Marketing em redes sociais

Como ultrapassamos os 20 mil seguidores no Twitter

Já falamos algumas vezes sobre o uso corporativo do Twitter, mas ainda estava faltando uma coisa. O pulo do gato.

Já falamos algumas vezes sobre o uso corporativo do Twitter, mas ainda estava faltando uma coisa. O pulo do gato.

Hoje o mistério acaba. Irei revelar absolutamente tudo que considero relevante para conseguir uma grande quantidade de seguidores no Twitter.

Esse post tem bastante coisa técnica. Se você ainda não conhece o Twitter, recomendo o artigo: 8 coisas que sua empresa precisa saber sobre Twitter.

Marketing em redes sociais

O marketing está mudando. Você não quer ficar pra trás, né?

Ou você é famoso ou você é útil
Pessoas famosas normalmente ganham infinitos seguidores do dia pra noite porque já são famosas. Daí as pessoas ficam curiosas para ver o que eles têm a dizer.

Para quem ainda não é famoso, a melhor forma de ganhar seguidores é através de conteúdo útil. Mesmo Twitters de conteúdo “inútil”, como o @piadasnerds, entrega utilidade ao divertir seus seguidores.

Tenha uma estratégia
Um Twitter corporativo normalmente serve ou para atender os clientes, ou para mandar notícias e promoções ou para divulgar conteúdo. No nosso caso, o objetivo é muito claro: manter um fluxo constante de artigos do Saia do Lugar.

Hoje temos mais de 1.000 posts que são sempre enviados pelo Twitter. Mesmo tendo conteúdo repetido, existe grande probabilidade do nosso seguidor ainda não ter visto todos, então a repetição acaba sendo uma forma boa de deixar não deixar o conteúdo antigo morrer.

Atualmente temos um software próprio que automatizou o envio dos Twitts, mas usamos por muito tempo e recomendamos a ferramenta Hootsuite.

Dicas “secretas”
Agora sim, o pulo do gato:

1. Deixe espaço para RTs – Quando alguém te dá RT, normalmente adiciona o “RT @empreendemia”, o que pode “comer” sua mensagem. Por via das dúvidas, mande mensagens com até 120 caracteres.

2. Pessoas adoram listas – Apesar de ser bastante clichê, mandar coisas como “As 8 coisas que você precisa saber sobre Twitter” chamam bastante atenção, por se tratar de algo prático e aplicável. Quanto mais específico o benefício em clicar no link, melhor.

3. Comente seu link – Adicionar comentários depois do link tem 2 benefícios: aumentar a curiosidade do leitor e passar credibilidade na hora do RT. Por exemplo, ao colocar “8 dicas <link> A 3a é ótima!”, a pessoa ficará curiosa para saber qual é a 3a. Além disso, quando seu seguidor dá RT, os seguidores dele acharão que foi ele que falou que a 3a é ótima, e ficarão curiosos para saber o que seu seguidor achou tão bom na 3a dica.

4. O bit.ly é ótimo pra quem é frenético – Ao colocar uma lista de URLs, ele encurta todas de uma vez, o que é um grande diferencial.

5. Acompanhe a evolução dos seguidores pelo Twitter Stats – O número em si nem sempre é muito preciso, mas acompanhar o jeitão da curva é bem bacana, principalmente para se comparar com perfis similares.

6. Plante a semente – Em boa parte dos nossos posts colocamos no final “Para mais dicas, siga-nos no Twitter: @empreendemia”. Esse link ajuda a engajar os novos leitores do seu conteúdo.

Conclusão: Faça seu trabalho e o resultado virá
Pedir para alguém famoso te seguir dificilmente te trará bons resultados. A forma mais sustentável de crescer sua base de seguidores é através do bom e velho trabalho de formiguinha. Paciência e trabalho de qualidade valem muito mais do que táticas de curto prazo.

Além das técnicas do Twitter, também revelamos toda nossa estratégia de marketing digital em um vídeo-workshop de 1 hora.

Se você pretende expandir sua presença online, aprenda com quem já fez. Pela bagatela de 19,90 (menos que uma pizza) você pode comprar nosso vídeo-workshop Como conseguir negócios pelas redes sociais:


Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!Abraços,
Millor Machado (sem medo de revelar segredos)P.S.: Aproveitando, siga nosso no Twitter: @empreendemia.