um funcionário DBA trabalhando

DBA: O que é e quais são as tarefas de um administrador de banco de dados

Preparamos esse post para mostrar como o DBA poderá ajudar o seu negócio a utilizar os dados em prol desse objetivo. Ficou interessado? Acompanhe!

Nos dias de hoje, fica impossível tomar qualquer decisão que seja assertiva, no mundo dos negócios, deixando de lado os dados que a própria empresa gera. Por esse motivo, é interessante contar com a ajuda de um administrador de banco de dados, o famoso DBA.

Até porque, em meio a ascensão da internet e da tecnologia, em que há computadores e softwares cada vez mais capazes de processar uma grande quantidade de dados, não existem motivos para não aproveitar todo esse recurso de forma inteligente.

Porém, não basta contar com essas e outras ferramentas, se não há alguém capacitado para usá-las, não é mesmo?

Nesse sentido, o administrador de banco de dados se tornou uma figura importante para qualquer empresa, principalmente no que diz respeito a armazenar os dados de uma forma que seja eficiente e segura.

Pois bem, preparamos esse post para mostrar como o DBA poderá ajudar o seu negócio a utilizar os dados em prol desse objetivo. Ficou interessado? Então, continue acompanhando a leitura conosco!

O que é o DBA?

Vamos começar explicando brevemente o que é o DBA. Antes de mais nada, saiba que essa sigla é a abreviação para o termo Database Administrator, que significa Administrador de Banco de Dados, em português.

Ela se refere ao profissional responsável pelo banco de dados em uma empresa ou organização. Se fosse para resumir, podemos dizer que o DBA é responsável por cuidar da saúde física desse recurso, bem como os dados que são armazenados ali.

Detalhando um pouco mais sobre as suas responsabilidades, o escopo da sua função envolve instalar, gerenciar, configurar, atualizar e monitorar o sistema de banco de dados do negócio, bem como idealizar padrões de qualidade que envolvem toda a sua construção e manutenção.

O que faz um administrador de Banco de Dados?

De maneira geral, você já deve ter entendido o que faz um DBA. Porém, vamos destacar de forma mais específica o que esse profissional faz para que você possa entender melhor a sua importância.

Primeiramente, saiba que esse tipo de profissional precisa saber executar muito bem 3 funções, que são indispensáveis para qualquer negócio que queira proteger seus dados de forma eficiente e sem maiores preocupações:

  1. Instalação e Gerenciamento do Banco de Dados, bem como dos seus usuários, sempre prezando pela segurança;
  2. Criar backups periódicos, além de recuperá-los quando for necessário;
  3. Saber monitorar e ajustar a performance do Banco de Dados, para que ele possa ter o melhor desempenho.

Além dessas 3, podemos citar mais responsabilidades em seu dia a dia, que também são fundamentais:

  • Fazer uma avaliação completa a nível de Hardware do Servidor em que o Banco de Dados ficará hospedado;
  • Realizar todo o planejamento e a implementação do Banco de Dados;
  • Verificar se todas as tarefas e rotinas agendadas foram executadas com sucesso;
  • Monitorar se há espaço em disco para garantir que os dados serão armazenados sem nenhum problema;
  • Registrar todas as alterações feitos no servidor, bem como documentar qualquer problema que venha a ocorrer no que diz respeito ao seu desempenho, além de trabalhar nas correções que forem necessárias;
  • Buscar por boas práticas em busca de melhorar a performance do Banco de Dados, é o que chamamos de Tunning;
  • Criar alertas de notificação, caso ocorram problemas que sejam mais graves;
  • Trabalhar para que não haja nenhuma sobrecarga do sistema, bem como o seu ambiente de funcionamento.

Obviamente que existem outras tarefas que envolvem um conhecimento mais avançado ainda em relação à sua parte técnica. Mas no geral, elas permeiam nos tópicos que listamos acima.

Saiba que o primeiro passo para contratar um bom profissional é saber o que ele precisa fazer. Portanto, compreender ou ter uma mínima noção dessas tarefas já é um começo para conseguir buscar alguém que possa desempenhar essa função com excelência.

Quais são as habilidades exigidas em um DBA?

Para que o administrador de banco de dados consiga executar todas as funções que listamos acima, é preciso que ele tenha ou desenvolva algumas habilidades.

Antes de falarmos delas, saiba que quando entramos na área de formação desses profissionais, é comum que a maioria delas estejam relacionadas à área de tecnologia como um todo, tal como a Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Processamento de Dados e até na Engenharia Elétrica.

Porém, é importante saber que também existem cursos tecnológicos da área, então não necessariamente esse profissional precisa ter um curso superior, mas sim saber lidar com o escopo da função.

Pois bem, entrando nas habilidades que são exigidas em um DBA, é preciso ter em mente que, assim como todo profissional, é preciso saber lidar com a parte técnica, mas também ter competências que transcendem essa esfera, pois elas são essenciais para o desempenho da sua função.

Dentre essas competências, destacamos:

Saber trabalhar em equipe é algo até que óbvio, pois praticamente toda a empresa precisa acessar os seus dados para trabalhar. Então, é preciso que esse profissional consiga se relacionar com essas pessoas de forma saudável.

Já a concentração é bem importante, pois visto a quantidade de tarefas que são exigidas do DBA, se ele não tiver um bom nível de concentração, dificilmente conseguirá lidar com elas de forma eficiente.

Por fim, trabalhar sob pressão é algo muito valorizado, pois sabemos que podem surgir demandas urgentes em que pode haver muita pressão por parte da empresa e sua diretoria. Então, é preciso saber lidar com isso, principalmente para ganhar agilidade no que é preciso fazer.

Além dessas competências, destacamos que o profissional que possui conhecimento em recursos de desempenho e portabilidade, gerenciamento de projetos, migração de plataformas, dentre outros, sai na frente da concorrência. Pois, sem dúvida nenhuma, elas são um grande diferencial de mercado.

Saiba que as informações que destacamos aqui são mais do que suficientes se você pretende ser um DBA ou então contratar esse tipo de profissional.

Agora que você já sabe o que faz um Administrador de banco de dados ou DBA, o que acha de saber mais sobre Marketing local: o que é e qual importância para sua empresa.