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Como ouvir seu cliente na hora do desenvolvimento de produtoPowered by Rock Convert

Christian Barbosa é fundador da Triad Consulting, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo. Dá treinamento e palestras para as maiores empresas do país e da Fortune 100. Sua metodologia já foi tema de matérias em diversos veículos conceituados, como as revistas Veja, IstoÉ e Época. É Facilitador do programa de empreendedores do Sebrae/ONU-Empretec e autor dos livros A Tríade do Tempo e Você, Dona do Seu Tempo, Estou em reunião e Mais tempo mais dinheiro.

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Como ouvir seu cliente na hora do desenvolvimento de produto

Por Autor Convidado,
pela Rock Content.
Powered by Rock Convert

Depois de 3 meses de Empreendemia no ar, temos a honra de anunciar nosso primeiro serviço totalmente sugerido por usuários, o Mural de Serviços. Contaremos as lições aprendidas nesse desenvolvimento de produto.

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Depois de 3 meses de Empreendemia no ar, temos a honra de anunciar nosso primeiro serviço totalmente sugerido por usuários, o Mural de Serviços. Contaremos as lições aprendidas nesse desenvolvimento de produto.

Mural de Serviços

Mural de serviços

A consultoria do cliente é a melhor que se pode ter, além de tudo é de graça
Desde janeiro estamos com um projeto chamado internamente de “Edir Macedo”. A ideia é conseguir usuários fiéis que vão utilizar nosso sistema e “espalhar a palavra” sobre ele. O processo é muito simples, entramos em contato com os usuários, perguntamos o que eles gostaram do sistema, o que não gostaram e o que podemos fazer para que a rede gere mais negócios.

Em diversas conversas surgiu a necessidade de um espaço em que as empresas registrassem suas necessidades e isso fosse divulgado para possíveis fornecedores. Sem conversarmos com os usuários, iríamos demorar muito mais tempo para lançar esse serviço e perderíamos ótimas oportunidades.

Não se preocupe em ter um mega esquema para gerenciar feedbacks
Nós registramos todas as ideias que chegam e os feedbacks mandados. Mas pra ser bem sincero, dificilmente ficamos conferindo todos ou fazendo matrizes sobre quais ideias priorizar.

Na prática funciona assim: se algo for realmente relevante, várias pessoas irão pedir e você se lembrará disso. Se você precisa de um mega sistema para lembrar de uma ideia, ela não é tão boa assim.

Valide o modelo com seus clientes
As pessoas normalmente sabem o problema que tem, mas dificilmente sabem a solução. Depois de analisar o feedback e chegar a algum modelo de solução, converse com os clientes para saber se é isso mesmo. Isso nos ajudou muito na hora de programar o Mural.

Agradeça se houverem concorrentes
Por questões estratégicas, não podemos falar que existe um sistema chamado Catho Negócios que faz exatamente o que queremos fazer.

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Ao invés de ficarmos desesperados ou desistirmos da ideia, a existência desse concorrente mostrou que existe demanda e provou que o modelo é viável. Não ter concorrentes pode significar 2 coisas: ou você não sabe procurar direito ou você quer construir algo que ninguém quer.

Lembre-se que mais importante do que ser revolucionário, você precisa ser útil (leia mais sobre isso aqui).

Conclusão
Após ouvir seus clientes e criar algo que eles queiram, dá uma passada pelo Mural de Serviços e faça seu pedido de projeto. Faremos o máximo para te conseguir alguns potenciais fornecedores e facilitar sua vida.

Abraços,
Millor Machado (Ouvindo, aprendendo e construindo. Sempre nessa ordem)

P.S.: Agradecimento especial a Alice Sosnowski que indicou a existência do bendito concorrente.

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Se você está lançando seu produto, vale a pena ler nosso livro sobre desenvolvimento de produtos. Confira agora o Desenvolvimento de Produtos sem enrolação.

Para se aprofundar mais nesse assunto, vale a pena ler o artigo Como ouvir o seu cliente.

Escrito por Autor Convidado em Marketing on fev 25, 2010
Marcados artigos, como ouvir o cliente, desenvolvimento de produtos, desenvolvimento do empreendemia.

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