Dica diária ao empreendedor 98: Essas novas empresas e seus nomes loucos

Dica diária ao empreendedor 98: Essas novas empresas e seus nomes loucos

Sobre nomes loucos e os benefícios de marcas com bons nomes

A dica de hoje foi dada por Marty Neumeier, escritor do livro The Brand Gap (O Abismo da Marca).

Esses novos nomes loucos.

Agilent, Agilis, Ajilon e Agere. Advantix, Advantis, Adventis e Advanta. Actuant, Equant, Guidant e Reliant. Prodigy, Certegy, Centegy e Tality. Por que existem tantos nomes sonoramente parecidos? A resposta é uma só: a maioria dos bons nomes já foi usado. Entre o nascimento de novas empresas por um lado e a avalanche de URLs por outro, as empresas são constantemente forçadas a mergulhar fundo em busca de nomes viáveis. A última tendência é expandir as fronteiras da dignidade com nomes como Yahoo!, Google e Meebo. Onde isso vai acabar?

Não vai. A necessidade de bons nomes para as marcas começa com os clientes, e estes sempre querem um jeito conveniente de identificar, memorizar, discutir e comparar marcas. O nome certo pode ser o ativo mais valioso de uma marca, promovendo a diferenciação e acelerando o processo de aceitação. Um nome errado pode custar milhões, até bilhões, contornando problemas e perdendo dinheiro durante toda a existência da marca.