Ideias inovadoras mudam o mundo

Desenvolvimento de produtos: Como comunicar seu produto

Exceto Tempestade dos X-Men e o Super-homem fazendo a Terra girar ao contrário, ninguém tem o poder de sozinho alterar a natureza. Isso quer dizer que por mais genial que seja seu produto, seus clientes não largarão seus hábitos e o usarão seu produto do dia pra noite.

Exceto Tempestade dos X-Men e o Super-homem fazendo a Terra girar ao contrário, ninguém tem o poder de sozinho alterar a natureza. Isso quer dizer que por mais genial que seja seu produto, seus clientes não largarão seus hábitos e o usarão seu produto do dia pra noite.

Se um produto é realmente inovador, ele exige uma mudança de hábito no cliente, tanto para aprender a usá-lo como no seu uso no dia-a-dia. Se tem uma coisa que as pessoas valorizam são os seus hábitos. Por isso comunicar o produto de forma eficiente é obrigatório para que ele seja adotado pelo mercado.

Ideias inovadoras mudam o mundo

Não é qualquer um que tem o poder de alterar a natureza

Aprenda a comunicar os benefícios do seu produto
Como vimos ontem, a primeira pergunta que seu cliente fará ao ouvir falar da ideia inovadora é: “E como isso me beneficia?“.

Por isso, a primeira coisa que você precisa aprender na hora de vender o produto é como comunicar seus benefícios. Muito mais importante do que suas características técnicas, mostrar como o produto tem impacto no dia-a-dia do cliente é o que diferencia as ideais inovadoras “bacanas” daquelas que realmente dominam o mercado.

Domine o seu funil de vendas
Do ponto em que a pessoa não te conhece até a compra em si, existe um processo chamado funil de vendas. O nome vem do fato de que sempre uma parte das pessoas não passará para a próxima etapa. Veja mais em As 5 etapas que o cliente passa antes de comprar seu produto.

Entender esse processo é fundamental para fazer seu planejamento de marketing e avaliar se suas vendas estão acontecendo de acordo com o esperado. Quanto mais domínio você tiver, mais conscientes serão suas decisões.

Por exemplo, no Empreendemia temos muito claro que a maioria dos nossos novos usuários aparecem a partir das buscas do Google. Desses, 2% fazem o test-drive do Empreendemia Premium. Desses, cerca de 20% finaliza a compra.

Conhecer esses números faz muita diferença no nosso planejamento.

Conheça seus canais de distribuição
Conhecer os canais de distribuição significa definir muito bem como você fará para que o cliente te conheça, passe por todas as etapas do funil, faça a compra e torne-se seu freguês (cliente que compra sempre).

No nosso caso, vimos que era necessário ligar para as pessoas que estavam fazendo o test-drive. Em alguns casos é possível que o cliente compre sem necessidade de interação com a equipe de vendas. Entender como você venderá o seu produto é essencial para analisar se sua empresa é viável ou não.

Conclusão: Sempre melhore seu processo de vendas
Desde os canais de divulgação até como sua equipe dará suporte ao produto, essa relação com o cliente é o que vai fazer seu produto vender, não a tecnologia em si. Por isso, além de um ótimo produto, você precisa de um excelente planejamento de marketing e um processo de vendas muito bem definido.

Além disso, se você quiser se aprofundar no tema e contar com nossa ajuda para desenvolver seu produto, faremos agora em dezembro o curso online Mockup – Desenvolvimento de Produtos sem enrolação em que contaremos como foi o processo de desenvolvimento do Empreendemia e compartilharemos as lições aprendidas.

Se você ainda não se convenceu, confira os depoimentos sobre a primeira turma do Mockup.

Para dar uma atenção especial a todos, as vagas são limitadas. Por isso, inscreva-se já! Confira mais informações sobre o curso.

Abraços,
Millor Machado (comunicando freneticamente)

Obs.: Esse artigo faz parte da série Desenvolvimento de Produtos sem enrolação. Confira os outros artigos da série aqui.