Cursos para empreendedores: 36 oportunidades imperdíveis de melhoria

13,6%: esse foi o crescimento que o Brasil apresentou no ano passado em seu número de empresas. Pelo menos é o que apresenta uma pesquisa feita pelo Boa Vista SCPC, e publicada pela EXAME, que ainda apontou que só no primeiro trimestre de 2017 surgiram **cerca de 200 mil **dessas empresas.

E com tanta concorrência assim no mercado, para que um negócio permaneça de pé é mais do que necessário se capacitar. Por isso separamos por aqui uma lista de cursos para empreendedores que podem ser encontrados gratuitamente na internet.

Porque, afinal, se especializar é sempre uma boa ideia, mas fazer isso de graça é melhor ainda.

Cursos gratuitos de Marketing Digital

Para quem espera ter retorno com ajuda da internet e ainda administrar equipes de marketing digital.

1. Universidade Rock Content

Donos de startups ou pequenas empresas podem aprender bastante a respeito de vários tipos de marketing (como o Outbound, Inbound e o marketing de conteúdo) com os cursos e certificações gratuitas oferecida pela Universidade Rock Content.

Tudo em português e com acesso a aulas em vídeo e apostilas digitais que podem ser conferidas a qualquer momento pelo usuário.

Universidade Rock Content.

2. Google Primer

Lançado em 2016 aqui no Brasil, o Google Primer é um aplicativo do Google que funciona como uma espécie curso de marketing digital. Através dele é possível, com apenas 5 minutos por dia, aprender sobre **plano de negócios, marketing de conteúdo, comunicação com cliente, SEO, métricas, publicidade digital, vendas, desenvolvimento de marca **e muito mais.

O app ainda conta um visual bastante leve e prático de ser utilizado, tornando ainda mais simples executar algumas das lições apresentadas por ali (e que são atualizadas constantemente).

3. Facebook Blueprint

Se o Google tem sua própria plataforma de cursos online, não é o Facebook que deixaria de ter a sua também.

Pois ela existe e o nome é Facebook Blueprint. Ali o aluno aprende a como aumentar as vendas na loja, direcionar o público certo, gerenciar anúncios, cadastros, medir o desempenho de uma campanha e até promover um aplicativo. Tudo, claro, dentro da famosa rede do Mark Zuckerberg.

4. HubSpot Academy

Com mais de uma década de estrada, a HubSpot, produtora criada por ex-alunos do MIT e responsável por um dos maiores sistemas de Inbound Marketing do mercado, também conta com um curso gratuito e certificação para quem tem interesse em se especializar em inbound.

Tudo com vídeos bastante didáticos e em português que também ajudam a entender um pouco mais sobre Vendarketing: o alinhamento entre vendas e marketing que já falamos a respeito em um de nossos e-books.

5. Dicas de truques de SEO pelo pessoal da MOZ

Também com mais de 10 anos de experiência de mercado, a MOZ é um dos maiores nomes no mundo quando o assunto é SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca). Ou seja: eles sabem mesmo como impulsionar um site ou uma página na web.

Portanto se você deseja aprender um pouco mais sobre como otimizar seus resultados com o Google, essa pode ser uma boa pedida.

6. Analytics Academy

Estima-se que hoje em dia mais da metade dos sites da web utilizem o Google Analytics para monitorar seus acessos. No entanto, apenas observar todos os números apresentados pela ferramenta não resulta em retorno para a empresa. É preciso também saber o que acompanhar ali dentro e até mesmo como configurar as melhores metas para o seu negócio.

Tudo isso pode ser aprendido gratuitamente com os cursos da Google Analytics Academy, que contam com 3 modalidades: para iniciantes, **avançado **e fundamentos para o Gerenciador de tags****do Google.

7. Data Camp

Criado por grandes nomes de empresas como Google e Facebook, a Data Camp é uma plataforma onde é possível ter acesso à diversos cursos direcionados para o uso de Data Science para o marketing digital.

