empreendedor utilizando aplicativo para economizar 1 hora por dia

Quer economizar 1 hora por dia no seu trabalho? 6 tarefas que devem ser automatizadas

Quer conhecer algumas tarefas que podem ser automatizadas para tornar sua rotina muito mais prática e leve de ser executada? É sobre isso que falaremos hoje!

Empreender é uma tarefa que pode demandar muito tempo, principalmente de novos empreendedores: lidar com clientes, funcionários e atividades no dia a dia é um desafio que deve ser vencido, buscando sempre a efetividade do trabalho.

Entre as coisas que mais consomem atenção dos gestores, uma das mais importantes é o grande volume de tarefas. Mas para contornar essa situação, a tecnologia pode ser uma grande aliada: por meio dela, você pode tornar várias atividades mais fáceis de serem executadas, o que te permite economizar 1 hora por dia tranquilamente!

Quer conhecer algumas tarefas que podem ser automatizadas para tornar sua rotina muito mais prática e leve de ser executada? É sobre isso que falaremos hoje! Confira agora 6 serviços que podem ser beneficiados com a automação!

1. Update de medias sociais

Interagir com o público através das mídias sociais é uma obrigação para novos empreendedores, mas conforme o crescimento do seu negócio e a evolução dos projetos — que passam a consumir uma porção grande do seu dia —, é importante buscar soluções estratégicas para reduzir  tempo destinada à isso.

Imagine o quão trabalhoso seria postar e responder todos os clientes em cada social post da empresa: provavelmente você passaria o dia inteiro encarregado apenas em fazer a gestão desse ponto.

Hoje, é possível contar com ferramentas de automação de redes sociais, o que significa que um sistema eletrônico ficará responsável por postar determinados conteúdos nos horários em que você definir! Assim, você não perde a característica pessoal do conteúdo — que ainda poderá ser escolhido a dedo — e ainda poderá aproveitar para escolher horários de pico de acesso para impulsionar o alcance do seu conteúdo!

Para economizar 1 hora por dia, pequenas ações como essa são fundamentais! Isso garante, além da melhor utilização do seu tempo, uma jogada inteligente para aproveitar o melhor que cada rede social pode oferecer!

2. Login de websites

Empreendedores estão rodeados de números e informações no seu dia a dia, e as senhas de acesso para plataformas, emails, contas de serviço etc. podem ser várias.

Eventualmente, todo mundo pode esquecer o nome de acesso e o password, certo? Se você optar por um administrador de senhas, esse não será mais um problema para sua rotina.

Isso gera uma segurança maior, já que um sistema terá todas as suas contas e te caberá a necessidade de lembrar apenas uma senha de acesso à esse organizador.

Assim, não será mais necessário ficar digitando todas as suas combinações até descobrir qual é a correta para cara plataforma e economizar 1 hora por dia se torna uma tarefa muito mais fácil. A organização é um ponto fundamental para resolver problemas e poupar tempo.

3. Backup de informações

Quem já está no ramo de empreendedorismo sabe do grande volume de informações geradas todo o dia.

Imagine o quão trabalhoso seria fazer o backup diário das novidades da empresa, atualizando tarefas planejadas, dados pessoais de clientes e atividades a serem feitas: o tempo gasto com isso poderia ser melhor utilizado caso isso fosse automatizado.

Atualmente, existem diversas soluções no mercado que garantem a atualização do backup — seja diária, semanal ou mensal — de forma automática e dinâmica. Assim, você ainda poderá escolher o que e onde cada dado será armazenado.

Outro ótimo benefício dessa prática é o uso da nuvem para fazer a guarda dessas informações, permitindo, além de economizar 1 hora por dia, o acesso remoto à elas do seu smartphone, tablet, computador ou qualquer outra plataforma digital!

4. Preenchimento de formulários online

Quem nunca passou por uma situação de preencher um formulário online e ao final, por um erro do sistema ou da internet, nenhum dado ficar salvo?

Esse é um problema mais comum do que você imagina! Tão comum, que existem soluções — como o próprio software da Google ou o Roboform — capazes de solucioná-los de maneira rápida. Eles podem armazenar suas informações para preencher automaticamente futuros formulários que peçam informações.

Aplicando no trabalho, salvar os dados dos clientes e produtos pode economizar muito tempo! Será possível transferir informações de um sistema para o outro rapidamente, enviar dados de um setor para outro de forma prática e simplificar qualquer trabalho que envolva preenchimento de informações.

Apesar de parecer básico, a longo você perceberá como essa automatização influencia em um fluxo melhor de trabalho.

5. Suporte aos clientes

Você provavelmente já deve ter notado que a informatização do suporte para clientes já chegou nas maiores empresas do mercado, e isso tem um motivo!

Muitos gestores de sucesso começaram a reparar que o tempo empregado para resolver problemas básicos dos consumidores era grande e foi necessário desenvolver uma forma de solucionar esse problema.

Assim, foram criadas algumas plataformas como a Salesforce help desk, Botkit e a FlowXO, que podem ser entendidas como chatbots: sistemas de atendimento ao público de forma eletrônica, que ainda possuem um FAQ — Perguntas frequentemente feitas — que contém as dúvidas mais comuns dos consumidores.

Dessa forma, seus clientes poderão consultar, de forma eletrônica, os erros mais recorrentes de determinado produto e, em segundo caso, resolver os problemas com ferramentas automatizadas de conversas. Mas não se preocupe!

Caso essas duas soluções não consigam resolver a dificuldade, o sistema permite o redirecionamento para o atendimento pessoal, garantindo que ainda haja uma relação próxima com o seu público.

Basicamente, a ideia é reduzir o tempo gasto para resolver dúvidas simples que podem ser esclarecidas de forma eletrônica!

6. Email marketing

As estratégias de marketing são fundamentais para que sua marca seja cada vez mais conhecida no mercado. Por si só, isso já mostra como é uma área em que deve haver investimento e muita atenção.

Optar por enviar emails um a um, escrevendo-os individualmente para cada cliente pode dar um ar mais pessoal, mas, em contrapartida, vai consumir muita atenção e tempo — que deve ser economizado.

Ao automatizar essa atividade, você conseguirá emitir diversas mensagens para todo seu público de maneira fácil e rápida, aumentando drasticamente o seu alcance e poupando muito trabalho!

Se havia alguma dúvida da efetividade da automação de email marketing, elas foram sanadas depois dessa pesquisa, que apontou que essas mensagens feitas de forma alcançam cerca de 70% de acesso, um valor 150% maior do que mensagens comerciais redigidas individualmente!

E então, leitor? Se você gostou dessas 6 sugestões para economizar 1 hora por dia no seu trabalho automatizando algumas tarefas, não deixe de conferir o que fazer com essa economia aprendendo sobre gerenciamento de tempo e dicas para se organizar!