Educação financeira para empreendedores

Entenda tudo sobre educação financeira para empreendedores

Você já parou para pensar na importância da educação financeira para empreendedores? Como você sabe, gerir o próprio negócio é uma missão complexa. Então acompanhe e entenda tudo sobre o assunto!

Você já parou para pensar na importância da educação financeira para empreendedores? Como você sabe, gerir o próprio negócio é uma missão complexa. Diariamente é preciso superar desafios e estudar estratégias — como o empréstimo online — para manter o negócio produtivo e rentável.

Dentre as inúmeras responsabilidades de um empreendedor, manter as finanças organizadas é uma das que mais exige dedicação, estudo e disciplina. Afinal, uma empresa com dificuldades financeiras já está em desvantagem em relação aos seus concorrentes.

Sabendo da relevância do tema para o universo corporativo, hoje preparamos um post para que você tire todas as suas dúvidas e entenda como a educação financeira pode impactar no funcionamento e crescimento de sua empresa. Além disso, preparamos dicas infalíveis para conquistar um negócio estável e promissor!

Vamos começar? Então, acompanhe a seguir!

A importância da educação financeira para empreendedores

Para iniciar o conteúdo de hoje, é importante esclarecermos melhor o porquê da relevância desse tema para empreendedores. Ela pode parecer um pouco óbvia, já que, em época de alta concorrência, para que uma empresa consiga se destacar no mercado é preciso que esteja com a sua saúde financeira em dia.

Desse modo, quando uma empresário tem uma compreensão adequada sobre consumo e conceitos financeiros, se preocupa em buscar conhecimento, informação e orientação para aproveitar as oportunidades e contratar empréstimos e investimentos, ele está construindo a base para um futuro empresarial seguro.

Ou seja, a educação e o planejamento financeiro podem ser considerados o ponto de partida para que um negócio sobreviva nos dias de hoje e se mantenha preparado para superar a concorrência na luta pelo consumidor.

Alguns conceitos e conhecimentos essenciais

Você pode não saber, mas uma grande parcela de culpa pelo fechamento de empresas decorre de uma falha humana: a falta de planejamento e gestão financeira. Isso quer dizer que, além de enfrentar as dificuldades do mercado, uma empresa precisa estar bem estruturada financeiramente para continuar em funcionamento.

No entanto, para que assim seja, é preciso que o empreendedor domine alguns conceitos e compreenda como esse tipo de conhecimento pode impactar no sucesso de seu negócio. Não basta ter uma ideia inovadora: é preciso buscar aperfeiçoar conhecimentos em gestão financeira.

Exatamente por isso, separamos alguns dos conceitos que você precisa conhecer em profundidade para assegurar a saúde de seu empreendimento. Acompanhe!

Planejamento financeiro

O planejamento financeiro é uma das premissas que não podem faltar em um negócio. Aliás, ele tem início antes mesmo de o funcionamento da empresa começar e se prolonga por toda a sua existência. Ou seja, esse é um exercício diário de todo empreendedor.

Para empreender, você necessariamente precisa saber com o que está lidando e conhecer o mercado, suas possibilidades e necessidades. A partir disso, é preciso traçar um panorama de gastos e organizar um planejamento de quanto você precisa para abrir a empresa e mantê-la em funcionamento. Assim, o planejamento financeiro envolve questões como:

Gestão de custos

A gestão de custos é outra ferramenta bastante estratégica em uma empresa. Afinal, é ela que assegura o seu sucesso financeiro! Entenda: para precificar adequadamente o seu produto, é necessário conhecer todos os custos envolvidos em sua produção.

Todo empresário precisa saber definir os custos fixos e variáveis de seu negócio. Para isso, é importante manter um registro preciso de todos os gastos. É ele que vai garantir que seja possível identificar desperdícios e setores que necessitam de mais investimentos.

Ou seja, o controle de gastos fornece informações relevantes sobre a rentabilidade e desempenho da empresa e auxilia o planejamento financeiro e estratégico do negócio.

Investimentos e empréstimos

Outro fator importante para a saúde financeira de um empreendimento é a decisão do empresário de fazer investimentos e empréstimos. De modo geral, por envolver o uso do capital da empresa, é importante que tais questões sejam devidamente planejadas e estudadas.

No caso de empréstimos, por exemplo, é muito importante avaliar todas as opções disponíveis no mercado e tentar fugir das altas taxas de juros praticadas pelos bancos tradicionais. Nesse cenário, conhecer melhor as modalidades de empréstimo alternativas, como o empréstimo coletivo, é importante para se fazer uma escolha acertada.

Ferramentas que podem ajudá-lo nessa missão

Já falamos sobre a importância da educação financeira e sobre alguns conceitos e estratégias que garantem o equilíbrio financeiro de seu negócio. Agora, trazemos uma lista com 3 programas que podem ajudá-lo a manter suas finanças sempre em dia. Quer saber quais são? Acompanhe as dicas!