Cursos gratuitos de empreendedorismo

Quem procura entender um pouco mais sobre as teorias de mercado e até o planejamento de empresas pode encontrar cursos gratuitos de grandes nomes como SEBRAE, Google e até FGV.

8. Curso por email: Gestor de primeira viagem

Este curso foi escrito pelo CEO da maior empresa de Marketing de Conteúdo da América Latina, a Rock Content. Se você quer conhecer melhor a sua equipe e aprender a extrair o melhor dela, ou entender qual é o contexto do setor da sua empresa esse curso é pré-requisito do seu sucesso!

Além disso, você vai aprender como identificar, criar e aproveitar as melhores oportunidades e entender qual é o melhor tipo de gestão para você.  Ah, é totalmente gratuito!

9. EAD Sebrae

Buscando sempre promover a competitividade e o desenvolvimento dos empreendimentos de micro e pequeno porte no Brasil, o SEBRAE mantém no ar uma plataforma de EAD onde é possível encontrar diversos cursos gratuitos sobre temas relacionados ao empreendedorismo como: como iniciar um pequeno grande negócio, como se planejar para o comércio eletrônico, como fazer o controle de gastos na prestação de serviços e como manter a qualidade no atendimento ao cliente.

Uma ótima saída para quem procura ter áreas de Marketing e Vendas de Alta Performance.

10. Google Ateliê Digital

Vencedor de diversos prêmios, o Ateliê Digital do Google é uma plataforma que traz tutoriais que podem ajudar o empreendedor a entender melhor alguns pontos importantes do mundo online, como websites, marketing digital, mídias sociais, ecommerce e como utilizá-los em prol do seu negócio.

No final do curso ainda é possível emitir um certificado digital de conclusão.

11. ABC da Gestão de Projetos

No curso ABC da Gestão de Projetos, criado pela Fundação Instituto de Administração — uma das 3 melhores escolas de negócios do país — na plataforma Coursera, o aluno poderá aprender sobre gestão de escopo, criação de cronograma e orçamento de projetos e, com isso, evoluir mais tarde para programas ainda mais extensos da Fundação.

O curso dura 3 semanas, com cerca de 4 a 5 horas de aulas por semana.

12. Teoria Geral da Administração para Executivos

Outro curso feito pela Fundação Instituto de Administração e distribuído na plataforma Coursera, é o de Teoria Geral da Administração para Executivos, que reúne boa parte dos conhecimentos de administração geral.

Esse curso, com duração de 5 semanas, conta com módulos como: bases do conhecimento, escola clássica, modernidade e desempenho das organizações. No final o aluno ainda passa por alguns testes valendo o certificado final.

Um curso mais teórico e importantíssimo para os empreendedores.

13. Vantagem competitiva: usando a informação para construir negócios de sucesso

Buscando encontrar uma nova maneira de ensinar e empoderar as pessoas através do conhecimento via web, o pessoal da FutureLearn oferece diversos cursos online voltados para o empreendedorismo, como esse Vantagem competitiva: usando a informação para construir negócios de sucesso.

Nele o aluno aprenderá por meio de textos e vídeos a entender como a informação e a tecnologia podem gerar valor e vantagens competitivas para uma empresa. O curso também aborda como diferentes tipos de investimentos em TI podem gerar diferentes tipos de valor para um negócio, analisar sua própria vantagem competitiva em relação aos concorrentes e ainda desenvolver um plano de ação para a empresa que utilize a captação de informações digitais.

Vale lembrar que todo o conteúdo da FutureLearn é disponibilizado apenas em inglês.

14. Planejamento Estratégico para Empreendedores

Presente no Brasil desde o ano 2000, a Endeavor é uma organização de estímulo a empreendedores que atua também em outros mais de 20 países ao redor do globo. É dela o curso Planejamento Estratégico para Empreendedores, que busca ao longo de 3 horas ajudar o empreendedor a definir uma estratégia clara para seu negócio e garantir que ela se traduza em execução.

