Dica diária ao empreendedor 51: Saiba perguntar da forma correta

A dica de hoje foi dada por Seth Godin em seu blog.

Como já dizia o velho ditado, perguntar não doi.

Na verdade dói sim. Dói perguntar da forma errada, sem preparação, sem permissão. Dói porque você perderá a chance de perguntar da forma correta.

Se você encontrar com Elton John no jantar e falar “Oi Elton, você vai cantar no casamento da minha filha?” você joga fora sua chance de chamar positivamente a atenção dele. Você o induziu a dizer não, mostrou que é egoísta e ingênuo.

Se um possível cliente entrar na sua concessionária e você falar “Por favor, me pague $200,000 por esse Porsche agora”, dificilmente você fechará a venda. O mais provável é que tenha afastado o cliente, transformado a atenção dele em uma barreira de proteção.

De vez em quando perguntar dessa forma pode funcionar. E daí? Não vale a pena, considerando a chance enorme de não dar certo. Ao invés, invista algum tempo e ganhe o direito de pedir. Faça seu dever de casa. Construa conexões. Faça um pedido razoável, algo fácil e que beneficie ambos. Sim leva ao sim que levará ao compromisso que você está procurando. Vá aos poucos.

comments powered by Disqus