Luiz, Millor e Mauro, e o memorável ovo de gravata na Campus Party 2010

Como fortalecer a sua marca

Como criar valor para a sua marca a partir de um símbolo

Grandes marcas são acompanhadas de grandes símbolos.

A maçã mordida da Apple e as 3 faixas da Adidas são grandes exemplos de como símbolos comuns e concretos tornaram-se referências e fizeram com que algumas marcas tivessem atreladas a elas um símbolo marcante, algo fácil de se lembrar. Em compensação, a Nike tem um símbolo que não significa nada, mas que é facilmente lembrado.

O senso comum nos faz pensar que uma marca e um símbolo memoráveis só podem ser criados com milhões de dólares de investimentos e milhares de pesquisa de opinião sobre curvas e cores e gostos. E eu discordo.

Luiz, Millor e Mauro, e o memorável ovo de gravata na Campus Party 2010

Luiz, Millor e Mauro, e o memorável ovo de gravata na Campus Party 2010

Aqui vão 3 dicas que nós da Empreendemia aprendemos na prática sobre como construir o seu símbolo, fazer com que ele seja marcante, ajudando assim a fortalecer a sua marca:

1- Construa algo tangível e memorável

Nós construímos um símbolo que é um ovo de gravata – tudo bem, ninguém viu um ovo vestindo uma gravata antes, mas o importante é que todos já viram ovos e gravatas. Startups e pequenas empresas têm o costume de construir/escolher símbolos muito abstratos, que podem até ser bonitos, mas que fazem zero pela construção da marca.

A questão é: tem que ser fácil de lembrar, então se for algo físico/tangível é melhor. Por exemplo, a claquete do Videolog é ótima, primeiro porque é algo que existe, segundo porque eles conseguem até fazê-la com as mãos.

2- Conte a história do seu símbolo

Tudo que importa tem uma história. Não importa se a concepção do seu símbolo foi uma epopéia, ou se você teve que inventar uma história pra ele – o que importa é que tem uma história.

Por exemplo, além de já termos explicado como o logo da Empreendemia foi desenvolvido, nós também o transformamos no protagonista de uma grande jornada: a de um jovem que larga o mundo corporativo para se tornar um empreendedor. O Cara, o nome dado para ele, tem suas histórias contadas em tirinhas.

3- Faça pessoas importantes aparecerem perto dele

Fazer com que pessoas importantes do seu setor apareçam junto com o seu símbolo dá no mínimo um pouco de credibilidade a ele. É uma conta básica: pessoa é referência, logo é respeitada por um número razoável de pessoas, então seu símbolo e marca ganham um pouco desse respeito. Caso isso não fosse verdade, patrocínios não existiriam, principalmente os esportivos.

Aplicamos essa lição bem forte na Campus Party: pedimos para várias referências em empreendedorismo e internet tirarem fotos com o nosso super ovo de gravata de pelúcia.

Veja as fotos:

Pessoal de peso, né?

Se você precisa criar não só o seu mascote, como também todo o design da sua empresa (logo, materiais para uso digital e gráfico etc.), uma boa pedida é a We Do Logos. Por lá você consegue criar o design da sua empresa de uma maneira simples e gastando muito pouco.

Eles possuem milhares de designers afiliados que enviarão suas propostas de arte e, assim, você poderá escolher os que mais te agradam para de fato fazerem o trabalho. No final, você escolhe uma e pronto — seu design estará pronto e você ainda recebe os arquivos abertos para utilizar em diversos meios.

Para conhecer mais sobre a We Do Logos, clique aqui.

Abraços,

Luiz Piovesana (trabalhando para mais pessoas verem nosso ovo com gravata)

p.S.:  só pra aproveitar que estamos falando da Campus Party, abaixo vão mais algumas fotos legais da ótima semana que tivemos lá

  • O Mauro trabalhando na CP e se protegendo contra os raios solares aqui
  • O Millor contando sobre o momento Eureka! da ideia da Empreendemia durante nossa palestra no Mentoring da Aceleradora aqui
  • Eu falando sobre excesso de planejamento, também durante o Mentoring da Aceleradora aqui
  • Mauro e Millor num momento de atenção aqui
  • Millor flagrado dormindo com uma gatinha aqui
  • hahaha muito legal e criativo tirar fotos do ovo com a rapazeada.

  • Me senti orgulhoso por ser fotografado com O Cara.

    Abraços.

  • luizpiovesana

    Fala Maurílio,

    Com certeza a honra foi nossa e dele… hehehe.

    Abraço!
    Luiz

  • luizpiovesana

    Opa Diego,

    Como dissemos no post: a rapazeada transfere um pouco de credibilidade pro
    ovo… hehehe
    Quero só ver se o pessoal que falou que vai fazer pelúcia dos seus símbolos
    vai levar nos próximos eventos.

    Abração,
    Luiz

  • Lion

    Legal Mauro.
    Abraços!

  • é nóis na foto.

  • HadlaElDidi

    Ficaram mto legais as fotos! O Cara tá ficando famoso, já!
    Só não curti mto a última, do Millor com a gatinha…pegadinha, né?
    hahaha

  • HadlaElDidi

    Ficaram mto legais as fotos! O Cara tá ficando famoso, já!
    Só não curti mto a última, do Millor com a gatinha…pegadinha, né?
    hahaha

  • Excelente o post, mas relativo a indicação da empresa Animal Plush, recomendo dar uma olhada nesse link: http://www.reclameaqui.com.br/649407/animal-plush/pedidos-nao-foram-entregues/.

  • Juliana Vechi

    Falando em marca … ela é muito mais que uma imagem, representa a essência filosófica de uma empresa, produto ou serviço. E justamente por isso, essa imagem deve ser uma representação visual coerente com o conceito e os valores do seu negócio, para que consiga corresponder aos anseios e necessidades do público alvo.

    Criar uma marca com um designer especializado não custa uma fortuna e garante a qualidade técnica necessária. Afinal, o desenho da sua marca, deve ser a afirmação da qualidade do seu produto ou serviço. Pense nisso!

    Ju Vechi
    http://juvechi.blogspot.com/

  • Ricardo

    Oi Luiz,
    Parabens pelo comentário. As marcas que desenvolvemos sempre criamos uma história, que tem a ver com o valor pessoal do cliente também.
    http://www.deforma.com.br

  • Parece um uma bunda com fio dental! Desculpa…!