15. Startup: Ferramentas essenciais para começar seu negócio

Também presente na plataforma de cursos da Endeavor temos esse Startup: Ferramentas essenciais para começar seu negócio que busca auxiliar o empreendedor a validar uma ideia de negócio, criar um MVP (Minimum Viable Product, ou produto mínimo viável), testar a solução desse produto ou serviço e ainda, por fim, estruturar um modelo de negócio.

Cursos gratuitos de Tecnologia

Qualquer empreendedor que busca desenvolver algum produto ou serviço digital precisa entender um mínimo de tecnologia para conseguir montar seus times e até viabilizar seu negócio, por isso esses cursos podem ser bastante úteis em diversos casos.

16. Microsoft Virtual Academy

Assim como gigantes como o Google e o Facebook tem suas plataformas de ensino online, a Microsoft também tem a sua. É a Virtual Academy: um lugar onde é possível encontrar treinamentos gratuitos oferecidos por especialistas da empresa como os de desenvolvimento em nuvem, desenvolvimento de jogos e web.

17. Eu posso programar

Também mantidos pela Microsoft, temos os cursos do projeto Eu posso programar, que trazem lições mais básicas de programação web.

18. Como criar um site usando WordPress

Segundo alguns dados, estima-se que hoje em dia quase um terço dos sites da web utilizem a plataforma de WordPress por debaixo do layout. Inclusive alguns bem famosos, como o do New York Post, da revista TIME, do Spotify e até os das revistas da editora Abril aqui no Brasil.

Sabendo disso (e da facilidade e praticidade em trabalhar com a plataforma), esse curso que ensina a como criar sites utilizando o wordpress em apenas uma hora pode ser bastante útil tanto para aprender sobre programação PHP — linguagem padrão do WordPress — como para testar a viabilidade do sistema para o seu negócio.

Este curso está disponível com aulas em vídeo e em inglês.

19. Fundamentos da Programação com Python

Uma linguagem de programação que está sendo cada vez mais procurada hoje em dia é a Python, que costuma aproveitar diversas funções pré-programadas no desenvolvimento de aplicações — tornando-se bastante prática para os desenvolvedores.

De olho nisso, o curso de Fundamentos de Programação com Python, da Udacity, pode, ao longo de 6 semanas, não apenas ensinar essa linguagem como responder se ela é a melhor ou não para ser adotada como linguagem básica de um projeto ou negócio.

Cursos gratuitos de metodologias ágeis

**Empreendedores que buscam reduzir seus custos e ainda fazer entregas mais rápidas e com maior qualidade precisam adotar metodologias ágeis em seus negócios. **E esses cursos gratuitos podem ajudá-los a aprender a respeito de algumas das principais delas.

20. Scrum – Padrões para Adoção

Uma das metodologias ágeis mais utilizadas (e conhecidas) hoje em dia é o Scrum, adotado por marcas como Rede Globo, Locaweb e Google. Nesse curso, disponível na plataforma Udemy, você entenderá, por meio de vídeos e artigos, por que o Scrum vem sendo amplamente utilizado no mercado, quando uma equipe deve adotar determinada prática ágil em um projeto e ainda** qual é a diferença entre o Scrum e os modelos tradicionais de gestão de projetos**.

21. Como priorizar sua produtividade com ajuda do Trello

Neste pequeno curso de pouco mais de meia hora de duração — e comandado por Brian Cervino, gerente de marketing do Trello, uma das maiores ferramentas de gerenciamento de projetos do mercado — você poderá aprender como priorizar estrategicamente suas tarefas, como personalizar seu fluxo de trabalho para ter melhores resultados e como utilizar ferramentas como o Trello em conjunto com outros times da empresa.

Totalmente em inglês.

22. Scrum vs LEAN: análise e comparação de metodologias ágeis

Disponível pela plataforma da Charles Sturt University, da Austrália, esse curso apresenta e compara para os alunos duas das principais metodologias ágeis, o Scrum e o Lean, indicando qual pode ser a melhor para um determinado tipo de empresa e projeto.

