Dica diária ao empreendedor 96: Coisas sobre empreendedorismo que livros não te ensinarão

A dica de hoje foi dada por Dharmesh Shah no blog On Startups.

1- Contagie empregados com o orgulho de posse da empresa. Se eles se sentirem parte de algo maior que eles mesmos, eles trabalharão com mais afinco para isso.

2- Toda empresa tem suas “soluções personalizadas”: alguma coisa louca ou estranha que ela faz que funciona pra ela, mas que não funcionaria em nenhum outro lugar. Tentar consertar isso pode destruir o que a empresa faz de especial.

3- Você cria sua empresa entregando coração e alma. Alguém que não tenha feito o mesmo não vai entender o esforço até que ele(a) passe por isso.

4- A maioria das empresas nascentes deveria começar a vender seu produto antes dela perceber que deveria.

5- Construa rituais dentro da empresa – toda vez que uma venda for fechada, toque um sino ou um gongo e deixe que todos celebrem.

6- Clientes e competidores, podem, fazem e vão fazer coisas irracionais. Nenhum dos dois liga pro seu cargo, sua educação, seu pedigree, seus investidores ou sua nota no vestibular.

7- Clientes são definidos como pessoas ou organizações que pagam x por algo que te custa menos que x pra fazer. Não, seu pai não conta como um cliente de verdade.

8- Falta de competidores é quase sempre algo ruim, pois significa que o mercado que você entrou não interessa a mais ninguém.

9- Sua equipe para fundação da empresa precisa ser esperta, energética e comprometida. Ajuda muito se eles conseguirem fazer várias coisas ao mesmo tempo (vender, programar software, entregar produtos e emitir notas).

comments powered by Disqus