Dica diária ao empreendedor 48: Existe vida após o desenvolvimento do produto

Dica diária ao empreendedor 48: Existe vida após o desenvolvimento do produto

O desenvolvimento do produto é apenas uma etapa. Depois ainda existem os custos com marketing, vendas e desenvolvimento contínuo.

A dica de hoje foi mandada por Collis Ta’eed através do Netsetter. Collis viaja ao redor do mundo e mora em diferentes países, mais recentemente em Hong Kong, atualmente na Austrália e próximo será Canadá. Ele trabalha com Design e Web.

Assumir que o desenvolvimento do produto/serviço (desde programação de um software, até escrever um livro) é o necessário para criar um negócio de sucesso é extremamente perigoso. Manutenção, marketing, vendas, desenvolvimento contínuo, serviço de apoio, propaganda, administração e suporte são também partes essenciais para o sucesso.

Eu não consigo contar o número de vezes que eu conto às pessoas quantos funcionários eu tenho noFlashDen e ouço de volta “mas depois que o site está pronto, o que mais tem que ser feito? Você não simplesmente relaxa e deixa o dinheiro entrar?”. Talvez existam negócios que você só constrói e deixa rolar sozinho, mas nunca encontrei um. Faturamento passivo de trabalho só funciona em baixa escala, pelo o que vi até hoje. Para um negócio de tamanho razoável, desenvolver o produto é apenas o começo, mas é isso que faz com que empreender seja tão interessante.

Se você está lançando seu produto, vale a pena ler nosso livro sobre desenvolvimento de produtos. Confira agora o Desenvolvimento de Produtos sem enrolação.