crescimento exponencial

Crescimento exponencial: Como fazer a sua empresa chegar lá?

Quer aprender a ter um crescimento exponencial? Acompanhe nosso artigo!

Sabemos as dificuldades de ter uma alta performance com um time pequeno e ainda por cima quando a empresa é jovem e está buscando aprendizado no mercado, pior ainda, o orçamento é muito limitado.

Mas as novas empresas que estão surgindo, estão contornando essa situação de forma revolucionária, utilizando métodos que extraem o potencial máximo da equipe gastando pouco, e o mais importante, abusando do uso de tecnologia, principalmente porque não se conformam mais com os processos de empresas tradicionais, que crescem de forma lenta e linear.

Neste post vamos mostrar que é possível crescer exponencialmente mesmo com as barreiras que todo empreendedor que está começando enfrenta, e fique tranquilo, toda e qualquer empresa pode utilizar desses recursos para dar um salto em seu crescimento.

O jeito Startup de fazer um crescimento exponencial

É claro que você já ouviu falar das startups, empresas iniciantes que estão derrubando os gigantes, mas afinal, qual é o segredo?

Se existe um sinônimo de crescimento exponencial, esse sinônimo é Startup. Elas como ninguém sabem adotar estratégias para uma altíssima performance e crescer com uma velocidade incrível.

Tudo isso seguindo um propósito, que é ambicioso, não adianta querer crescer incrivelmente sem pensar grande, e o mais importante, não deixe na imaginação, algumas características são extremamentes essenciais para chegar lá, vamos a elas:

Menos é mais

Entendo que você precise de funcionários, mas por favor, não saia contratando muitas pessoas para suprir necessidades pontuais, quanto maior sua equipe interna, maior os custos desnecessários.

Procure profissionais autônomos para resolver os problemas que surgem inesperadamente e possuem prazo de validade. Existem também inúmeras soluções de software e empresas terceiras que estão dispostas a te ajudar, com isso você economiza verba que pode ser direcionada para o foco que você deseja.

Mas é claro, se você encontrar profissionais talentosos, não exite em contratá-los.

Amigos nunca é demais

Aproveite a internet para gerar comunidades onde possa se discutir ideias, design, divulgação de produtos, isso facilita sua visibilidade no mercado e atrai investidores, clientes, etc.

Não esconda a sua ideia, caso contrário você nunca saberá se ela é realmente boa como você pensa, expor para todos é uma ótima maneira de receber feedbacks.

Analisar dados hoje, analisar dados amanha, analisar dados sempre

Nunca, mas nunca tome decisões no achismo, a possibilidade de ocorrer erros é enorme, o melhor a se fazer é se cercar de dados, analisar os erros e acertos, corrigi-los e repetir o processo.

Uma maneira de facilitar seus processos, é desenvolvendo um algoritmo que atenda as necessidades da sua empresa e se integre com as soluções que você utiliza.

Controle o que é seu

Você percebeu que a sua matéria prima ou produto é escasso e raro, aproprie-se dele imediatamente, nesse caso em específico, ser dono é bem melhor que compartilhar.

Engajar é preciso

Esse por si só gera grandes conquistas, por consequência, você recebe feedback de todas as partes, uma ótima maneira também de conceber ou ajustar seu produto.

Comece a escalar

Agora já entendemos a essência do propósito, vamos entender os passos que precisamos para crescer exponencialmente. São processos bem definidos e de preferência devem ser seguidos a risca, vamos a eles:

Porque

Você precisa definir um propósito para sua empresa e como já falamos, pensar em algo grande. Faça essa pergunta a si mesmo: Qual problema minha ideia resolve no mercado?

A resposta deve ser alinhada com seu propósito.

Conecte-se

Lembra dos amigos que você criou gerando as comunidades? Agora é a hora de verificar quem tem a visão parecida com a sua, isso vai te ajudar a tomar decisões seguindo o interesse dessas pessoas.

Dream Time

Chegou a hora de escolher as pessoas que vão te ajudar nessa jornada. Procure acertar nas contratações e só chame a bordo quem tem afinidade com seu propósito e muito habilidade de mão na massa.

Pense fora da caixa

Tenha ideias para revolucionar o mercado, ideias disruptivas ajudam a acelerar seu crescimento. Na construção da ideia, pense em aproveitar ao máximo as habilidades do seu time.

Planeje

Crie seu modelo de negócio, uns dos mais utilizados e práticos é o Canvas, que te apresenta, de forma mais ilustrativa, os caminhos que você deve percorrer.

Pesquise

Encontre um modelo de negócio perfeito para você e se sinta seguro na hora de botar em prática. Para isso estude os modelos existentes para definir as metas mais utilizadas por eles.

Construa

Monte seu produto mínimo viável (MVP), faça testes e valide sua ideia, é necessário garantir que o produto chegue ao cliente de forma acessível e rentável, se necessário mude ou acrescente funcionalidades com base nas informações que você já coletou.

Escale

Corra atrás do seu propósito, nunca se esqueça dele, se necessário faça pequenas melhorias de acordo com novos valores adquiridos por você. Use tecnologia, mão de obra sobre demanda e os dados coletados para escalar.

Estabeleça

Crie uma cultura na sua empresa de aprendizado e resolução de problemas e aqueles novos que entrarem serão contaminados por essa cultura, facilitando assim o engajamento dos funcionários.

Calcule

Determine um prazo de tempos em tempos para analisar algumas coisas importantes, como: Quem é meu cliente? Ainda resolvo seu problema? Tivemos um crescimento no produto?

Não se esqueças dessas métricas para garantir o crescimento.

Desenvolva

Se possível, crie uma plataforma onde você possa coletar dados, gerar parcerias, entre outras coisas. Com essas informações você pode encontrar oportunidades.

Conclusão

Quem disse que seria fácil? Mas seguindo esses passos você vai evitar um monte de erros, é claro que erros acontecem, mas aprenda com eles, resolva os problemas e acompanhe as métricas para assegurar o crescimento exponencial da sua empresa.

Gostou? Então deixe nos comentários se você deseja ou já está crescendo exponencialmente e não esqueça de acompanhar nossos posts para se manter sempre atualizado.