Como lidar com distrações no Home-Office

Como lidar com distrações no Home-Office

Trabalhar de casa: uma ótima economia de tempo, mas sempre com aquelas distrações inesperadas. Aqui vão 4 dicas pra você ser realmente produtivo no home-office.

Este artigo foi escrito por Alexandre Borin, empreendedor à frente da Prestus.

Trabalhar em casa pode parecer, à primeira vista, um sinônimo de produtividade – afinal, sem perdas de tempo com trânsito, sem distrações de colegas nem patrões com exigências de última hora, autonomia total nos horários, enfim, um paraíso!

Porém, ao trabalhar em casa, qualquer profissional se depara, rapidamente, com um enorme desafio: a disciplina para manter o foco e para evitar desgaste com distrações.

Um exemplo da falta de disciplina… tsc tsc tsc.

Seguem algumas sugestões para escapar de tentações quanto em Home-Office:

1- Não misture lazer com trabalho

Mesmo que você tenha montado seu escritório num cômodo específico da casa, é imperativo que ele seja usado apenas para o trabalho. Mantenha a área de lazer separada – e isso inclui a televisão, videogames, e outras formas de entretenimento. O seu ambiente de trabalho deve ser separado ao máximo em sua casa e sua família deve ser educada para respeitar o seu horário de trabalho.

2- Estabeleça pausas regulares

Sabe aquela hora do cafezinho, quando você trabalhava no escritório? Pois é, ela é fundamental para manter a sua produtividade, e mesmo estando em casa, você não deve abdicar dela.

3- Configure a internet para trabalhar

Existem várias formas para driblar a avalanche de distrações que a internet oferece, desde evitar o uso de aplicativos que causam interrupções constantes, até sistemas de rastreamento do tempo dispendido nas tarefas. O mais importante é definir horas certas para lidar com os sistemas de mensagens instantâneas, reduzir o número de vezes que você checa seu email e responde suas mensagens, separar tempo para pesquisar conteúdo na web e também para se atualizar com as notícias de seu setor. Tudo isso inserido numa rotina que amplie sua produtividade.

4- Não se torne um Super-homem

Lembre-se que mesmo trabalhando em casa, você será mais produtivo se mantiver seu foco no que é importante e no que faz bem. Transfira para a secretária da empresa ou mesmo para um assistente virtual todas as tarefas (principalmente os afazeres pessoais que pipocarão à volta de seu “home-office”), além das coisas que tomam tempo e que não precisam ser executadas por você.

Com isto, além de hábitos saudáveis que melhorarão sua Qualidade de Vida, você manterá níveis de produtividade acima da média, o que será algo positivo pra você e para sua empresa.

Alexandre Borin Cardoso
CEO da Prestus®

Nota do editor: Através da parceria com a Prestus (empresa do Alexandre), conseguimos um pacote de degustação do produto Número Mágico, exclusivo para leitores do Saia do Lugar. Dessa forma você consegue experimentar o serviço sem custo e ver o impacto gerado na sua empresa.

Com o Número Mágico, toda vez que você não puder atender uma ligação, ela é direcionada para a equipe da Prestus, que faz o atendimento em nome da sua empresa.

Ou seja, toda vez que estiver no Home-Office e não puder atender o telefone, seu cliente será atendido mesmo assim, sempre gerando novas oportunidades.

A degustação inclui 10 atendimentos gratuitos sem compromisso. Se gostar, você pode adquirir um Número Mágico por apenas R$250 mensais. Já pensou ter uma secretária por esse preço?

Se você quer que seu cliente nunca mais caia na caixa postal, veja mais informações aqui.