Um curso de 5 semanas de duração e totalmente em inglês.

23. Criação de produtos com métodos ágeis e Design Thinking

Desenvolvido pelo pessoal da FutureLearn, esse curso ensina os conceitos de metodologias ágeis e explica como elas podem ser aplicadas no desenvolvimento de produtos. Além disso, o mesmo curso também como desenvolver cenários e personas para testar hipóteses e como validar ideias.

Um curso de 4 semanas de duração, com 4 horas por semana e totalmente em inglês.

Cursos gratuitos de vendas e finanças

Duas das partes mais importantes de qualquer empreendimento são as dos setores de vendas e finanças, afinal, são eles que envolvem a entrada e administração de capital do negócio. Por isso separamos alguns dos melhores cursos gratuitos dessas áreas por aqui.

24. Treinamentos Públicos do Banco Central

Criada pelo Banco Central, a página Cidadania Financeira disponibiliza treinamentos públicos, gratuitos e totalmente digitais para ajudar empresas e pessoas físicas a melhorar sua vida financeira.

Entre eles temos: Gestão de finanças pessoais com foco na capacitação de palestrantes e até orientação para consumidor financeiro.

25. Finanças Básicas para Empreendedores

Dividido em 5 etapas e ao longo de 4 horas de duração, esse curso da plataforma da Endeavor busca ensinar o empreendedor a usar conceitos de finanças e contabilidade para desenvolver um bom planejamento e controle financeiro do seu negócio.

Quem cuida das aulas é o especialista em empreendedorismo Marcelo Nakagawa, que já foi professor de instituições como FGV, USP e outras.

26. Como aumentar e gerenciar suas vendas

Administrado por Thiago de Carvalho, eleito pela Universität St. Gallen, na Suíça, como um dos 100 agentes de mudança empreendedora no mundo, esse curso busca ensinar o aluno a estruturar uma estratégia de vendas para alavancar as receitas e garantir uma maior satisfação dos clientes no seu negócio.

A duração é de cerca de 4 horas.

27. Cursos gratuitos FGV

Com mais de 7 décadas de mercado, a Fundação Getulio Vargas (FGV) é um dos maiores nomes em formação de lideranças no país. E de olho em manter seu legado, a fundação vem desde 2008 fazendo parte do OEC – Open Education Consortium, um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferece conteúdos didáticos e gratuitos na internet.

No caso da FGV, os cursos oferecidos são os de, na área de finanças:

  • Como organizar o orçamento familiar;
  • Como fazer investimentos;
  • Como Planejar a Aposentadoria;
  • Como Gastar Conscientemente.

Cursos gratuitos de recursos humanos

Responsável por contratar, orientar e guiar os profissionais de uma marca, o setor de RH é um dos mais importantes para qualquer negócio. De olho nisso separamos alguns cursos que podem ser úteis para a melhora dessa área das empresas.

28. Unieducar

Atuando nas áreas de Treinamento em Desenvolvimento Profissional e Gerencial desde 2003, a Unieducar disponibiliza micro cursos gratuitos com certificação para o segmento de RH em seu site.

Alguns deles abordam temas como: comportamento organizacional, cultura corporativa e padronização estratégica e implantação de avaliações de desempenho em recursos humanos.

29. Curso de feedback

Criado pelo iPED – Instituto Politécnico de Ensino a Distância — esse curso, dividido em 3 partes, ensina os principais conceitos do feedback empresarial, quais as competências e habilidades necessárias para fornecer feedback e até como reagir ao recebê-lo da sua equipe.

No final o aluno pode obter um certificado.

30. Empatia e inteligência emocional no trabalho

Disponibilizado gratuitamente pela Universidade de Berkeley, esse curso mostra quais são as raízes psicológicas e biológicas da empatia, confiança e cooperação; aponta quais são habilidades de inteligência emocional e social que suportam felicidade organizacional e a produtividade; ensina como desenvolver estratégias baseadas em pesquisa para fortalecer a empatia e resolver conflitos de forma construtiva, e até a liderar com inteligência social.

