como fazer videos

Como fazer vídeos sem precisar investir muito

Você já percebeu que criar vídeos é uma boa estratégia para seu negócio, mas não tem como investir? Veja como fazer vídeos sem gastar muito.

Nos últimos anos, o número de pessoas que aumentaram sua renda com a produção de conteúdo digital cresceu muito. Hoje, várias lojas, sejam elas físicas ou e-commerces, têm escolhido novas formas de atrair clientes, e entregar conteúdo de qualidade para as pessoas é uma maneira eficiente de fazer isso.

Mas se você ainda possui alguma dúvida a respeito disso, basta que analise as principais redes sociais que fazem sucesso na atualidade para identificar os influenciadores digitais mais importantes.

Esses influenciadores são responsáveis por produzir conteúdos de diferente maneiras, sejam eles textos, fotografias ou, principalmente, vídeos.

Fazer vídeos se tornou uma tendência, mas transformar isso em uma fonte de renda não é algo simples. A começar pela criatividade já que, é claro, os vídeos precisam ser interessantes ao ponto de atrair a atenção das pessoas. Além disso, é provável que você tenha também que fazer alguns investimentos financeiros para que sua produção fique bem apresentável.

Porém, saiba que é possível encontrar maneiras de fazer vídeos sem precisar gastar muito, e nós vamos ajudá-lo nisso! Continue lendo este post para entender melhor como você pode fazer isso.

Como produzir conteúdo

Você se considera uma pessoa criativa? Possui facilidade para se comunicar em frente às câmeras? Tem alguma ideia de quais conteúdos poderiam atrair a atenção das pessoas e torná-lo, no mínimo, interessante ou até popular?

Se você disse “sim” para pelo menos uma das perguntas citadas acima, é provável que fazer vídeos seja uma boa estratégia para você. Usar a estratégia de produção de conteúdo em formato de vídeo pode ser algo para te ajudar na busca por ganhar dinheiro na internet – ou ser um influenciador, algo que a maioria dos jovens sonham em ser nos dias atuais.

Esse sonho tem sido tão comum porque, como dissemos no início deste post, fazer vídeos se tornou uma atividade lucrativa. Apesar disso, o que deixa muitas pessoas desanimadas é que a produção tende a sugerir alguns investimentos financeiros tanto em relação ao uso de equipamentos, como também a edição do vídeo gravado, a divulgação nas redes sociais e outros vários processos que são indispensáveis.

Mas se você não tem dinheiro suficiente para comprar uma câmera profissional ou equipamentos de luz e cenário, que tornam o vídeo mais “interessante”, saiba que não é preciso desistir dessa ideia.

Pelo contrário, existem algumas alternativas que podem te ajudar a fazer vídeos interessantes para seu público. Aliás, basta ter como exemplo alguns youtubers de sucesso – como Whindersson Nunes que, no começo, gravava vídeos com o celular e sem cenários elaborados.

Na verdade, quando você é criativo e realmente produz um conteúdo eficiente, capaz de atrair a atenção das pessoas, nada disso importa – pelo menos, no início.

Dicas para fazer vídeos sem muito investimento

Agora que você já entendeu que fazer vídeos sem precisar investir muito não é algo impossível, veja algumas dicas que vão te ajudar a criar conteúdos interessantes nesse formato.

Use seu smartphone para gravar os vídeos que deseja

Se você não tem uma câmera de última geração para gravar seu vídeo, não há problemas, basta que você tenha um smartphone em mãos.

Aliás, nos dias atuais, há inúmeros smartphones com câmeras de ótima qualidade e que podem ser usados para fazer vídeos, basta que você o posicione em algum local seguro e apropriado.

Aproveite a luz natural que entra na janela ou porta de sua casa

Segundo alguns especialistas, o que promove mais qualidade ao vídeo e as fotos seria a luz. É por isso que alguns produtores de vídeos usam vários equipamentos de luz para melhorar a imagem.

Mas, se você não tem condição de adquirir esse tipo de equipamento que, na maioria das vezes, é caro, não há problemas. O que você precisa fazer é escolher um lugar para gravar que tenha uma janela grande, por exemplo, para que você possa aproveitar a luz natural que entra em sua casa.

Veja no vídeo a seguir algumas dicas sobre iluminação que preparamos para você:

Encontre um local que seja adequado para ser seu cenário

Você não precisa gravar seus vídeos em um estúdio de última geração, com a acústica boa e fundo com chroma key para realizar efeitos especiais nas imagens.

É claro que ter um estúdio seria interessante, mas se não tem como investir nisso agora, você pode fazer vídeos em um ambiente calmo e com a parede lisa para os cenários.

Cores neutras são ideais para esse formato, principalmente se você pretende enaltecer algum produto. Perceba como os e-commerces geralmente fotografam e filmam os produtos em fundos brancos ou outros tons claros.

Se esse é seu caso, você pode fazer um fundo infinito com material improvisado. O fundo infinito é aquele que dá a sensação de que não existe uma parede atrás da imagem.

