotada para se coletar e-mails dos visitantes, oferecendo um e-book gratuito ou uma amostra grátis do produto ou serviço em troca. Essa é uma ótima maneira de converter visitantes em leads, que podem ser nutridos com novos conteúdos a partir do e-mail marketing.

Link todos os materiais

Sempre que criar um conteúdo novo, seja em texto ou em vídeo, encontre formas de fazer lincagem entre eles. Isso se chama “Link building”, uma estratégia poderosa utilizada para guiar o leitor até onde você deseja. Esses links devem ser espalhados pelos textos e indicados nos vídeos, estimulando a curiosidade no clique. Essa é uma forma de prender o cliente às suas páginas.

Se for bem-feita, o Linkbuilding também pode ajudar a melhorar o posicionamento dos conteúdos da empresa nos sites de busca, atuando como uma forte estratégia de SEO (Search Engine Optimization). Consequentemente, a empresa deve receber mais visitas orgânicas.

Elabore CTAs atrativos

Ao final de cada conteúdo, você precisa dizer o que o leitor ou a audiência deve fazer a seguir. Na verdade, inconscientemente ela já espera por isso. Essa estratégia é conhecida como “chamada para a ação” (CTA — Call To Action).

Caso você não ofereça uma orientação sobre o próximo direcionamento no fim da página ou do vídeo, o visitante pode se dispersar e abandonar o site da sua empresa. Então, a última frase deve ser utilizada para indicar um conteúdo complementar, pedir que visite o site da empresa ou que solicite o teste de um produto ou serviço específico.

Use as redes sociais

Após o lançamento de cada novo conteúdo, divulgue os materiais nas redes sociais para despertar o interesse dos usuários. Se for relevante para eles, não só vão seguir a sua empresa como compartilhar os seus conteúdos com outras pessoas, fazendo grande parte do trabalho por você. Então, crie perfis no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn para ter essa ajuda adicional.

O Marketing de Conteúdo é uma ferramenta indispensável para os negócios. Então, não perca mais tempo, empreenda ecommerce ainda hoje utilizando as dicas que apresentamos no post. Além disso, faça cursos para se aprofundar no assunto. Isso será de extrema importância para o sucesso da estratégia.

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