A duração é de 4 semanas com 2 horas por semana. Totalmente em inglês.

Cursos gratuitos de Design e Branding

Design e branding são duas partes que andam de mãos dadas e impactam diretamente na percepção que os clientes (e o mercado) tem de uma empresa.

Aqui vão alguns dos melhores cursos gratuitos disponíveis para esses temas.

31. Fundamentos do Design Responsivo para a Web

Um dos caminhos que uma empresa tem para dominar os resultados do Google é através de bons sites. E não dá para dizer que um site é bom se ele não for pelo menos responsivo.

Pois esse curso, desenvolvido pelo próprio Google em parceria com a Udacity, ensina justamente como funcionam e como são criados os sites responsivos. Para isso o aluno, ao longo de duas semanas, aprende conceitos de Front end, e linguagens como HTML e CSS aplicadas ao funcionamento do design.

32. Gestão de marcas e de produtos

Desenvolvido pela IE Business School — um dos maiores nomes do setor de educação em Madri, Espanha — dentro da plataforma Coursera, esse curso tem 4 semanas de duração onde são abordados temas como: como desenvolver marcas convincentes, como criar experiências convidativas para o cliente e como fazer com que as equipes cumpram a promessa da marca.

Ao todo são disponibilizados mais de 50 vídeos e 10 artigos ao longo do curso. Tudo em inglês.

33. O poder secreto das marcas

Criado pela UEA (University of East Anglia) e disponibilizado na plataforma da FutureLearn, esse curso busca apresentar o papel das marcas e da gestão da marca no mundo moderno. Para isso são colocados em pauta alguns debates como o funcionamento das marcas e como ele pode mudar com o passar do tempo, como trabalha a indústria das marcas, como definir o que uma marca deseja e como esse direcionamento pode conduzir uma empresa.

São 6 semanas de duração com pelo menos 3 horas por semana. Todo o material está em inglês.

34. Engajamento e branding digital

Disponibilizado na plataforma edX pela Universidade de Curtin, no oeste da Austrália, esse curso tem 4 semanas de duração, com 3 a 4 horas de aula por semana.

Nelas são abordados temas como: a relação que existe entre bens pagos, comprados e ganhos, as mudanças no consumo e como isso tem afetado a comunicação das marcas, como vender através do marketing de conteúdo e como criar conteúdos que interessem de fato para a audiência.

Quem comanda o curso é Sonia Dickinson, professora de Marketing da Curtin University, com todo o conteúdo das aulas em inglês.

35. Curso de Introdução ao Design Thinking

Utilizada por empresas como Google, Apple, Samsung, Philips, P&G e GE Healthcare, a metodologia de Design Thinking tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Pensando nisso a Trampolim Academy criou este curso gratuito onde o aluno pode aprender não apenas** o que é esse pensamento voltado para o design**, como criar modelos mentais, prototipação, os **processos e etapas do design thinking **e como encarar o dilema da inovação.

36. Beabá do Branding

Por fim temos este curso da BRANDSTER, onde aprendemos alguns pontos como porque os diferenciais tradicionais das marcas estão morrendo, quais são os conceitos de identidade corporativa e qual é a diferença deles para a imagem corporativa, o que é e o que não é branding, qual o processo de construção da imagem da marca e até quando o Branding é, de fato, um bom investimento.

O curso tem apenas 2 horas de duração com 1 hora de vídeos extras para quem quiser aprofundar ainda mais no tema.

Tudo em português.

Como você viu por aqui, o que não faltam são cursos para empreendedores que podem ser aproveitados gratuitamente na internet. Por isso, que tal agora escolher um deles para começar a aprender ainda mais?

Quer saber ainda mais a respeito de marketing digital? Então aproveite para baixar o nosso e-book Marketing Digital para empreendedores: primeiros passos.

comments powered by Disqus