como ser uma empreendedora de sucesso

Como ser uma empreendedora de sucesso? 8 lições incríveis para te inspirar

Com um mercado conhecido por ser um ambiente predominantemente masculino, vamos te inspirar a como ser uma empreendedora de sucesso!

O mercado empresarial ainda é conhecido por ser um ambiente predominantemente masculino. Algumas mulheres, porém, vêm trabalhando fortemente para mudar essa realidade e mostrar que elas também são excelentes líderes e empreendedoras.

Neste artigo reunimos 8 lições incríveis que vão mostrar a você como ser uma empreendedora de sucesso. Confira!

1. Valorize as pessoas

Luiza Helena Trajano é uma das maiores empresárias brasileiras, e foi no comando do Magazine Luiza que ela fez história nos negócios. Uma das lições que Luiza ensina é a valorização das pessoas. Para ela, o funcionário deve ter a chance de crescer junto com a empresa.

2. Tenha propósito

Segundo Zica Assis, do Instituto Beleza Natural, ajudar as pessoas deve fazer parte do seu plano de negócios desde o começo — e ganhar dinheiro não deve vir em primeiro plano, mas ser uma consequência de um trabalho com um bom propósito.

3. Gaste tempo na execução

Uma das principais lições que a empresária Chieko Aoki da rede de hotéis Blue Tree ensina é a importância de investir mais tempo executando e menos planejando. Para ela, muitas vezes investe-se muito tempo no planejamento quando na verdade é executando que você obtém os resultados.

4. Construa o seu futuro

Camila Farani, uma das investidoras do time do reality show Shark Tank Brasil, não acredita em esperar o melhor momento para agarrar uma oportunidade e prefere arrepender-se do que fez a lamentar-se do que não fez. Para ela, o passado não volta mais, então é necessário pensar à frente e construir o futuro que deseja.

5. Aprenda todos os dias

É de se esperar que Sonia Hess, que transformou a marca Dudalina, leve ao pé da letra o conselho que dá. Sonia sugere fazer uma retrospectiva toda noite sobre o dia que passou e avaliar quais aprendizados podem ser tirados.

6. Delimite seu campo de ação

Viviane Senna é um dos nomes mais importantes do empreendedorismo social no Brasil. À frente do Instituto Ayrton Senna, Viviane acredita que é importante saber dizer não e, assim, delimitar o seu campo de ação.

Para ela, cada um precisa levar em conta o que faz de melhor e saber aonde exatamente suas competências podem levar. Decidido isso, é preciso realizar com excelência o que foi determinado.

7. Obtenha resultados que dispensem explicações

A companhia aérea LATAM desde 2013 é comandada por Claudia Sender, uma das executivas mais respeitadas do Brasil. Claudia não se preocupa com o esforço que coloca nas tarefas do dia a dia, mas no resultado que alcança — o famoso foco em resultados.

8. Exercite a disciplina

Mary Kay Ash, fundadora da marca que leva o seu nome, conta que, passados os anos, ela percebeu que praticamente todas as pessoas que alcançaram marcos significativos nas suas vidas sabem fazer bom uso dos 1.440 minutos de cada dia.

Mary Kay afirma que não será fácil, mas que é possível disciplinar-se para aproveitar ao máximo o seu tempo e produzir.

Essas dicas com certeza lhe ajudarão a enxergar como ser uma empreendedora de sucesso. Com tantas referências boas, poder conversar com alguém mais experiente também pode ser uma boa ideia. Leia mais sobre a importância de ter um mentor!