Dica diária ao empreendedor 67: Tome cuidado com as previsões

A dica de hoje foi dada por Daniel Bruzeguez. Daniel é formado em administração pela FEA USP São Paulo, foi fundador do FEA Consulting Club e hoje trabalha como consultor estratégico.

A dica de hoje foi dada por Daniel Bruzeguez. Daniel é formado em administração pela FEA USP São Paulo, foi fundador do FEA Consulting Club e hoje trabalha como consultor estratégico.

Eu sempre digo que ninguém deve aceitar 100% nem descartar 100% o resultado de uma pesquisa de mercado, você pode ser enganado nos dois extremos. O exemplo clássico é o caso da AT&T.

Em 1980 a AT&T contratou a McKinsey (maior consultoria do mundo) para analisar qual seria o tamanho do mercado de telefones celulares no ano 2000. Resultado da pesquisa: apenas 900 mil usuários em 2000 perfazendo um mercado relativamente pequeno, resultado real: 109 MILHÕES de usuários, que pequena diferença hein?

A McKinsey não foi a única a subestimar muito o mercado, era algo novo e as projeções mudavam ano após ano com o lançamento de novas tecnologias. O problema da AT&T foi ter esperado uma década para tomar uma atitude e rever essa premissa, quando o fizeram, gastaram US$11 Bi em 1993 para comprar a McCaw Cellular e entrar no mercado, um prejuízo razoável, não?

Se você tem alguma dica para compartilhar com outros empreendedores, por favor mande para [email protected]