dicas para empreendedoresEmpreender é o sonho de muita gente. Não é à toa. A possibilidade de criar um negócio alinhado com aquilo que acredita é realmente um sonho.

'>

8 Dicas para empreendedores que todo iniciante deve saber

Empreender é o sonho de muita gente. Não é à toa. A possibilidade de criar um negócio alinhado com aquilo que acredita é realmente um sonho.

Empreender é o sonho de muita gente. Não é à toa. A possibilidade de criar um negócio alinhado com aquilo que acredita é realmente um sonho.

Trabalhar com aquilo que gosta, ser o próprio patrão e assumir a responsabilidade pelas decisões corporativas é um desafio, no entanto.

Por isso, antes de embarcar nessa aventura, é importante pesquisar, ler sobre o assunto e, principalmente, correr atrás de dicas para empreendedores que todo iniciante deve saber.

Para facilitar sua vida, a gente separou algumas dicas para empreendedores. Confira:

1. Ame o que você faz

Verdade seja dita: a estrada para o sucesso não é das mais tranquilas. No entanto, independentemente do segmento que você deseja atuar – de produzir brownies gourmets a desenvolver um app para celular – tudo fica mais fácil quando você realmente é apaixonado e acredita no seu propósito de negócio.

É possível, sim, alcançar o sucesso mesmo sem amar o que faz, mas, acredite, a trajetória certamente será muito mais difícil. Mantenha o otimismo, lembre constantemente o que o faz ser apaixonado pela sua ideia e siga em frente.

Com esforço e dedicação, o sucesso é consequência.

2. Não despreze a importância de um plano de negócios

Ferramenta essencial para o sucesso de qualquer projeto, o plano de negócios deve ser sua primeira preocupação antes de começar uma empresa.

Nele, você deve colocar informações como um resumo do seu negócio, ações e metas a serem cumpridas a curto, médio e longo prazos. Planejamento é a palavra de ordem, então, além de listar suas metas, estipule um prazo para cumpri-las e não deixe de fazer uma previsão de gastos para realizar cada uma delas.

São essas informações que darão a verdadeira dimensão dos desafios e dos passos necessários para atingir as metas para o seu negócio.

Procura por praticidade no mundo dos negócios? Nós indicamos a ferramenta Guru PME.

3.Monitore suas finanças

Ficar de olho nos gastos, nas receitas e fluxo de caixa é essencial para que seu negócio seja um sucesso.

Muitas empresas iniciantes vão à falência porque o empreendedor deixa as finanças de lado, gasta mais do que pode e acaba se vendo sem dinheiro no meio do caminho.

Comece devagar, certifique-se que você tem capital de giro suficiente para manter a empresa operando antes dela começar a dar lucro e seja frugal em suas despesas, evitando custos desnecessários.

Aprenda a operar seu negócio com um orçamento restrito até o dinheiro efetivamente começar a entrar.

4.Use o poder do network a seu favor

Praticar networking é uma forma de encontrar possíveis mentores, fortalecer sua rede de contatos e aprender com outros empresários (principalmente aqueles que já estão estabelecidos no mercado).

É importante ainda comparecer a eventos, feiras e palestras do seu mercado para interagir também com seus concorrentes e conhecer possíveis fornecedores. Não descarte ainda a facilidade oferecida pelas redes sociais. Facebook, Twitter e LinkedIn são ferramentas excelentes para se inteirar sobre o que está acontecendo no mercado e até mesmo manter contato com potenciais clientes.

Crie perfis corporativos que correspondam à essência da sua empresa e, sempre que possível, atualize sua rede com as novidades sobre o seu negócio.

5.Tenha cuidado na hora de definir o valor do seu produto e/ou serviço

Não são poucos os empreendedores iniciantes que se queixam que, apesar de venderem muito, nunca tem dinheiro no caixa.

Muitas vezes isso acontece porque os empresários erraram na hora de definir a margem de lucro e estipular os preços de seus produtos e/ou serviços. Não corra esse risco tomando o cuidado de não fazer cálculos equivocados.

Pesquise sobre técnicas para definir margem de lucro e fixar preços, buscando, se necessário, uma ajuda especializada.

Não deixe ainda de se informar sobre o preço praticado pela concorrência e, até mesmo, em outras regiões.

6.Negocie, negocie, negocie

O empreendedor é, antes de tudo, um negociador.  Para que o negócio seja um sucesso é importante, portanto, colocar essas habilidades em prática.

Para isso, comece negociando com seus fornecedores. Quem tem um fluxo de caixa positivo, por exemplo, pode fazer compras grandes e pagar à vista, o que leva a custos menores na hora de repor os produtos em estoque e lucrar mais na hora da venda.

Se preciso, negocie ainda melhores prazos para pagamento e recebimento das mercadorias. Negociar com clientes também é importante para não demorar a receber e acabar tendo problemas no fluxo de caixa.

7.Comunique-se

Por melhor que seja seu negócio, ele não irá crescer e conquistar mais clientes sem estratégias de comunicação bem definidas. Independentemente do tamanho da sua empresa, é essencial investir em marketing e divulgação para tornar seu negócio conhecido.

A boa notícia é que não preciso gastar rios de dinheiro para atingir clientes em potencial. Há uma gama de ações criativas que podem ser realizadas a praticamente custo zero, como e-mails marketing, promoções em redes sociais e até mesmo um programa de fidelidade para premiar seus consumidores mais fiéis.

8.Monte um time que realmente acredite no seu negócio

Ter uma equipe comprometida e alinhada com a missão, visão e valores da sua empresa faz toda a diferença e é fator determinante para o sucesso. Empreendedores iniciantes têm que entender que não podem saber tudo e, muito menos, fazer tudo sozinhos. É essencial ter um time qualificado, em que você possa confiar. Cerque-se de pessoas que saibam mais do que você ou que consigam suprir seus pontos fracos. É um excelente criativo, mas é péssimo nas vendas? Contrate então um profissional com essa característica para compensar sua deficiência e poder investir em seus pontos fortes.

Se tornar um empreendedor de sucesso requer muito trabalho, paixão pelo que faz e, principalmente, perseverança para continuar perseguindo seu sonho mesmo em tempos difíceis. Erros eventuais são inevitáveis. O importante é aprender com eles e seguir em frente.  Com essas dicas, a trajetória rumo ao sucesso certamente será muito mais tranquila.

E aí, essas dicas para empreendedores ajudaram você a planejar a abertura do seu negócio? Tem mais alguma sugestão?

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de acessar também o post que mostra como conseguir investimento antes mesmo de lançar seu produto. Confira aqui!