Características do empreendedor: Resolver os problemas até o fim

A dica de hoje foi dada por Frederico Villela, engenheiro civil e pai de 2 grandes amigos que sempre estiveram presentes na minha carreira de empreendedor.

A parábola da piscina:
“Em uma casa na cidade de Niterói-RJ morava uma família de ursos em que o chefe da família era conhecido como Vovô Urso e seus filhos eram os ursinhos Andre e Bruno.

Como parte das tarefas da casa, Andre e Bruno precisavam limpar a piscina.
As responsabilidades eram: Andre (irmão mais novo) deveria jogar o cloro na água e Bruno (irmão mais velho) era encarregado por aspirar a piscina.

Como um bom caçula, o ursinho Andre muitas vezes deixava de lado sua tarefa e não jogava o cloro. Como consequência, quando Bruno aspirava a mesma, a sujeira não saía, já que a água não estava devidamente tratada.

Em um ensolarado domingo de verão, ocorreu o seguinte diálogo que já serviu de lição para uma inteira geração de empresários juniores brasileiros:
– Bruno, você não fez o que eu te pedi. Disse o sábio Vovô Urso.

– Mas é lógico que fiz! Eu aspirei a piscina assim como o senhor pediu. Não é culpa minha se Andre não jogou o cloro! Respondeu Bruno, irritado com a situação.

– Bruno, eu não te pedi simplesmente para aspirar a piscina. Eu te pedi para deixar a piscina limpa. Agora eu quero tomar banho nela e não posso, é isso que importa.

Moral da história: Não interessa se você fez sua parte, dê um jeito e resolva o problema até o fim!

comments powered by Disqus