como montar um blog

Saiba como montar um blog e comece a fazer Marketing de Conteúdo hoje mesmo

Quem quer começar a trabalhar com marketing digital precisa saber como montar um blog. Essa é a porta de entrada para alavancar seu negócio e gerar interessados!
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O marketing digital é repleto de oportunidades para as empresas. Custos menores de estratégias com alcances maiores são grandes atrativos. Se você também está interessado em entrar no mundo digital, saber como montar um blog é essencial!

O blog vai concentrar os conteúdos da sua marca. Esses materiais servirão para atrair potenciais clientes, agregar valor à sua marca e colocá-la em destaque no mercado.

Por isso, criamos este conteúdo especial mostrando os principais passos para se criar um blog. Confira e veja como ter o seu agora mesmo!

Por que é importante saber como montar um blog?

Você já notou como as empresas estão investindo na criação de blogs? Isso não é um mero acaso, muito pelo contrário!

Um blog é uma grande ferramenta para qualquer empresa que deseja vender mais, atrair um número maior de pessoas para dentro dos seus sites e, claro, ser uma referência no seu nicho de mercado.

Com a criação dos conteúdos a marca consegue atrair mais pessoas, estando em maior evidência na busca orgânica, ocupando as primeiras posições das pesquisas.

Além disso, o público passa a conhecer mais sobre o assunto, sendo melhor nutrido e aproximando-se do fechamento das compras.

Para o responsável que deve saber como montar um blog, esse trabalho por si só já é uma grande experiência na área, uma vez que ele terá que se aprofundar nos temas para criar os materiais.

Por tudo isso e pensando no grande poder que a internet tem para as empresas atualmente, saber como montar um blog é um conhecimento essencial e indispensável nos dias de hoje!

Quais são os passos para criar o blog?

Agora, vamos pensar no passo a passo de como montar um blog. Acompanhe!

1) Escolha o tema a ser trabalhado

O primeiro passo não poderia ser diferente: escolha o tema do seu blog. Sobre o que você vai falar? Quais assuntos serão abordados?

Se você representa uma empresa ou é um blogueiro que está iniciando, precisa escolher bem o tema de interesse.

2) Compre o seu domínio

O segundo passo está relacionado à compra do domínio. Se você já tem um site e já fez a compra do domínio, basta acrescentar o código “/blog” ao final do endereço. Já se não tem, deve fazer a compra.

Para efetivar o registro basta acessar o site registro.br e seguir os passos ao clicar em “Registrar”.

3) Defina o serviço de hospedagem

O serviço de hospedagem representa a empresa que colocará o seu blog no ar. Nesse caso você tem a opção de escolher um serviço pago ou gratuito.

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No serviço pago você pode escolher o nome do seu domínio, além de conseguir variar a conexão. Normalmente os serviços de hospedagens nacionais têm uma velocidade maior de conexão, apesar de custar mais caro.

Já o serviço gratuito tem algumas desvantagens importantes, como a não escolha do nome, e isso gera uma imagem pouco profissional, além de que você não terá uma segurança elevada no seu blog.

4) Formule a sua persona

O próximo passo é formular a persona, e isso é muito importante! Persona, como o nome diz, é a personificação do seu cliente ideal, significa projetar as características do seu público-alvo em um personagem semi-fictício.

Você vai listar as principais características, necessidades, linguagem, costumes, cultura, além de dar um nome, profissão e dados familiares à esse personagem.

Dessa forma será mais fácil criar os conteúdos para a sua persona, e não para um universo heterogêneo do público.

5) Pense no funil de vendas

Ah, não se esqueça do funil de vendas! O funil é um modelo bastante usado no mercado para diferenciar os estágios que seus leads estão no processo de compra.

No topo do funil estão aqueles leads mais frios e afastados do momento de fechar uma compra. No meio os potenciais clientes têm muitas dúvidas e querem saber mais sobre o tema. Já no fundo eles estão mais decididos para fechar o pedido.

É muito importante planejar esse funil porque cada fase precisa de conteúdos diferentes. Se você enviar um conteúdo de topo do funil para um lead que está no fundo, pode perder aquela oportunidade e entregá-la de bandeja para a concorrência!

6) Estude as técnicas de SEO

Lembra quando falamos que saber como montar um blog é importante para ganhar posições na busca orgânica? Então, para isso você precisa estudar as técnicas de SEO!

SEO significa Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca. Essas técnicas servem para deixar os seus conteúdos mais agradáveis aos olhos do Google e demais buscadores, que buscam os materiais mais relevantes para os usuários.

Alguns exemplos de técnicas são:

  • reduzir o tempo de carregamento das páginas;
  • construir páginas responsivas, que se adaptem às telas dos aparelhos móveis;
  • ter bons backlinks;
  • utilizar URL’s amigáveis;
  • usar estrategicamente as palavras-chave;
  • investir no tempo de permanência dos usuários nas suas páginas;
  • entre outras.

7) Crie seus conteúdos

Por fim, pensando em como montar um blog, chegamos na criação dos conteúdos em si! Você deve criar materiais que sejam relevantes ao seu público, que realmente sejam interessantes.

Crie conteúdos que solucionam dúvidas, que resolvam problemas dos seus leads. Isso vai gerar grandes resultados!

Como a estratégia de marketing de conteúdo é importante para o sucesso do blog?

Depois que você viu o passo a passo de como montar um blog pode até pensar que o trabalho acabou, mas não é nada disso!

O marketing de conteúdo é muito mais amplo e estratégico. Como dissemos, cada fase do funil de vendas pede por um material diferente. O tipo de dúvidas, a linguagem mais ou menos técnica, um assunto genérico ou mais específico… essas questões fazem toda a diferença para os resultados!

Então, ao longo deste post você viu como montar um blog e ter sucesso! Porém, é sempre necessário buscar mais informações e embasar cada decisão em conhecimento e resultados. Por isso, visite agora a nossa página com todos os cursos de Marketing Digital da Universidade Rock Content!