Como ganhar seguidores no Instagram da sua empresa

Não é de hoje que as redes sociais assumiram um papel importante nos negócios — isso porque elas são canais em que as chances de encontrar qualquer tipo de público-alvo são enormes.

Sendo assim, as empresas que investem tempo e dinheiro em ações focadas nessas redes e trabalham da forma certa tendem a ter um bom resultado no longo prazo.

Uma dessas redes é o Instagram, que é direcionada para que o público possa compartilhar fotos e vídeos por meio de dispositivos móveis — como *smartphones *e tablets.

A peculiaridade do Instagram está no fato da rede ter chegado devagar e conseguido chamar a atenção das empresas. Quando iniciou suas operações, o Instagram teve um trabalho forte para conquistar usuários e, há pouco tempo, desenvolveu maneiras de atrair negócios para a plataforma.

Dessa forma o Instagram vem conseguindo crescer e atrair cada vez mais negócios dispostos a investir nesse canal de comunicação, que já mostrou ser extremamente relevante nos dias de hoje.

O grande lance é que a rede possui um funcionamento diferente das demais, sendo que muitas vezes os números podem não significar nada se o público não for segmentado. Ou seja, é preciso que o conteúdo seja realmente relevante para o público-alvo para gerar conversão.

Por essa peculiaridade e também por ser uma mídia social relevante e recente para os negócios, preparamos este post com 7 dicas de como ganhar seguidores no Instagram. Confira!

1. Foque na interação social

Um dos segredos do sucesso no Instagram é o engajamento. Sendo assim, é preciso se dedicar na questão de interação social.

Mas como fazer isso? É simples: basta curtir, comentar e seguir outros usuários, principalmente os que tiverem alguma relação com o seu negócio. Use também o aplicativo Repost para repostar as fotos de outros usuários no seu perfil — principalmente de clientes que estão usando o seu produto.

Além disso, conseguir um contato com outros perfis que sejam influentes na rede é uma ótima estratégia para fazer parcerias.

2. Invista em conteúdo

Quando falamos do marketing digital no geral, é preciso ter em mente que investir em conteúdos de qualidade é de extrema importância para que a estratégia possa render bons frutos. Isso não é diferente em uma rede social como o Instagram.

A seguir separamos algumas sugestões para que o seu perfil tenha mais seguidores por meio de conteúdos relevantes:

  • use a função de geolocalização nas suas fotos. A tendência é que o engajamento aumente consideravelmente por causa desse recurso;
  • o público em geral gosta de mensagens motivacionais nas redes sociais. Sendo assim, é interessante fazer montagens com frases populares e colocar em um padrão para que os seguidores reconheçam a marca do seu negócio;
  • falando em padrão, é possível criar um tema para suas fotos utilizando a mesma resolução. Isso ajuda a sua audiência a reconhecer o seu negócio. Caso precise de ajuda com isso, o Pinterest possui os Instagram Themes.

É claro que essa não é a fórmula do sucesso. É preciso descobrir qual é o tipo de conteúdo que se adapta melhor ao seu negócio e que vai ter uma resposta mais interessante do seu público-alvo em relação à interação.

3. Tenha uma boa estratégia de divulgação

Não adianta nada preparar um excelente conteúdo se ele não for divulgado corretamente para o seu público. Portanto, é preciso ter uma estratégia de divulgação eficiente.

Não se esqueça de divulgar a sua conta do Instagram nas campanhas de email e nos outros perfis das redes sociais.

Manter a frequência de postagem também é importante, pois o público vai sempre ter uma ideia de quando a sua marca vai disponibilizar algum conteúdo novo. O ideal é postar uma ou duas vezes ao dia, mas é preciso saber quais são os melhores horários para que isso seja feito.

Geralmente nos fins de semana a frequência de postagem diminui — e isso pode ser uma oportunidade para dar um “up” na visibilidade dos seus posts. No mais, procure utilizar CTAs (Calls to Action) para estimular a interação do público com a empresa.

Vale lembrar que existem outras formas de divulgação no Instagram. Então estude o tema e entenda na prática qual estratégia pode proporcionar um resultado melhor nesse sentido.

4. Utilize o Stories

Utilizar a funcionalidade Stories do Instagram pode gerar muito mais proximidade com os seus seguidores e, por consequência, um excelente engajamento.

Para quem não conhece, essa nova maneira de utilizar o Instagram está sendo um sucesso, pois estimula que as pessoas e as empresas postem fotos e vídeos rápidos e divertidos ao longo do dia.

A grande questão é que o próprio Instagram faz uma seleção das melhores “Stories” e recomenda aos usuários com base no que eles curtiram e nas interações no aplicativo. Mas isso não acontece da noite para o dia! Para que suas histórias tenham uma boa visibilidade e sejam recomendadas é preciso que elas sejam apreciadas por um grande número de pessoas.

Portanto, é importante fazer a “lição de casa” em relação às boas práticas de postagem de fotos e das próprias histórias para que você possa ganhar espaço no Stories e atrair mais seguidores.

5. Crie hashtags estratégicas

As hashtags são um dos recursos mais simples e poderosos do Instagram. Por isso, ter uma estratégia nesse sentido é uma excelente maneira de ganhar seguidores.

Por meio das hashtags é possível expor a sua marca para o público-alvo de forma eficiente. Então descubra quais delas o seu público vem utilizando ativamente e pesquise por posts que estejam relacionados a elas. Depois disso, analise os pontos positivos deles e replique as estratégias nas suas postagens.

Você também pode criar uma hashtag que seja exclusiva para associá-la à sua marca e incentivar os seus seguidores a utilizá-la nas fotos. Dessa forma, é possível aumentar o engajamento e a visibilidade ao mesmo tempo.

E claro, não se esqueça de utilizar o maior número possível de hashtags — pertinentes, é claro — nas suas fotos para que o seu conteúdo seja encontrado com mais facilidade pelos usuários da rede social, ajudando a sua marca a ganhar novos seguidores.

Junto a isso é possível utilizar as hashtags para desenvolver parcerias: basta procurar por outros perfis que utilizam as mesmas hashtags que você e entrar em contato com eles.

6. Impulsione os seus posts

Não se esqueça que o Instagram também possui uma plataforma de mídia paga e impulsionamento de posts: o Instagram Ads.

Sempre que puder utilize esse recurso, pois ele vai gerar mais visibilidade, reconhecimento para a marca e atrair novos seguidores.

Assim como toda boa estratégia de marketing digital, é preciso combinar ações orgânicas com mídia paga, e com o Instagram isso não é diferente. Então estude a melhor maneira de utilizar esse recurso e coloque a mão na massa!

7. Seja original

A nossa última dica referente ao assunto é simples: busque a originalidade.

Não é interessante plagiar conteúdos já publicados na internet. O importante aqui é buscar referências e, a partir disso, elaborar um novo conteúdo, com informações interessantes para o público-alvo.

Sendo assim, produza fotos e vídeos que sejam exclusivos para o Instagram. Até porque se você repete o mesmo conteúdo das outras redes sociais, não há motivos para o seu público acompanhar o seu perfil no Instagram, certo? Pense nisso!

Infográfico Instagram Rock Content

Agora que você já sabe como ganhar seguidores no Instagram, entenda como abrir CNPJ pela internet!

comments powered by Disqus