Como ser um mestre na demonstração de produtos

Seguem dicas traduzidas do artigo How to be a DEMO God de Guy Kawasaki. Nesse artigo, ele ensina como se dar bem no DEMO, evento americano focado em demonstração de produtos.

Seguem dicas traduzidas do artigo How to be a DEMO God de Guy Kawasaki. Nesse artigo, ele ensina como se dar bem no DEMO, evento americano focado em demonstração de produtos.

George Foreman, um mestre da demonstração

George Foreman, um mestre da demonstração

Crie algo que valha a pena ser demonstrado:
Se você quer ser um mestre da demonstração, crie um ótimo produto para demonstrar. Se você criar algo medíocre e de alguma forma passar pelos guardiões do portão do DEMO, você será chutado de lá depois. Sei que demonstrar seu produto é uma ótima oportunidade de aparecer pra mídia, mas se você não fizer a demonstração, só você saberá que criou algo medíocre. Se você demonstrar, o mundo inteiro saberá.

Traga 2 de tudo:
Existe um lugar para redundância: equipamentos. Espere que tudo vá quebrar antes de você chegar no palco, então leve 2, talvez até 3: computadores, telefones, pen drives ou qualquer coisa que você vá usar na demonstração. Só não precisa se preocupar com audio-visual, isso é responsabilidade da organização do evento.

Se organize antecipadamente:
Você nunca deve se enrolar em uma demonstração – por exemplo, procurar por uma pasta ou arquivo no seu HD. Se você tem semanas para se preparar para os 6 minuto; você é um perdido se você não chegar lá com tudo preparado.

Diminua os fatores que você não pode controlar:
Você deve assumir que terá Internet durante a apresentação? Sim, mas tenha um backup de qualquer forma. Com certeza o auditório terá internet, mas muitas pessoas podem estar acessando. Melhor ainda, simule acesso a internet no servidor local. Você não tem que mostrar o sistema real, afinal, é uma demonstração.

Não enrole:
Você só tem 6 minutos, então em 30 segundos, pare de enrolar e comece a demonstração. Ninguém quer saber sobre o início da sua empresa ou se você tem um PhD em psicologia em Stanford. Eles vieram pra ver uma demonstração, não a história da sua vida. Acredite em mim, se sua demonstração for boa, eles te caçarão para saber sua história depois. Se sua demonstração for uma porcaria, não importa se você já ganhou o Nobel.

Corte as piadas:
Se você está na dúvida se suas piadas são boas, elas não são. Muito poucas pessoas são engraçadas o suficiente pra soltar piadas durante a demonstração. A maioria das platéias torce pro apresentador ter sucesso, então eles rirão de qualquer piada. No DEMO, a platéia torce pra você falhar pois lá terão muitos narcisitas que estarão usando BlackBerrys.

Demonstre sozinho:
Um mestre da apresentação funciona sozinho. Você pode até pensar que será legal os 2 fundadores apresentarem juntos. E você pode achar que vai mostrar pro mundo como vocês se dão bem.
É difícil o suficiente uma pessoa fazer a apresentação. Tentar ter 2 pessoas para sincronizar a demonstração é 4 vezes mais difícil. Se você quer um dueto, vá para o Karaoke.

“Fale a última coisa primeiro”:
Essa eu roubei de meu amigo Peter Cohan que ensina pessoas a fazer demonstrações. O que ele e eu queremos dizer é que você tem 1 minuto pra conquistar a platéia, então não tente ir aos poucos. Comece com a coisa mais interessante que  seu produto tem. A meta é deixar as pessoas loucas pelo produto.

Corte os jargões:
O apresentador no DEMO acha que é super sofisticado e por dentro das tecnologias. Pode até ser, mas jargão dificilmente impressiona pessoas. Ter a habilidade de falar de forma sucinta é a melhor coisa que você pode fazer. Você pode ter o melhor software do mundo, mas o cara mais importante é o investidor na platéia. Se ele não entender sua demonstração, ele não falará de você para os sócios dele.

Termine com um ponto de exclamação:
Você quer começar no alto. Também queira terminar no alto (se tivesse que escolher, eu preferiria começar no alto do que terminar no alto). Isso é um truque de Steve Jobs; ele sempre tem mais um anúncio na sua sacola de truques. É assustador, mas é verdade. A meta é terminar como a propaganda das facas Ginsu: “Espere, ainda tem mais!”.

