Dica ao empreendedor: Domine as condições comerciais da sua empresa

A dica de hoje foi dada por Carlos Alberto Júlio. Carlos é presidente da Tecnisa, palestrante e professor na ESPM, FGV e FIA/USP.

A dica de hoje foi dada por Carlos Alberto Júlio. Carlos é presidente da Tecnisa, palestrante e professor na ESPM, FGV e FIA/USP.

Conhecer os produtos, os serviços e o mercado onde você atua é básico e importante, porém não é tudo.

Você precisa conhecer e dominar também as condições que disponibiliza aos seus clientes. Isso inclui preços, descontos, financiamento, crédito etc.

Muitas vezes ganhamos um cliente ou um pedido justamente por causa da nossa flexibilidade comercial, mas de que adianta a empresa montar e disponibilizar todo um arsenal financeiro se os vendedores não sabem usá-lo?

Faça com que os gerentes ou a área financeira deem treinamentos aos vendedores. Eles devem aprender a pensar também financeiramente, perguntando à sua empresa que condições de crédito eles podem oferecer ao cliente de modo a ajudá-lo a aumentar o fluxo de caixa da empresa.

Quem não domina os números não domina a venda!

  • Otávio Nogueira

    Isto tudo se resolve com uma área administrativa bem feita onde mostrem custos e valores para manter o produto.
    Em um painel administrativo completo o vendedor saberá o valor de custo do produto e saberá o valor mínimo de margem de lucro, sabendo, dependendo do cliente, apresentar o melhor valor dentro das possibilidades da empresa.
    Muitos querem vender, mas não apresentam ferramentas aos vendedores. Vendedores trabalham com margem de lucro e eles precisam disso, visualmente de forma fácil, para poder facilitar e agilizar uma venda.
    O grande problema é sempre cobrar de uma equipe sem apresentar armas para que eles lutem.

  • luizpiovesana

    Exatamente, Otávio!

    Concordo que ter o controle administrativo é essencial, junto com a
    apresentação desses números e condições.
    Além disso, é sempre legal auxiliar os vendedores a fazerem isso da melhor
    forma, já que ninguém nasceu sabendo e que cada empresa tem sua
    particularidade, principalmente na parte comercial.

    Abraços,
    Luiz

  • luizpiovesana

    Exatamente, Otávio!

    Concordo que ter o controle administrativo é essencial, junto com a
    apresentação desses números e condições.
    Além disso, é sempre legal auxiliar os vendedores a fazerem isso da melhor
    forma, já que ninguém nasceu sabendo e que cada empresa tem sua
    particularidade, principalmente na parte comercial.

    Abraços,
    Luiz