eBooks como ferramenta diferenciada de Marketing Digital

eBooks como ferramenta diferenciada de Marketing Digital

Ganhar alguns minutos de um potencial cliente tem se tornado cada vez mais difícil, até mesmo na Internet. Com a facilidade de criar um blog ou uma conta no Twitter, diversas empresas vêm se aventurando nas mídias sociais e a disputa por um pouquinho de atenção tem sido feroz.

Ganhar alguns minutos de um potencial cliente tem se tornado cada vez mais difícil, até mesmo na Internet. Com a facilidade de criar um blog ou uma conta no Twitter, diversas empresas vêm se aventurando nas mídias sociais e a disputa por um pouquinho de atenção tem sido feroz.

Já vimos aqui mesmo no Saia do Lugar que uma das melhoras formas de superar a concorrência é partir para o novo, fazer o que ninguém faz. E isso se aplica também ao Marketing Digital.

Ainda são pouquíssimas as empresas do Brasil que trabalham bem com ferramentas um pouco mais incomuns, como podcasts, videocasts e eBooks, que são o tema desse post.

Com apenas um mês na nossa recém-lançada Startup – a Resultados Digitais – lançamos nosso primeiro eBook sobre Monitoramento na Internet. O objetivo do eBook era atrair uma nova leva de assinantes através de um conteúdo diferenciado, além de gerar Leads para que pudéssemos expor e pedir feedback sobre o produto de Marketing Digital que estamos desenvolvendo. Logo depois lançamos um segundo eBook sobre o tema Relacionamento com Email Marketing.

Mesmo com a empresa ainda pouco conhecida, fomos indicados por diversos experts nas mídias sociais e conseguimos ótimos resultados com as ações. Por isso dividimos com os leitores do Saia do Lugar os grandes motivos para você também criar eBooks como ferramentas de marketing:

Exercer papel de referência

Um eBook pode te ajudar muito a se firmar como referência no assunto. Primeiramente porque escrever um eBook e organizá-lo como um guia exige muita pesquisa e conhecimento do tema. Depois porque geralmente os blogs abordam conteúdos espalhados, ideais para quem já está familiarizado com o blog e com o assunto, enquanto um iniciante no tema precisa de uma sequencia lógica de aprendizado.

Se um novato pede recomendações de um material para estudar determinado assunto, adivinhe quem vai ser o indicado… o seu eBook!

Alta viralidade

Como já adiantamos, o eBook ainda é uma forma de compartilhar conhecimento muito pouco explorada pelas empresas brasileiras. O assunto “Monitoramento na Internet”, tema do nosso primeiro eBook, por exemplo, já tinha sido abordado de forma pontual em diversos blogs, mas não encontramos nenhum eBook completo sobre o assunto.

Como o material é útil e pouco comum, muitas pessoas viram mais valor e divulgaram muito mais do que se fosse um post simples, por exemplo.

eBooks atuam como iscas

Todo mundo sabe que para pescar alguma coisa é necessário utilizar uma isca no anzol. No meio digital, o eBook funciona muito bem como isca.

Alguns de nossos posts já tinham sido retwitados em bom volume e trouxeram bom tráfego para o blog, mas muita gente lê só o post indicado e abandona a página. Como o eBook gera mais valor que um post, as pessoas não se importam em deixar o email e mais alguns dados em um formulário.

Assim você pode usar essas informações de contato para diversas coisas: adicionar o usuário a uma lista de newsletter, entrar em contato para uma pesquisa ou mesmo para vender o seu produto.

Ajuda o potencial cliente a mudar o momento de compra

Quem você acredita que compre uma câmera fotográfica profissional da mais alta qualidade? Aquele que já conhece ao menos o básico da fotografia. Só quem entende de vinhos se disponibiliza a pagar o preço de uma bebida da mais alta qualidade. Teríamos diversos outros exemplos nessa linha.

O fato é que conhecer mais do assunto faz enxergar melhor as oportunidades e mudar o momento da compra. Não duvido que gente que nunca pensou em empreender começou a considerar a opção ao ler o Saia do Lugar.

O melhor é que se alguém se dispôs a dar os dados para ter acesso ao conteúdo do seu eBook, é porque já está interessado no assunto, o que faz com que seja mais fácil para sua empresa vender para ele.

É produzido gratuitamente

É verdade que escrever um eBook exige um certo tempo e algumas pesquisas, mas não há envolvimento financeiro no processo. Você pode começar hoje mesmo e publicar no seu próprio site, usando as mídias sociais para espalhar a mensagem.

Nós não investimos nenhum tostão em publicidade e tivemos um ótimo retorno com os nossos eBooks.

Esperamos que nosso aprendizado tenha servido para vocês. Se precisarem de alguma dica de Marketing Digital é só passar no Blog Resultados Digitais.

Um abraço,
André Siqueira e Equipe Resultados Digitais

Caso queira trocar uma ideia e cartões de visita com André, seguem seus contatos no Empreendemia:

  • Elfazura

    Olá gostei muito!

    Roseane
    http://trabalhenavegando.blogspot.com/

  • Excelente artigo, parabéns pela abordagem e que esta dica sirva pra milhares de empreendedores digitais que ainda não perceberam o poder dos e-books ou que ainda não tem o seu para divulgar.

    Até breve.

  • Muito bom, um amigo me indicou e eu gostei muito.

  • Projeto Empreendedor

    Ótimo artigo, meu projeto tem um mês e médio no ar e estou, por agora, subindo artigos, mas também estou produzindo um ebook. Termino de esclarecer minhas duvidas para aprimorar o desenvolvimento do ebook.
    Parabéns.!!!