Eu já dei essas dicas para muitas empresas. Também sei que muitas pessoas leram no meu blog. E mesmo assim, a maioria das demonstrações é uma porcaria.

Isso é porque eles acham que elas só se aplicam para “o resto”, que não tem um produto ultra inovador, que quebra paradigmas, cheio de patentes e que não são apresentadores naturalmente engraçados.

Você provavelmente está pensando o mesmo. Voce está errado e aprenderá da forma mais difícil.

Abraços,

Millor Machado (torcendo pra que as empresas leiam este artigo e impressionem a platéia)

Se você está lançando seu produto, vale a pena ler nosso livro sobre desenvolvimento de produtos. Confira agora o Desenvolvimento de Produtos sem enrolação.

  • Nós lemos !!! Abraços e parabéns pelas ótimas iniciativas.

  • Nós lemos !!! Abraços e parabéns pelas ótimas iniciativas.

  • Muito legal o texto!
    Realmente essas dicas são básicas, mas muita gente não percebe o quanto elas fazem a diferença!

  • PomarDesign

    D+, Millor! Abraços!

  • Muito obrigado Helena e Márcio!

    É impressionante como coisas que parecem muito simples podem fazer uma ótima
    diferença no resultado final. Uma coisa interessante é que traduzimos esse
    texto para servir como auxílio para um evento. O Dennis, que comentou aqui
    em cima, foi o único empresário a comentar o post. Advinhem qual foi a
    empresa ganhadora?

    Abraços!

  • gersonfroehner

    Só de pensar em falar em público eu sempre tremi na base e simplesmente a voz some, hoje aos 42 anos resolvi encarar o desafio, esta semana começo um curso de oratória. Espero utilizar muitas vezes estas dicas.
    Não mexeram no meu queijo mas enjoei dele vou correr atrás de um novinho.
    Parabéns e obrigado pelo artigo.

  • Gerson,

    Fico MUITO feliz em saber que nosso artigo de alguma forma teve uma
    influência positiva na sua vida.

    Um curso de oratória realmente pode fazer muita diferença e te ajudar a se
    comunicar melhor em público. Eu mesmo tremia muito na hora de falar em
    público e isso só melhorou quando eu decidi enfrentar o medo e correr
    atrás.

    Um outro artigo que talvez te interesse é um que trata sobre as
    características de Steve Jobs enquanto apresentador:
    http://saiadolugar.com.br/2009/12/01/video-

    Abração!

  • Pingback: Você consegue explicar o que você vende? | Saia do Lugar()

  • Llucianopersonal

    Todos os posts foram uteis e me ajudaram a entender melhor o que estou passando diariamente.

    Parabéns!!!

  • Realmente o Jobs é imbativel nas apresentações!rsrs
    Parabéns pelo material.
    Abs!

  • Marcus Pincegher

    Ótimo material! salvo nos favoritos!

  • Oliveira, WA

    A matéria traz dicas importantes para quem deseja efetivamente uma apesentação adequada. Parabéns!
    Oliveira, WA

  • Ok, ficou muito claro. Mas gostaria do fomentar mais exemplos e discussão sobre o último tópico “Termine com um ponto de exclamação”.
    Vou deixar a seguinte ingênua deixa: mas como assim?

  • Bartending School San Diego

    Good – I would definitely pronounce, impressed using your website. I did little difficulty navigating through every one of the tabs as well as related information ended up being truly an easy task to because of access. Not long found what I hoped for before very long whatsoever. Reasonably unusual. Excellent task..

  • Sadlfk

    I just subscribed to your newsletter and definately will definitely give back for more. Then perform the same for my blog when you invest in the possibility!

  • Firstly i must thanks for the great and informative entry.I’ve got to admit i always never learned about this information Concerning noticed many new facts to me. Many thanks for sharing this useful and attractive information and that i might be awaiting other interesting posts of your stuff within the nearest future.thanks. Pest Control San Diego

    • Asdsdf

       Simply want to say your article is astonishing. The clearness within your post is simply spectacular we can assume you’re an expert on this subject. Well along with your permission i want to grab your rss to maintain up so far with forthcoming post. Thanks hundreds of and please keep up the gratifying work.

  • Pingback: One in three want animal test ban | Ipod Articles()