ContaAzul

Você já conhece o ContaAzul? O nome é bem sugestivo, não é mesmo? Pois bem, a principal função deste software é facilitar o dia a dia em sua empresa, principalmente no que diz respeito às finanças do negócio.

A plataforma é bem simples e completa. Ela apresenta funcionalidades interessantes, como:

  • relatório de vendas;
  • fluxo de caixa;
  • contas a pagar;
  • gestão de estoque;
  • cadastro de clientes; e
  • saldos bancários.

Além disso, o programa já vem preparado para emitir nota fiscal eletrônica, uma exigência legal para todas as empresas.

ZeroPaper

O ZeroPaper é outro gerenciador financeiro muito utilizado por empresários, principalmente em decorrência de suas vantagens e utilidades. Primeiramente, trata-se de um programa gratuito com ferramentas essenciais para um controle financeiro simples e eficaz.

Assim, você pode, por meio de um smartphone, ter acesso a dados financeiros de sua empresa, como fluxo de caixa, relatórios e contas bancárias. Além disso, o programa conta com emissão de alertas via SMS e e-mail sobre contas com vencimento próximo, facilitando que o empresário cumpra com suas obrigações sempre em dia.

Organizee

A nossa última sugestão é também bastante útil para o controle financeiro de sua empresa. O Organizee é uma ferramenta online que ajuda a organizar a sua vida financeira. Por meio de gráficos simples, você consegue visualizar para onde está indo seu dinheiro e programar melhor seus gastos.

Esse software também dispõe de alertas de contas a pagar e a receber e ainda permite que você trace metas e acompanhe o seu desenvolvimento. Outra vantagem é que ele pode ser acessado no celular e no computador, transformando-se em um grande aliado do empreendedor moderno.

Aprenda a organizar as finanças de seu negócio

Depois de tudo o que você leu, chegou o momento de te ajudarmos com algumas dicas úteis e fáceis de aplicar no dia a dia que vão possibilitar a conquista de uma empresa rentável e financeiramente estável. Portanto, continue atento e acompanhe a seguir!

Mantenha suas contas pessoais em dia

Nossa primeira dica não poderia deixar de ser essa. Afinal, se você não consegue manter seus gastos pessoais controlados, certamente sentirá dificuldades em gerir uma empresa. Por isso, comece a aplicar as noções de educação financeira em seu dia a dia e em casa, para então aplicá-las na empresa.

Defina o valor do seu pró-labore

Um dos maiores erros cometidos por empreendedores iniciantes é a retirada de dinheiro em caixa para si sem qualquer planejamento. Se você tem esse hábito, abandone-o imediatamente e seja mais organizado.

O ideal é que você fixe o valor de seu pró-labore (o valor referente ao seu trabalho como sócio ou gerente) e se esforce para não retirar dos caixas mais do que isso. Lembre-se de que misturar suas finanças pessoais com as da empresa pode ser fatal.

Opte por pagamentos online

A tecnologia é uma importante aliada do empreendedor, pois permite que sua vida seja simplificada e economize tempo com questões meramente burocráticas. Assim, que tal passar a pagar suas contas por meio eletrônico?

Além de economizar tempo ao dispensar aquelas longas filas de bancos, o processo é mais seguro e fácil de acompanhar. Você tem todos os recibos guardados e armazenados no meio virtual e não precisa contratar um office-boy para trabalho de banco.

Aperfeiçoe seus conhecimentos em gestão financeira

Quem deseja ser um empreendedor de sucesso não pode ter preguiça para aprender. Por mais técnico que você possa ser, lembre-se de que sempre há algo que ainda não sabe e que pode ajudá-lo a gerir melhor sua empresa.

Dessa maneira, estude mais sobre finanças, conheça os conceitos básicos da gestão financeira, como lucro, faturamento e investimentos, e esteja sempre aperfeiçoando seus conhecimentos, seja com cursos, palestras, leituras ou participação em feiras de negócios.

Assuma os riscos de maneira planejada

Alcançar o sucesso é um objetivo que exige coragem. Aliás, a própria essência do empreendedorismo é a coragem para acreditar em uma ideia e apostar todas as suas fichas nela.

Portanto, não tenha medo de arriscar, mas faça isso com consciência e planejamento. Ou seja, antes de se jogar em uma ideia, analise todas as possibilidades e esteja preparado para caso algo não dê certo. Ter um Plano B é essencial nesses momentos.

Chegamos ao fim do post de hoje e, como você viu, foram inúmeras informações relevantes que demonstram como a educação financeira para empreendedores é fundamental para o sucesso de um negócio. Agora que você aprendeu tudo isso e sanou suas dúvidas sobre o assunto, comece a se organizar melhor e prepare-se para conquistar uma empresa segura e rentável.

Se você ainda tem alguma dúvida ou mesmo uma experiência que queira compartilhar, não se esqueça de deixar seu comentário. Estamos à disposição para ajudá-lo!

Conteúdo produzido pela equipe BIVA!