Você pode utilizar cartolina branca para filmagem de produtos pequenos ou um tecido branco liso para fazer um fundo opaco.

Evite fundos com cores muito fortes, como laranja ou vermelho, que podem estourar o tom da imagem. Os tons claros, como branco, cinza e creme são mais interessantes.

Se você vai fazer outro tipo de conteúdo, considere explorar mais os cenários naturais ou sua própria casa. Mas atente-se sempre para o objetivo principal do vídeo, ok?

Os melhores horários para gravação a céu aberto são pela manhã, quando o sol ainda não atingiu seu pico, que será ao meio dia, ou mais ao final da tarde, quando ele está mais baixo. Nesses momentos em que a luz está mais suave, é mais fácil para evitar sombras duras em sua filmagem.

Lembre-se de escolher um local que tenha pouca ou nenhuma interferência de ruídos, como sons de automóveis nas ruas, televisores ou conversas de outras pessoas que moram com você.

Tenha um roteiro para não se perder durante suas gravações

Esse tipo de iniciativa é crucial para que você evite fazer vídeos picados, que depois vão te dar um trabalho além da conta para editar ou, inclusive, exigir a ajuda de profissionais capacitados para edição.

Portanto, planeje seu video, monte seu roteiro e siga-o corretamente para evitar vídeos que exijam muitas correções na hora da edição. Além disso, os roteiros ainda te ajudarão a não esquecer nada de importante que você precisa dizer nos vídeos.

Para aprender tudo sobre roteiro para vídeos, clique aqui.

Empilhe livros ou revistas para posicionar bem sua câmera

Comprar um tripé profissional, com a altura suficiente para posicionar a câmera em sua frente ou no cenário que você gravará seu vídeo, é algo que requer investimento. Mas se você não puder comprar esse equipamento no início, é possível improvisar um apoio com livros e revistas que te permitem deixar a câmera plana, sem os riscos de mexer e atrapalhar o foco da imagem gravada.

Ao improvisar esse equipamento, assegure-se de que a câmera está bem fixa no lugar, para não se movimentar, estragando toda sua filmagem. E é claro, para não correr o risco do celular (ou câmera) cair no chão.

Aprenda na internet como editar um vídeo de forma simples

Na internet, você encontra uma série de textos ou até mesmo vídeos (como este aqui) que ensinam técnicas precisas de como editar seus vídeos.

A edição dos vídeos é um dos momentos mais delicados da produção e, por isso, pode ser um serviço caro. Portanto, escolha programas de edição de vídeos mais simples e tente aprender as técnicas básicas para essa tarefa.

O ideal é que você não precise de uma edição muito avançada.

Se você fizer uma gravação sem muitos erros e com uma sequência lógica, sua edição será mais simples. Você precisará, basicamente, de cortes secos e, talvez, ajustar as cores da imagem.

Use ferramentas gratuitas de edição

Existem alguns programas e ferramentas de edição que não estão disponíveis gratuitamente. São programas conhecidos e caros, mas que, a princípio, podem ser substituídos por versões mais baratas ou até mesmo algum programa gratuito.

Afinal, para que gastar com algo que você ainda não sabe utilizar bem?

Há alguns editores de vídeo simples e gratuitos que podem te ajudar, pelo menos no início, a realizar as mudanças e edições que você precisa para divulgar seu conteúdo da melhor forma possível.

A maioria dos softwares gratuitos não apresenta muitas opções de efeitos, mas são bons programas para te ajudar a aprender como editar.

Diga “oi” ao improviso

Como você pode perceber, a produção de vídeos realmente é algo importante, seja para iniciar a carreira de produtor audiovisual ou para aumentar a comunicação com seu público-alvo, na intenção de melhorar as vendas online de um produto. Então, aproveite o que você já tem em mãos.

Como mencionamos, utilize recursos gratuitos enquanto não há muito investimento para produzir um conteúdo mais elaborado.

Claro que você sempre deve prezar pela qualidade de seus materiais, mas é natural ir melhorando com o passar do tempo. O importante, nesse caso, é começar.

Lembre-se também que você pode recorrer aos bons e velhos amigos que tenham equipamentos ou conhecimentos em certa área que você tenha mais dificuldade. A internet também será uma boa companheira nesse momento.

Conclusão

Se você chegou até aqui, já sabe que fazer vídeos é uma boa estratégia para seus negócios e, com certeza, já está pensando em elaborar conteúdo de qualidade nesse formato.

Esperamos que você tenha percebido que é possível fazer vídeos sem gastar muito. Então, comece a utilizar esse formato a seu favor.

Mas, além de criar bons vídeos, é necessário também saber divulgá-los bem para que seu conteúdo alcance cada vez mais pessoas. Veja também nosso post sobre como otimizar seus vídeos para o YouTube e comece agora mesmo a criar uma boa estratégia para seus conteúdos audiovisuais.

Guest post escrito pela equipe da Hotmart.