Independência Financeira

Conquistar independência financeira: qual a relação da faculdade com isso?

Em algum momento você já pensou em conquistar independência financeira, não é mesmo? Já deve, inclusive, ter pensado em não continuar os estudos para começar a trabalhar, certo? Quanto a isso, não se preocupe! É possível estudar e trabalhar ao mesmo tempo e ter muito sucesso na vida acadêmica e profissional.
Cursos de Marketing DigitalPowered by Rock Convert

Atualmente, muitos jovens optam por trabalhar durante a faculdade a fim de construir um bom currículo, adquirir experiência profissional, melhorar o seu desenvolvimento pessoal e, o melhor de tudo, depender menos do dinheiro dos pais.

Agora você deve estar se perguntando: o que é independência financeira? Como alcançá-la? Fazer uma faculdade pode me ajudar? Como iniciar minha carreira? Para saber as respostas de todas essas questões, siga a leitura deste post e confira!

O que é independência financeira?

Para muitos, independência financeira significa não depender do dinheiro de ninguém, poder morar sozinho, viajar e comprar o que quiser. Mas, na verdade, é muito mais do que isso.

De um modo geral, a independência financeira ocorre quando você acumula um patrimônio capaz de gerar uma renda mensal que seja superior às suas despesas, ou seja, você não precisa mais de um salário para manter o seu padrão de vida.

Por outro lado, isso não quer dizer que você não precisa mais trabalhar. A independência financeira pode proporcionar a você maior liberdade para fazer o que é mais prazeroso, inclusive, trabalhar com o que gosta e com mais tranquilidade, sem precisar se preocupar com as contas do mês.

Como conquistar independência financeira?

Gostou de saber o que ela representa? É muito mais do que você imaginava, não é? Mas como é possível conquistá-la? Veja abaixo, algumas dicas que separamos para você.

Ganhe dinheiro

O primeiro passo para conseguir aumentar o seu patrimônio é ganhar dinheiro. Portanto, não fique aí parado, comece a trabalhar! Pode parecer difícil conseguir o primeiro emprego, mas se você tiver dedicação e uma boa postura, não é algo impossível.

E não desanime se não for o trabalho dos sonhos ou o salário não for muito bom. De pouco a pouco, você vai acumulando seus bens e, depois, pode conseguir um emprego melhor.

Corte gastos desnecessários

Para conseguir juntar mais dinheiro no final do mês, é preciso cortar gastos desnecessários. Você pode, por exemplo, deixar de comprar aquela blusa, já que o armário está cheio de roupas. Outra dica é não deixar a televisão ligada e as luzes acesas se não tem ninguém no cômodo.

É claro que você não deve se privar de tudo e ficar paranoico! Saia com os amigos no final de semana e compre aquele perfume que você está de olho há meses. Mas sempre pensando em evitar desperdícios e aumentar a poupança.

Faça um planejamento orçamentário

Mais uma forma para alcançar a sua independência financeira é fazer um planejamento orçamentário. Contabilize todas as entradas e saídas de dinheiro — até os dez centavos que você pagou em uma bala.

Separe os gastos por categoria: alimentação, lazer, saúde, moradia e transporte. Dessa forma, você consegue observar em qual segmento gasta mais e onde pode diminuir as despesas. Para ficar mais fácil, utilize planilhas ou aplicativos de celular.

Powered by Rock Convert

Como a graduação pode ajudá-lo a conquistar a sua independência financeira?

Para alcançar o sucesso profissional e a independência financeira, é importante buscar capacitação e aperfeiçoamento constante. Portanto, fazer uma faculdade pode ajudar a abrir muitas portas no mercado de trabalho. Veja a seguir, como a graduação pode ajudá-lo!

Maior retorno salarial

Em geral, os empregadores acreditam que pessoas graduadas estão mais aptas para executar funções de altos cargos, uma vez que acumularam mais conhecimentos e desenvolveram maiores habilidades durante a faculdade.

Por isso, o profissional que fez um curso superior tem maiores chances de subir de posição dentro de uma empresa e consolidar a sua carreira com maior facilidade. Talvez você não saiba, mas ter um diploma de graduação pode até dobrar a sua renda!

Networking

O ambiente universitário é bastante propício para estreitar relações com os colegas de classe e alunos de outros cursos. É na faculdade que se começa a criar um bom networking, o qual pode contribuir para a sua carreira profissional.

Por essa razão, fortaleça a sua rede de contatos! Entre para grupos de estudos, vá a palestras, seja participativo nas aulas e tenha um bom relacionamento com a comunidade acadêmica.

Durante as aulas, você também terá contato com professores atuantes no mercado e, se você mostrar que é bom de serviço, pode conseguir uma indicação para um estágio, trabalho temporário nas férias ou até mesmo um emprego fixo.

Possibilidade de especializações

Cada vez mais, as empresas buscam profissionais que investem em qualificação, por isso, nem pense em parar os estudos quando terminar a faculdade. Ter um diploma de curso superior abre diversas possibilidades de especialização, seja por meio de MBA, pós-graduação, mestrado ou doutorado.

E quanto mais especializado, mais frequentes são as oportunidades no mercado de trabalho e, consequentemente, maiores são as chances de se conquistar a independência financeira.

Como ser freelancer pode contribuir para a sua independência financeira?

Atualmente, os recém-formados estão tendo muitas dificuldades para entrar em uma empresa, já que a maioria exige como pré-requisito: ter experiência. E então, você se pergunta: como melhorar as minhas habilidades e o meu currículo? Nós temos uma ótima alternativa: seja um empreendedor!

Ser empreendedor significa ter o próprio negócio em que você cria a sua própria rotina, os horários de trabalho e onde trabalhar. Dependendo do nicho, você pode fazer suas tarefas em casa — de pijama — ou até mesmo viajando. Liberdade e flexibilidade definem a vida de alguns empreendedores.

Assim, trabalhar como empreendedor contribui para alcançar a tão sonhada autonomia com relação ao seu dinheiro.

Agora que você já sabe que fazer uma faculdade é imprescindível para conquistar independência financeira, entre em contato conosco e conheça os nossos cursos de graduação!