Dica diária ao empreendedor 86: Bom atendimento – Agregue valor assessorando seus clientes

Dica diária ao empreendedor 86: Bom atendimento – Agregue valor assessorando seus clientes

Como o bom atendimento pode ser a chave para entregar maior valor ao cliente

A dica de hoje foi dada por Carlos Alberto Júlio. Carlos é presidente da Tecnisa, palestrante e professor na ESPM, FGV e FIA/USP.

Quantas vezes você perdeu uma venda que já estava ganha porque o cliente foi buscar, num concorrente, uma informação adicional ou que lhe faltava, e por lá ficou?

É verdade, cliente mal assessorado acaba indo buscar assessoria nos seus concorrentes e, quando lá encontra um bom atendimento ou qualquer outro detalhe que o encante, acaba entregando aquele pedido que já lhe havia prometido ao concorrente.

Assessorar significa saber juntar todo o seu conhecimento sobre os produtos, serviços, concorrentes e complementos para dirimir as dúvidas do cliente e deixá-lo confiante na compra.

Economizar o tempo do cliente ou facilitar seu processo de compra por meio do fornecimento de informações confiáveis e relevantes é agregar valor. Os bons vendedores sabem usar o seu conhecimento para aproximar-se dos clientes, gerar credibilidade e, com isso, facilitar o fechamento do negócio.

Os vendedores bem informados que sabem demonstrar seu domínio do mercado sem arrogância ou soberba são procurados por seus clientes para novas compras ou quando têm dúvidas sobre o que comprar. Isso é poder.

Cliente bem assessorado não busca assessoria em outro lugar!

Se você tem uma dica sobre empreendedorismo, por favor, mande para [email protected]

  • Roberto Fermino

    Carlos Alberto Júlio é um dos CEOs mais admiridados no meio empresarial. Seu trabalho de gestão de equipe somado a sua visão de longo prazo, faz com que a Tecnisa se destaque como “mais construtora por m² “. Estou estudando o case Tecnisa é posso afirmar que estes caras pensam fora da caixa e não têm medo de ousarem. Foram a primeira empresa a ter blog no segmento contrução, a primeira a vender apartamento pelo Twitter. Isto mesmo! A tecnisa tem ótimos talentos em seu quadro um deles é o Busarello ( @busarello ) que é o cara por trás destas quebras de paradigmas na internet. Aconselho saberem mais sobre as “pessoas da Tecnisa”, porque se os caras conseguem vender apartamento pela Net devem ter algo a ensinar. Aliás, os dois nomes mencionados correspondem também a referências de excelentes professores e o Carlos ainda é autor de vários livros. Incrível né?! Deixo um link de uma apresentação do Busarello que é um show a parte. Uma pena a gravação não estar tão boa, prestem atenção no áudio. Também deixo um link de seu Slideshare, vejam a qualidade de seu power point. Muito foda! Abraços galera.

  • Roberto Fermino

    Esqueci de linkar. Aqui vai:

    Palestra: http://www.justin.tv/resultson/b/264538096

    Power point: http://www.slideshare.net/busarello

  • Sem dúvidas Carlos Alberto Júlio é um dos maiores nomes entre os empresários
    brasileiros. Já li 3 livros dele e vou comprar todos os novos que saírem.

    Sobre a Tecnisa, eles realmente são sensacionais. Fizemos uma entrevista com
    o gerente de redes sociais deles, o Roberto Aloureiro. Vale a pena dar uma
    conferida:
    http://saiadolugar.com.br/2010/03/22/entrev

    Abraços!

  • Muito boa a palestra! Adicionada aos favoritos no Slideshare.

  • Roberto Fermino

    Ótima entrevista! Na palestra do Busarello que comentei, o mesmo cita o Roberto Aloueiro como “O Vagabundo” brincando com o fato de ele ter a profissão de tuítar o dia inteiro entre outras coisas. É bem interessante que estas profissões novas ganhem destaque em empresas fora do (ponto)com, deixem de ser oba-oba, no sentido de gerar só um buzz pros negócios. Trazem retorno finaceiro mensurável sim, como prova a Tecnisa.

  • Pois é Roberto, esse case da Tecnisa é impressionante. Os caras inovaram
    muito nas redes sociais e além de venderem pelo próprio esforço, muito é
    falado sobre eles pelo fato de serem referência. Duplamente sensacional a
    jogada deles.

    Abraços!